Jump to content

Mycoplasma e colibacolose


Lorena telles pinheiro

Posts Recomendados

Gente perdi três aves em quarentena e quando o resultado dos exames chegaram deu mycoplasma e colibacolose. O meu plantel teve o mínimo contato com esses da quarentena e infelizmente um casou pegou estou tratando. O caçula ficou mal hoje voltou a comer perdeu 10g estava com 74 mas em 2 dias ele recuperou 5 gr. o veterinario me disse que é crônico e que o animal fica resistente ao tratamento com o passar D o tempo procede isso? Alguém já passou por essa asneira que fiz de quarentena inadequada? 

Obrigado! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Quanto a micoplasma existe cura, quando o tratamento é feito de forma errada acontece um ciclo vicioso, ou seja, o passaro doente é medicado, no término do tratamento ele está curado, mas acaba se recontaminando no ambiente. Dificilmente micoplasma mata, o que ela faz é abrir a porta para outras infecções quando o passaro está debilitado o que pode vir a matar ele. Essa outra doença colibacolose eu não conheço e não tenho como opinar, pode ser que seja ela que esteja matando e debilitando suas aves.

Procure fazer a higienização correta, semanalmente limpe com herbalvet toda a casa, paredes, portas, maçanetas, janelas, móveis, o ambiente onde os passaros estão, desde o teto até o chão, além de utensílios, brinquedos, etc. pois somente dessa forma conseguira exterminas a micoplasma.

Quando falamos em higienização não quer dizer que a casa da pessoa é suja, mas que o vírus que é risistente e fica muitos meses vivo no local e é invísivel ao olho nu se encontra no local e dai o passaro se cura com o tratamento mas acaba se recontaminando no próprio ambiente.

Lave sempre as mãos quando chegar da rua e passe alcool gel, pois somente assim você evitará de ser agente transmissor de doenças para os seus passaros. Eu quando chego da rua a primeira coisa que faço é passar alcool nas mãos que já deixo do lado da porta de entrada, assim não trago doenças.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em relação a mycoplasmose, tem veterinário que acredita na cura, tem veterinário que não acredita. Mas o fato é que a ave pode ter qualidade de vida, desde que vc tenha um manejo adequado (boa alimentação, boa higiene etc) e ficar atenta as infecções secundárias.

Já a colibacilose vai depender da forma de atuação da doença, o tratamento é a base de antibióticos e boa higiene das gaiolas. Prevenção é o melhor caminho, sempre.

No período da quarentena, devem ser feitos todos os exames e as aves não podem ter contato umas com as outras, nem mesmo por um instante. Tem que ter muita disciplina. Que pena que aconteceu isso com suas aves. Boa sorte!

Editado por Daniela
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...