Jump to content

Alimentação em excesso


Daiane Cristina

Posts Recomendados

Olá galera !

Estou com o Nick a 2 semanas ele possui dois meses...

Estou preocupada porque ele come muito, a todo momento que olho ele esta em cima das sementinhas aquele que tem junto girassóis . Isso é normal mesmo? ou é melhor eu regular a alimentação dele tirando de vez em quando da gaiola?

Desde já obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

Daiane, retirar a comida da gaiola não seria uma boa ideia, pois ele pode ficar nervoso a procura de alimento e acabar se machucando... O ideal seria você fornecer a mistura à vontade, porém, sem as sementes de girassol... eu, por exemplo, faço minnha própria mistura (que o Harry adora), e só forneço 1 ou 2 sementes de girassol por dia (que coloco somente na hora que vou por a ração na gaiola)...  a minha calopsita tambem, vira e mexe ta no potinho, mas é prque as calopsitas retiram a casca da semente antes de come-la... por isso estao toda hora lá...

Minha mistura:

  • 500 gramas de painço comum (amarelo)
  • 150 gramas de alpiste
  • 50 gramas de aveia s/ casca
  • 75 gramas de painço vermelho
  • 75 gramas de painço preto
  • 50 gramas de linhaça (opicional, nao boto)

 

Fora isso, forneço farinhada (eu faço: 1 gema de ovo cozida e bem amassada, com cenoura e beterraba sem casca, crua e ralada- 1x na semana)

Pode dar também: chicória, jiló (1x na semana cada), ração extrusada (junto com a mistura, so q em potes separados- 2x na semana)... couve (acho que à vontade)... É isso... e claro, água a disposição.

 

Espero ter ajudado! Boa sorte com sua calopsita!

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Daiane!

É normal sim comerem o dia todo, fique tranquila.

Não precisa e não  deve retirar as comidas da gaiola não.

Só fique atenta qto ao girassol, forneça umas duas sementes apenas de vez enquando pois é uma semente muito calórica e pode a longo prazo fazer mal ao Nick.

Pra ficar tranquila vc pode comprar uma balança dessas tipo de cozinha pra acompanhar o peso dele. Pese sempre no mesmo horário, de preferência de manhã ao acordar que estará com o papo vazio.

O peso deles variam de acordo com o porte, de 70g a 110g.

Link para compartilhar
Share on other sites

Como disseram, não tire as sementes, eles beliscam o dia todo mesmo, o interessante é apostar num mix de qualidade, tomar muito cuidado com o excesso de girassol, aqui em casa, por exemplo, eu e o veterinário resolvemos cortar da dieta, mas vc pode fornecer desde que moderadamente, não deixe a vontade.

e tente variar a alimentação com alimentos frescos e a ração.

monitore o peso tb, este que a Rosi passou é o médio, podendo variar de acordo com o porte da ave.

Link para compartilhar
Share on other sites

Mudei a ração da minha calopsita de 6 anos para marca Avitrin. Percebi que a descamação do bico diminuiu drasticamente e as penas voltaram a crescer.  Essa mistura de gema cozida com cenoura e beterraba pode ser dada mais de uma vez por semana? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Daiane, retirar a comida da gaiola não seria uma boa ideia, pois ele pode ficar nervoso a procura de alimento e acabar se machucando... O ideal seria você fornecer a mistura à vontade, porém, sem as sementes de girassol... eu, por exemplo, faço minnha própria mistura (que o Harry adora), e só forneço 1 ou 2 sementes de girassol por dia (que coloco somente na hora que vou por a ração na gaiola)...  a minha calopsita tambem, vira e mexe ta no potinho, mas é prque as calopsitas retiram a casca da semente antes de come-la... por isso estao toda hora lá...

Minha mistura:

  • 500 gramas de painço comum (amarelo)
  • 150 gramas de alpiste
  • 50 gramas de aveia s/ casca
  • 75 gramas de painço vermelho
  • 75 gramas de painço preto
  • 50 gramas de linhaça (opicional, nao boto)

 

Fora isso, forneço farinhada (eu faço: 1 gema de ovo cozida e bem amassada, com cenoura e beterraba sem casca, crua e ralada- 1x na semana)

Pode dar também: chicória, jiló (1x na semana cada), ração extrusada (junto com a mistura, so q em potes separados- 2x na semana)... couve (acho que à vontade)... É isso... e claro, água a disposição.

 

Espero ter ajudado! Boa sorte com sua calopsita!

 

 

​Se eu fosse você eu aumentava a quantidade de alpiste para 250g e passava a dar a extrusada todos dias.

Mudei a ração da minha calopsita de 6 anos para marca Avitrin. Percebi que a descamação do bico diminuiu drasticamente e as penas voltaram a crescer.  Essa mistura de gema cozida com cenoura e beterraba pode ser dada mais de uma vez por semana? 

​Eu particularmente não gosto muito do mix da avitrin, experimente um de um site que chama criadouro cockatiels, o pessoal fala muito bem dele, ou da birdmix e entre outras marcas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Galera desculpem a demora para responder. 

Fico grata pelas dicas, informações importantes vocês me passaram

Com certeza iriei pesar o Nick e irei seguir sua receita também Diego Barros... é bom variar um pouco :) 

 

Obrigada a todos ! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...