Jump to content

Filhote Deixado de Lado


Bicuço

Posts Recomendados

Olá!

Preciso muito da ajuda de vocês, estou desesperada com os meus filhotes.

Minha sogra tem um casal de calopsitas mas teve que mudar pra outra cidade e n pode levar, eu fiquei com eles na época em que estavam chocando os ovos. Um dos filhotes nasceu do sábado para o domingo e outro ontem durante o dia. 

Restam 2 ovos no ninho, mas o primeiro filhote está de lado.

Os pais só estão aquecendo os dois ovos e o filhote mais novo, o mais novo é alimentado o tempo todo e eu não sei se eles estão alimentando o mais velho. Ele está com o papinho amarelinho mas acho que está pequeno.

Não sei se devo retirar o filhote, ele está desprotegido e temo que ele não resista a noite fria.

Preciso de ajuda, eu não sei como proceder.

Agradeço desde já. 

p.s.: Qualquer coisa eu mando uma foto.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Um filhote pode ficar até dois dias sem alimentação, pois já nasce com uma reserva de alimento obtido dentro do próprio ovo. Como já está passando esse prazo e os pais não estão dando atenção ao filhote e alimentação eu tiraria, pois ele pode morrer por falta de alimento e com frio.

Pegue uma caixa pequena ou um pote e forre com maravalha (serragem) que é vendido em petshop, tem uma que é mais macia. Utilize uma luminária com uma lâmpada de 60 W e deixe ligada sobre ele 24 hs por dia. Forre um paninho sobre a caixa para que a luz não fique direto sobre ele. A temperatura ideal seria em torno de 34 a 38 graus. 

Compre uma papinha em pet shop e uma seringa para você alimentar ele seguindo a tabela abaixo. Como é muito novinho ele não abrirá o bico para comer, mas como o bico é molinho abra ele com seus dedos e ofereça para ele. Tente depois introduzir ele novamente no ninho, mas tome cuidado para que os pais não rejeitem ele e matem.

3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Um filhote pode ficar até dois dias sem alimentação, pois já nasce com uma reserva de alimento obtido dentro do próprio ovo. Como já está passando esse prazo e os pais não estão dando atenção ao filhote e alimentação eu tiraria, pois ele pode morrer por falta de alimento e com frio.

Pegue uma caixa pequena ou um pote e forre com maravalha (serragem) que é vendido em petshop, tem uma que é mais macia. Utilize uma luminária com uma lâmpada de 60 W e deixe ligada sobre ele 24 hs por dia. Forre um paninho sobre a caixa para que a luz não fique direto sobre ele. A temperatura ideal seria em torno de 34 a 38 graus. 

Compre uma papinha em pet shop e uma seringa para você alimentar ele seguindo a tabela abaixo. Como é muito novinho ele não abrirá o bico para comer, mas como o bico é molinho abra ele com seus dedos e ofereça para ele. Tente depois introduzir ele novamente no ninho, mas tome cuidado para que os pais não rejeitem ele e matem.

3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

 

Obrigada por responder!

Os pais estão aquecendo todos os filhotes agora, eu acho que vou esperar até amanhã para decidir.

Eu já tenho a papinha em casa como uma segunda opção e estou colocando bastante comida para os bichinhos.

Acredito que eles vão cuidar dos bebês direitinho agora :).

È uma pressão para mim pq nunca cuidei de filhotes de calopsita, além de que as aves não são minhas.

Abraços

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Acredito que agora eles irão cuidar dele, uma vez que introduziram ele no convívio a tendência é não renegar mais. Se isso ocorrer tome as medidas já citadas. Vai nos atualizando sobre o progresso na criação deles.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Obrigada pelas respostas :)

Ontem mesmo os pais começaram a alimentar ambos os filhotes, estou super aliviada.

Aumentei a quantidade de comida e eles estão comendo bastante, acredito que vão precisar de mais quando os outros dois filhotes nascerem.

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.