Jump to content

Calopsita não quer comer apos a morte da companheira


jessica_fajani

Posts Recomendados

Bom dia, ontem as 5:30 da manha nossa Jade veio falecer o veterinario suspeota de ovo atravessado, pois ela nao tinha sintomas de nada, estava comendo, brincando enfim nao apresentava nada.

Porem agora o Kiko nao quer comer, nem meche na comida pra fazer bagunça.

Passou a noite toda no balanço e não quiz nada, oferecemos varias coisas, conversamos com ele, colocamos espelho, mas nada disso esta fazendo ele comer.

Por favor me ajudem, ele é o mesmo do outro topico, que apareceu em casa e tinha começado comer e engordar.

Nao queria arrumar outra femea, pq tenho medo de se rejeitarem.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, sei bem como é. Eu estava com a fêmea de um amigo que morreu semana passada por ovo preso. Agora estou com o Tuníco, parceiro dela, ele está cantando e gritando como eu nunca vi antes. Eles estavam chocando 5 ovos, eu os coloquei pra um casal de periquitos, e a fêmea adotou! 

Observe se não é alguma doença, que se manifestou nela e está afetando ele.

Ofereça os petiscos que ele gosta ou frutas, verduras, ovo cozido... Brinquedos que ele possa gostar etc.

Boa sorte!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Então estou observando, mas aparentemente é falta dela mesmo.

as fezes estão normais, porem ele sempre comeu super bem, inclusive estava comendo quando ela faleceu, mas desde ontem ele parou. não sai do balanço e não quer mais cantar nem gritar.

Desde que ele chegou ele ficava igual sombra atras dela, onde ela ia ele ia. inclusive na hora de comer os dois iam comer juntos.

se a gente assobia perto dele, ele responde.

tínhamos trocado ele de gaiola, justamente com medo de ter alguma bactéria até a gente limpar, mas não podíamos relar na gaiola antiga que ele ficava procurando, então limpamos e colocamos ele de volta na antiga gaiola, foi ai que ele foi pro balanço que os dois brincavam e não quis mais comer.

A Jade nunca chocou, ou teve filhotes, sempre botava um ou 2 ovos. 

mas nunca galado, pq eles estavam mesmo juntos apenas a 1 mês e meio. (devido ele ter ficado de quarentena)

Link para compartilhar
Share on other sites

O meu está diferente também... ele sempre foi muito arisco, sempre fugindo, ela era mansinha. Ela costumava comer na mão, ele sempre fugindo. Hj ele pegou comida na minha mão!!! Ele nunca fez isso. 😢 

Ele está só cantando e dando uns assobios bem agudos e altos, diferentes, e uns resmungos. Eles eram muito agarrados.

Link para compartilhar
Share on other sites

Muitas calopsitas morrem depois q o parceiro(a) morre. O risco é menor em criadouros pq eles tem outras calopsitas junto nem q seja p brigar kkk mas tem "amiguinhos" p ajudar superar o trauma. Eu compraria outra p animar ele antes q ele morresse tbm. Se for manso brinque muito com ele tira da gaiola e tals. Eles sao sentimentais ta sofrendo e precisa de distração e companhia igual nos humanos qndo perdemos alguem querido, se ficar sozinho so vai piorar...

Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que pode estar sentindo muita falta da companheira...talvez se você der mais atenção e  mudar o ambiente dele (trocar gaiola/viveiro, brinquedos, poleiros) pode ajudar ele a se "distrair" e esquecer a perda da companheira. Uma nova companheira tb seria bem vinda pois certamente ele vai sentir falta.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal muito obrigada, segui um pouco da dica de cada um e ele começou comer um pouquinho, se Deus quiser vai ficar tudo bem.

agradeço imensamente a cada um.

não peguei outro bichinho, pq na verdade to com trauma de ter femea rs...

 

mas se Deus quiser vai ficar tudo bem

Link para compartilhar
Share on other sites

eu estava pensando de se ver que ele realmente não melhorar, pensei em dar para um viveiro.

por alguns motivos:

Ele apareceu em casa, e não vem com a gente direito

Ele esta deprimido e se a solução é companhia teria que pegar uma ave mais adulta o que significa que pode vir arisca.

tenho um filho de 6 anos que quer brincar com ele mas ele bica.

Eu sinceramente me sinto uma sem coração quando falo, mas to tentando pensar no bem dele. Sempre cuidei de todos os meus bixos até o fim da vida deles, mas ta me partindo o coração ver ele tristinho, mesmo comendo um pouquinho.

o que fariam?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Faz o que vc achar melhor, pra vc e pra ele! Talvez não estejam preparados pra criar essas aves. Mesmo não querendo filhotes, se vc conseguir outra fêmea, ele pode não gostar dela e nem de nenhuma outra, ela pode colocar ovos mesmo sem ser casal, e vir o mesmo problema.

Reflita bem sobre isso, se é o que querem, se é o animal ideal pra vcs etc.

Mas encontre um lugar que cuidem bem, que se preocupem. E não que deixem ele num canto da casa pra lá.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@jessica_fajani

Primeiramente te parabenizo por tem essa consciência de pensar na vida e no bem estar do seu animal.

Essa é uma decisão que só você poderá tomar, avalie os prós e contras, principalmente olhando o bem estar do animal.

Saliento que mesmo que ele fosse uma ave mansa, você não poderia deixar seu filho de 6 anos brincar com ele. Não me entenda mal, mas já é difícil para um adulto não machucar uma calopsita, imagina uma criança de 6 anos, não recomento. O ideal seria você ter um cachorro ou gato que não tem perigo da criança machucar e será uma boa companhia para seu filho.

Ninha*

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sobre estar preparada ou não, eles não foram minhas primeiras calopsitas, e sempre cuidei com muito amor e carinho. Inclusive dele que não era acostumado com a gente.

Meu Daniel viveu 7 anos, a Jade viveu 5 anos.

Eu de verdade tenho amor por ele, e não é facil ficar sem ele, apenas estou pensando nele poder ficar bem, justamente também pelo medo de pegar outra e não se derem.

 

sobre ter um cachorro ou gato, alem de ter uma calopsita crio 4 cachorros e 3 peixes, meu filho por mais que tenha 6 anos sabe o modo que se pode brincar com eles, nunca pega sem supervisão e nem de forma que machucaria, e foi o que mais sentiu quando a Jade morreu. Acredito que a especie do animal é independente da idade da criança, o que realmente muda é como você a educa e ensina a respeitar as pessoas e os animais.

 

agradeço a atenção de todos.

9 minutos atrás, jessica_fajani disse:

Sobre estar preparada ou não, eles não foram minhas primeiras calopsitas, e sempre cuidei com muito amor e carinho. Inclusive dele que não era acostumado com a gente.

Meu Daniel viveu 7 anos, a Jade viveu 5 anos.

Eu de verdade tenho amor por ele, e não é facil ficar sem ele, apenas estou pensando nele poder ficar bem, justamente também pelo medo de pegar outra e não se derem.

 

sobre ter um cachorro ou gato, alem de ter uma calopsita crio 4 cachorros e 3 peixes, meu filho por mais que tenha 6 anos sabe o modo que se pode brincar com eles, nunca pega sem supervisão e nem de forma que machucaria, e foi o que mais sentiu quando a Jade morreu. Acredito que a especie do animal é independente da idade da criança, o que realmente muda é como você a educa e ensina a respeitar as pessoas e os animais.

 

agradeço a atenção de todos.

@Ninha

Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, jessica_fajani disse:

eu estava pensando de se ver que ele realmente não melhorar, pensei em dar para um viveiro.

por alguns motivos:

Ele apareceu em casa, e não vem com a gente direito

Ele esta deprimido e se a solução é companhia teria que pegar uma ave mais adulta o que significa que pode vir arisca.

tenho um filho de 6 anos que quer brincar com ele mas ele bica.

Eu sinceramente me sinto uma sem coração quando falo, mas to tentando pensar no bem dele. Sempre cuidei de todos os meus bixos até o fim da vida deles, mas ta me partindo o coração ver ele tristinho, mesmo comendo um pouquinho.

o que fariam?

Avalie também se essa Calopsita, acostumada com você a tanto tempo, não sentiria ainda mais a sua ausência!

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, eu acredito que ele sentirá falta de vcs. O Tuníco era bem arisco, agora ele começou a comer na minha mão, não deixa pegar nele, mas, fica perto e puxando a roupa, cabelo, cantando pra mim. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...