Jump to content

Filhote branco/albino?


VanessaHollier

Posts Recomendados

Oi,

Gostaria de saber:  Tem como identificar um filhote albino desde seu nascimento ou só quando ele fica maior? Existem diferenças entre os filhotes albinos e os normais quando são recém-nascidos?

Minha pomba botou dois ovos e ambos nasceram. O mais novo nasceu igual ao meu outro filhote (que agora já é um adulto), com uma coloração rosada no corpo e uma coloração escura na região dos olhos. Já o filhote mais velho nasceu completamente rosa, até na região dos olhos e eu achei isso estranho.

Abaixo imagens ilustrativas (retiradas da internet) de como eles aparentam ser:

Aqui como o filhote mais novo nasceu:

605122109_ScreenShot05-05-16at10.30AM001.PNG.378be4e707fc80b86ace4e74b5b00ce2.PNG

Aqui como o filhote mais velho nasceu:

maxresdefault.jpg.98ab72b304833057d50d301253f39621.jpg

 

Se alguém souber me responder, eu agradeço :) 

Editado por VanessaHollier
Link para compartilhar
Share on other sites

Embora muito se fale de calopsitas albinas, elas não existem. Para tanto, deveria haver ausência de pigmento nas penas, só que elas possuem pigmento "branco" nas penas, então não são albinos, mas sim Lutinos Cara Branca. Mas "informalmente" podemos falar em albinos para dizer que as penas são brancas. Como os colegas disseram, se nascem com os olhos rosados são Lutinos ou Lutinos cara branca. Lutino é uma mutação sexo-ligado, então, sim, um dos pais precisa ser lutino para gerar filhos lutinos. Mas se eu estiver errado, podem me corrigir. Tenho um casal Lutino macho e fêmea Pérola, e , neste caso, todos os Lutinos que nascerem serão, obrigatoriamente, Fêmeas. Há uma "calculadora genética" em inglês na internet (dê um Google) que permite que você saiba o sexo e a mutação dos filhotes com base no sexo e mutação dos pais. Dá para selecionar vários tipos de aves (não me lembro se há a opção de pombos, mas acredito que não seja muito diferente das calopsitas).

 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, SAM 3 disse:

Não tem pombos na calculadora genética, eu tenho o App. Mas acho que pode haver tabelas de cruzamentos, ou uma calculadora específica pra pombos.

Eu achei uma calculadora genética pra essa espécie, mas como nunca usei não sei como funciona (sei mais ou menos).

Eu os adquiri em agropecuária, então não sei quais mutações eles portam, não sabia nem quais eles apresentavam porque eu só sabia da existência de três cores e nada mais na época.

Hoje eu sei que o filhote mais velho apresenta Frosty, manchas esbranquiçadas em algumas penas, que no início achei que era alguma deficiência de nutriente ou falha, mas é uma mutação. E, reparando bem, acho que o pai também apresenta essa mutação, só que como é mais velho essas manchas escurecem e não dá pra perceber tanto. 

Felizmente agora também seia que o cruzamento de dois Frosty pode ser fatal em 25% dos casos, pois o embrião nasce morto.

Agora pra nascer um filhote albino eu não sei como acontece. Nenhum dos pais apresenta essa mutação, mas talvez eles portem ela, algum dos dois. Esse é o problema de comprar animais em agropecuária. :/ 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Infelizmente a calculadora não apresenta muitas mutações pra calcular. No total existem 33 mutações originais e outras centenas de possibilidades de cruzamento. 

Eu fiz vários cálculos e só tem possibilidade de nascer filhote albino se ambos forem albinos ou um deles for albino e o outro for portador ou então se ambos forem portadores. Como nenhum deles é albino eu calculei se um for portador ou ambos forem portadores.

Basicamente se apenas um deles for portador nenhum filho vai apresentar albinismo, mas tem chance de 50% dos filhotes machos e 50% das fêmeas também serem portadores desse gene.

Se ambos forem portadores existe 25% de chance dos filhotes machos e 25% das fêmeas realmente apresentarem a mutação. 

Então fica assim:

2081306897_OperaInstantneo_2019-08-28_103525_doves.gencalc_com.png.52cf77b54e19a9abeb25752ec3a8a72e.png

Minha nossa, finalmente entendi como funciona a calculadora 😂 (ou pelo menos acho que entendi)

 

Editado por VanessaHollier
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, VanessaHollier disse:

Infelizmente a calculadora não apresenta muitas mutações pra calcular. No total existem 33 mutações originais e outras centenas de possibilidades de cruzamento. 

Eu fiz vários cálculos e só tem possibilidade de nascer filhote albino se ambos forem albinos ou um deles for albino e o outro for portador ou então se ambos forem portadores. Como nenhum deles é albino eu calculei se um for portador ou ambos forem portadores.

Basicamente se apenas um deles for portador nenhum filho vai apresentar albinismo, mas tem chance de 50% dos filhotes machos e 50% das fêmeas também serem portadores desse gene.

Se ambos forem portadores existe 25% de chance dos filhotes machos e 25% das fêmeas realmente apresentarem a mutação. 

Então fica assim:

2081306897_OperaInstantneo_2019-08-28_103525_doves.gencalc_com.png.52cf77b54e19a9abeb25752ec3a8a72e.png

Minha nossa, finalmente entendi como funciona a calculadora 😂 (ou pelo menos acho que entendi)

 

Essa se parece com a de psitacideos.

Eu também não sabia usar kkkk

Depois aprendemos kkk

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...