Jump to content

AJUDA URGENTE!! POMBA DEBILITADA RESGATADA


VanessaHollier

Posts Recomendados

Hoje o assunto é MUITO urgente. Meus pais hoje encontraram uma pomba asa-branca debilitada embaixo de uma árvore. Eu fui até lá e a trouxe pra minha casa dentro de uma caixinha (usando luvas cirúrgicas descartáveis), coloquei ela dentro de uma gaiola e coloquei no jardim, bem longe das minhas aves.

Eu fiz uma análise geral e ela não parece estar ferida, mas o bico estava sangrando por dentro, não sei se só o bico ou é alguma hemorragia interna ou doença.

Ela vomitou quando chegou aqui e saiu porção de comida digerida com sangue, as fezes são diarreia meio branca, não vi direito.

 Como aqui não tem médico eu ofereci antibiótico na água e coloquei o potinho no bico dela de uma forma que a água descesse naturalmente pela garganta. Ela tomou.

OBS: Ela não se mexe, no início relutou pra que eu a pegasse e tentou fugir e rosnou pra mim, mas agora ela não reage mais. Respira com o bico aberto e fica com os olhinhos quase fechados. Talvez esteja já morrendo, mas pelo menos eu tentei. Não ia suportar a ideia de passar por ela sem fazer nada a respeito. 😰

Alguém tem alguma dica de manejo com aves debilitadas ou doentes? Preciso muito de ajuda. 

(espero que alguém leia o textão)

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, sinceramente, eu também não sei o que fazer. Já tentei ajudar vários pombos e quase nunca dá certo, quando eles se deixam pegar é pq já estão bem mal e não sobrevivem. Já tentei dar antibiótico, mas normalmente não adianta nada. Queria ser mais positiva, mas infelizmente é o que acontece aqui. Hoje mesmo tinha um meio amuado aqui no terreiro. tb queria poder fazer mais por eles. 

Outro dia eu peguei uma asa branca tb, mas era só um filhote que tinha saído do ninho e não estava voando direito ainda. Deixei ela uns 4 dias em uma gaiola sozinha, ela estava comendo e bebendo água sozinha, aí soltei no quintal, ela demorou pra decidir ir embora, mas voou bem. Agora ela descobriu que eu coloco semente pros pombos e rolinhas e vem de tarde tomar café. Tá morando na árvore do vizinho. rs Manda notícias da sua.

Editado por Malu
Link para compartilhar
Share on other sites

Ela morreu. Infelizmente não consegui ajudar. Penso até que foi melhor, ela provavelmente tava sofrendo. Acho que foi alguma pancada que ela levou que fez ela ter hemorragia interna, não tinha mais o que eu pudesse fazer.

Pra mim a ideia de que eu poderia ter deixado pra lá, ignorando completamente a existência dela me deixou mais triste do que o fato dela ter morrido aqui comigo. Eu não consigo ignorar um animal assim e seguir minha vida como se não fosse nada, não ia conseguir me perdoar se eu deixasse ela lá.

Eu forrei a caixinha e coloquei ela dentro, deitadinha e meu pai enterrou. Pelo menos eu tentei e tenho minha consciência tranquila por isso.

 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

É muito difícil ajudar pq a gente não é capaz de identificar o que eles têm e quando a gente chega a conseguir pegar, eles já estão bem debilitados. No caso dos pombos aqui de casa (os que vem no meu quintal todo dia comer) na época de frio sempre aparecem alguns doentes, eu tento pegar e tratar, mas normalmente eles já amanhecem mortos no dia seguinte. Pra vc ter uma ideia, só esse ano já morreram 7 só aqui em casa, fora os que eu vi doentes e que depois sumiram e devem ter morrido em outro lugar. Até pensei que podia ter alguém envenenado eles, mas os que eu peguei estavam magros, com secreção, diarreia, enfim, os sintomas típicos de doenças de aves. Difícil demais.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, pessoas assim tem um "imã" que atrai animais kkkk 

Sempre que eu viu em algum lugar encontro um bicho, pássaro etc.

Essa semana eu achei um ratinho bem pequenino rsrs... Meus pais não gostam que eu fique pegando eles por aí, mas não dá pra resistir. Quando algum morre eles ficam falando que é culpa minha por ter pego. Mas eu sei que não é kkk

As maiores que eu peguei foram uma garça e uma seriema rsrs.

Tantas espécies já entraram aqui em casa... 

Vc fez bem em pegar, seja qualquer animal. Eu pego seja adulto ou filhote, cuido de morrer é porque era pra morrer! O que vale é a boa intenção! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...