Jump to content

Vomitar ao comer farinhada/mix de sementes


VanessaHollier

Posts Recomendados

Hoje cedo fui até a gaiola e vi que algum dos meus pombos tinha vomitado e às fezes ficaram quase diarréicas, verdes bem escuras. 

Ontem mesmo eu comprei farinhada pra tentar diversificar a alimentação deles, pra ver se eles aceitavam bem o alimento, e coloquei nos potes misturado com o mix de sementes. Comeram bem, acho que gostaram, mas então hoje de manhã vi que alguém vomitou e as fezes estão bem diferentes do normal (costumam ser durinhas e sequinhas). Apenas um deles apresentou essa variação e o vômito, mas como dormem juntos não sei dizer qual deles foi. Nenhum deles aparenta estar doente, estão alegres e agindo normalmente.

Já aconteceu o mesmo com vocês ao tentar adicionar alimentos novos na dieta? É normal isso acontecer?

Podem dar dicas de como posso tentar fazer eles se adaptarem com a farinhada ou como posso/devo oferecer ela pra eles, me ajudaria demais. 

Vou manter os três em observação e retirar a farinhada por enquanto pra ver se as fezes voltam ao normal e se não vomitam mais.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@VanessaHollier, boa tarde!

Isso é normal que aconteça qdo se introduz um novo alimento de forma brusca (exagerada). Até mesmo com os cães e gatos, sempre que mudamos a ração, devemos introduzir de forma lenta e gradual qualquer novo alimento.

A farinhada deve ser dada de 2 a 3 vezes na semana. Veja no pacote do produto as indicações de como começar a oferecer nesse início. Caso não haja tal informação, vc pode começar a colocar a farinhada misturada à alimentos que já comem, de 2 a 3 vezes na semana. Conforme o organismo das aves for se adaptando, vc pode oferecer mais vezes. Lembre de hoje, oferecer muita água, para que se reidratem. Espero ter ajudado. Grande abraço.

Link para compartilhar
Share on other sites

27 minutos atrás, Eliezer Jr disse:

@VanessaHollier, boa tarde!

Isso é normal que aconteça qdo se introduz um novo alimento de forma brusca (exagerada). Até mesmo com os cães e gatos, sempre que mudamos a ração, devemos introduzir de forma lenta e gradual qualquer novo alimento.

A farinhada deve ser dada de 2 a 3 vezes na semana. Veja no pacote do produto as indicações de como começar a oferecer nesse início. Caso não haja tal informação, vc pode começar a colocar a farinhada misturada à alimentos que já comem, de 2 a 3 vezes na semana. Conforme o organismo das aves for se adaptando, vc pode oferecer mais vezes. Lembre de hoje, oferecer muita água, para que se reidratem. Espero ter ajudado. Grande abraço.

Realmente acho que foi brusco, mesmo que só tenha colocado um pouco, eles não estão acostumados. Só um deles teve essa reação, obviamente porque cada organismo funciona de uma forma diferente pra cada coisa, ou talvez porque consumiu mais do que os outros. Enfim... A água está sempre disponível pra eles beberem e como retirei a farinhada as fezes voltaram ao normal. Vou fazer como disse.

Muito obrigada!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Vc observou as indicações, validade e composição? 

Algumas aves têm essa reação ao ingerir um novo alimento. Tive esse problema com um filhote de calopsita, quando troquei a papa, ele não aceitou muito bem e vomitou. Fiquei preocupado, mas ficou tdo bem kkk

Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, SAM 3 disse:

Vc observou as indicações, validade e composição? 

Algumas aves têm essa reação ao ingerir um novo alimento. Tive esse problema com um filhote de calopsita, quando troquei a papa, ele não aceitou muito bem e vomitou. Fiquei preocupado, mas ficou tdo bem kkk

Sim, foi mesmo por não estarem acostumados, mas também ficou tudo bem

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, SAM 3 disse:

O que os pombos comem? 

Pombos-correio ou de raças maiores costumam comer milho inteiro, soja, trigo, sorgo, lentilha, ervilha, entre outras coisas,  junto com farinha de ostra e outras coisas mais pra que eles fiquem prontos pra irem pra exposição/competição.

Já os pombos menores ou rolinhas de uma maneira geral comem o mesmo que calopsitas, além de milho moído, que eu não sei se calopsitas comem, mas acho que não.

Os meus comem basicamente mix de sementes enriquecidos com vitaminas e minerais, eu retiro todo ou a maioria dos girassóis do pacote e também ofereço grãos como milho, alguns tipos de painço, aveia, triguilho, trigo-mourisco (sarraceno), entre outros. Também ofereço frutas pelo menos uma vez na semana (mesmo que isso não faça parte da base alimentar original deles), os que os que eles mais gostam é uva, maçã (a favorita), goiaba e banana. Além da farinhada, que estou tentando adicionar na alimentação.

Link para compartilhar
Share on other sites

48 minutos atrás, SAM 3 disse:

Eu pensei que eles comiam insetos ou uma ração própria kkk

Achei um lugar na minha cidade que tem pombas brancas, e minha avó é louca pra ter uma kkk 

Obrigado.

Kkk ah, até existe farinhada e ração própria pra pombos, mas é sempre direcionado/indicado pra pombos de exposição e torneio. 

Raças domésticas não exigem tantos cuidados e pouca coisa já é capaz de suprir suas necessidades, ao contrário dos pombos-correios que gastam muita energia e precisam de cuidados redobrados. Além disso, aquilo que vem nas rações e farinhada pra pombos-correio costuma ter alimentos grandes demais que raças menores não conseguem comer. Por isso os mix, ração e farinhada podem ser os mesmos oferecidos pra calopsita, porque a base nutricional é a mesma e possui alimentos menores que eles conseguem ingerir.

Editado por VanessaHollier
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

São muito bonitas!!! Tem olhos vermelhos kkk

Eles vão reproduzi-las e quando tiverem filhotes vão me avisar. 

Aqui em casa tem um montão de juritis silvestres, elas vêm comer a ração que cai quando sopro, resolvi parar um pouco pra observa-las kkk 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, SAM 3 disse:

São muito bonitas!!! Tem olhos vermelhos kkk

Eles vão reproduzi-las e quando tiverem filhotes vão me avisar. 

Aqui em casa tem um montão de juritis silvestres, elas vêm comer a ração que cai quando sopro, resolvi parar um pouco pra observa-las kkk 

Devem ser albinas. Pergunta a espécie pro criador, porque tem umas que são mais amigáveis com humanos e outras não gostam muito que cheguem perto. O bom é que mesmo se tentarem ser agressivas elas não conseguem machucar, não fazem nem cócegas. kk

Aqui no meu jardim eu sempre espalho um pouco de milho e também do mix de sementes quase toda manhã. Os pardais são os primeiros, seguido das rolinhas-roxas que vivem espantando as da mesma espécie, algumas pombas torcaza (umas que tem manchinhas pretas nas asas) e também algumas asa-branca (que acredito ser a maior espécie de pomba do país). Já viraram minhas vizinhas/visitantes, todo dia vem, sempre quando amanhece e no fim da tarde.

Também coloco bananas no muro de vez em quando pros bem-te-vi, sabiá e sanhaço-azul comer. São todos muito lindos.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem tantos aqui também, que nem imagino que alguns correm risco de extinção. Aqui tem papagaios de peito roxo, pionus, fórpus, maracanã, jandaia entre outros raptores e passeriformes.kkk 

O asa branca é realmente enorme kkk e tem um canto inconfundível.rs

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...