Jump to content

Ajuda com ave estressada!


VanessaHollier

Posts Recomendados

Olá,

Hoje vim pedir ajuda com relação a estresse/ansiedade em aves.

Depois que o filhote cresceu e já está grande, o pai passou a ficar estressado, bate no filhote e persegue ele sem parar quando tem acesso livre até o mesmo. Eu fiz uma divisão na gaiola temporária e o viveiro ficou pronto, então logo logo eles terão uma mudança de ambiente que acho que pode deixar ele ainda mais estressado.

Antes eu achava que parte do estresse pode ser por conta da chocagem. O problema é que o macho só acalma quando entra no ninho, mas de uns dias pra cá a fêmea tem ficado muito mais tempo, quase o dia inteiro, com exceção de quando ela sai pra comer, beber água, tomar banho, etc... e não deixa o macho entrar. 

Se ele fica no ninho ele fica tranquilo, mas se está fora ele fica andando de um lado pro outro, tomando muito mais água do que deveria e fica muito inquieto.

Eu tento procurar coisas pra ele se distrair, mas tudo que ele pega, seja pequeno ou grande, ele tenta carregar pra dentro do ninho, o que não dá muito certo.

Hoje fui colocar uma bolinha na gaiola pra ele ficar brincando e enquanto eu tava colocando ele começou a querer regurgitar, ficou fazendo movimentos de quando se vai regurgitar, mas não o fez. 

Não sei o que faço pra ele se acalmar... Se puderem me dar dicas e alguma ajuda, eu agradeço.

 

 

Editado por VanessaHollier
Link para compartilhar
Share on other sites

@VanessaHollier Tem outros filhotes menores que eles ainda estão criando nesse ninho? São da mesma ninhada desse filhote maior? Se não estão chocando, seria melhor você retirar o ninho. Se são de outra ninhada, foram posturas seguidas? Nesse caso, também acho que ele pode estar vendo o filhote como intruso, pois quer se concentrar na nova postura. Se o filhote já estiver se alimentando sozinho, eu deixaria ele longe dos pais até terminarem de criar os outros. E colocaria ele no viveiro primeiro, pra depois entrar com os pais quando terminarem de chocar. Talvez eles chegando no viveiro com ele já estando lá, aceitem melhor a presença dele no novo espaço. 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Malu Não foram seguidas, tiveram mais de 3 meses de descanso entre a última e essa nova postura. Com relação ao viveiro eu realmente ia fazer isso, colocar o filhote primeiro e depois os pais quando terminasse os dias de chocagem. O ovo não está galado, mas estou deixando eles chocarem pelo menos até uns 18 dias porque não quero traumatizar eles retirando o ninho do nada. 

Quando retirar o ninho vou colocar eles no viveiro novo e deixar o filhote na gaiola caso o macho ainda implique muito com ele. 

 

@Dôdoi Sim, o "filhote" na verdade é um jovem, tem três meses e eu acho mesmo que o estresse é porque o macho vê ele como um intruso, pois se fosse na natureza um filhote já independente estaria bem longe dos pais.

Engraçado que de manhã e noite eles ficam juntinhos lado a lado como se fossem os maiores anjinhos, dormem coladinhos um no outro,  mas é só descobrir a gaiola que o macho já começa a implicar com ele pra ele ir pra baixo. Mas fazer o que, meu pombinho não bate muito bem da cabeça 😅

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...