Jump to content

Fêmea Agressiva


frenvius

Posts Recomendados

Pessoal, minha fêmea teve a primeira bota ha um tempo atrás, e só nasceu um ovo de 6. Quando o filhote estava com 40 dias ela iniciou uma nova bota, botou mais 8 ovos, onde desses nasceram 3. Após começar a nova bota, ela tentou matar o filhote anterior, então tive que separar os dois, agora que os novos filhotes já estão penados, ela ta tentando forçar o macho a acasalar com ela novamente, ela literalmente prende o macho no fundo da gaiola e tenta copular com ele, a solução foi separar eles também e deixar só a fêmea e os filhotes novos. Ela está cuidando dos novos filhotes normal, porem se o macho ou o filhote da bota anterior tenta entrar em contato com ela, saem sangrando. Alguém sabe me dizer se isso é estresse, se tem como evitar isso ou melhorar esse estado dela? Obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, frenvius disse:

Pessoal, minha fêmea teve a primeira bota ha um tempo atrás, e só nasceu um ovo de 6. Quando o filhote estava com 40 dias ela iniciou uma nova bota, botou mais 8 ovos, onde desses nasceram 3. Após começar a nova bota, ela tentou matar o filhote anterior, então tive que separar os dois, agora que os novos filhotes já estão penados, ela ta tentando forçar o macho a acasalar com ela novamente, ela literalmente prende o macho no fundo da gaiola e tenta copular com ele, a solução foi separar eles também e deixar só a fêmea e os filhotes novos. Ela está cuidando dos novos filhotes normal, porem se o macho ou o filhote da bota anterior tenta entrar em contato com ela, saem sangrando. Alguém sabe me dizer se isso é estresse, se tem como evitar isso ou melhorar esse estado dela? Obrigado!

Se vc estiver deixando o ninho sempre na gaiola, isso estimula postura. Quanto terminar de cuidar desses últimos filhotes, retire o ninho. 
Ninho só devem ser colocados a cada 3 ou 4 vezes no ano, NO MÁXIMO. Com intervalos de pelo menos 3 meses. Posturas seguidas podem matar sua fêmea e também estressa-las. 
Coloque o macho de volta pra ajuda-la a cuidar dos filhotes. É muito prejudicial uma ave só cuidar de 3 ou mais filhotes. Ou entaõ, já que estão ''penados'' e devem ter +- 20 dias, cuide você na papa, devolva o macho, retire o ninho e mude o ambiente interno da gaiola, além de mudar a gaiola de lugar e colocar distrações.  
Manda um foto do ambiente deles. 
 

  • Obrigado 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 23/09/2019 at 00:06, Nascimento disse:

Se vc estiver deixando o ninho sempre na gaiola, isso estimula postura. Quanto terminar de cuidar desses últimos filhotes, retire o ninho. 
Ninho só devem ser colocados a cada 3 ou 4 vezes no ano, NO MÁXIMO. Com intervalos de pelo menos 3 meses. Posturas seguidas podem matar sua fêmea e também estressa-las. 
Coloque o macho de volta pra ajuda-la a cuidar dos filhotes. É muito prejudicial uma ave só cuidar de 3 ou mais filhotes. Ou entaõ, já que estão ''penados'' e devem ter +- 20 dias, cuide você na papa, devolva o macho, retire o ninho e mude o ambiente interno da gaiola, além de mudar a gaiola de lugar e colocar distrações.  
Manda um foto do ambiente deles. 
 

https://i.imgur.com/qTJQKdo.jpg

https://i.imgur.com/WBrqBrN.jpg

Esse é o ambiente da fêmea, comprei essa gaiola justamente para separa-la dos demais, fiz conforme tinha indicado, coloquei o macho com ela novamente, mas ela quebrou o bico do macho, tive que separar ele novamente. Na postura anterior, eu já havia removido o ninho, mas ela copulou com o macho mesmo sem ninho, fui forçado a colocar o ninho de novo na gaiola, pois ela já estava prestes a botar ovos novamente. Após isso foi necessário separar ela, pois começaram os episódios de agressões. Estou dando papinha aos filhotes, mas ela ainda segue cuidando deles, estou apenas auxiliando ela no cuidado deles, pois o macho está bastante debilitado, ele está com a pata machucada e o bico quebrado, estou cuidando dele numa outra gaiola separada. Dois dos filhotes já estão tentando comer sozinhos, resta somente um que ainda não está com todas as penas, que é o mais novo.

Em 23/09/2019 at 09:03, Ruz disse:

E o que o amigo disse acima posturas contínuas podem matar suas aves . 

Eu tentei evitar, retirei o ninho da gaiola, mas como disse acima, ela insistiu com o macho e iniciou uma nova postura, mesmo sem ninho.

 

Na opinião de vocês, como devo prosseguir? Quando os filhotes saírem do ninho, devo manter a fêmea separada?

Obrigado!

 

 

Editado por frenvius
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, frenvius disse:

https://i.imgur.com/qTJQKdo.jpg

https://i.imgur.com/WBrqBrN.jpg

Esse é o ambiente da fêmea, comprei essa gaiola justamente para separa-la dos demais, fiz conforme tinha indicado, coloquei o macho com ela novamente, mas ela quebrou o bico do macho, tive que separar ele novamente. Na postura anterior, eu já havia removido o ninho, mas ela copulou com o macho mesmo sem ninho, fui forçado a colocar o ninho de novo na gaiola, pois ela já estava prestes a botar ovos novamente. Após isso foi necessário separar ela, pois começaram os episódios de agressões. Estou dando papinha aos filhotes, mas ela ainda segue cuidando deles, estou apenas auxiliando ela no cuidado deles, pois o macho está bastante debilitado, ele está com a pata machucada e o bico quebrado, estou cuidando dele numa outra gaiola separada. Dois dos filhotes já estão tentando comer sozinhos, resta somente um que ainda não está com todas as penas, que é o mais novo.

Eu tentei evitar, retirei o ninho da gaiola, mas como disse acima, ela insistiu com o macho e iniciou uma nova postura, mesmo sem ninho.

 

Na opinião de vocês, como devo prosseguir? Quando os filhotes saírem do ninho, devo manter a fêmea separada?

Obrigado!

 

 

Mesmo que ela bote os ovos, nao coloque ninho. Va jogando os ovos fora. 

A gaiola parece nao ter nenhuma distração. Providencie algumas. Deixa separada msm. @SAM 3 Tem periquitos pra informa melhor

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, sua gaiola tem poucas distrações pra ela. Troque esses poleiros, tire qualquer coisa que se pareça ninho. O que pode estar acontecendo é estresse, e também por ser muito protetora, se ela já tem esse costume, é muito difícil que pare. Só deixa ela longe dos outros e vá observando. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Olá pessoal, boa tarde!
A fêmea matou um dos filhotes, de 45 dias, ela ficou separada do restante durante bastante tempo.
Está fazendo acompanhamento com um veterinário, tomando medicação, e os episódios de agressões passaram.
Coloquei ela junto com os outros novamente, porem ela está tentando insistentemente copular com o macho novamente, mesmo sem ninho na gaiola.
Optei por deixar ela junto com os outros novamente, pois sozinha ela tem parado de comer e beber água, ela até deu uma emagrecida, só se alimenta quando está com os outros, na mesma gaiola. Sozinha ela só fica parada no poleiro, mesmo com as distrações na gaiola, ela só interage com as distrações se estiver na mesma gaiola que os outros.

Alguém sabe me dizer se tem alguma forma de evitar que ela tente reproduzir novamente? Separar seria a unica opção?

Obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutos atrás, SAM 3 disse:

É algo complicado, infelizmente não imagino o que pode ser. Nunca presenciei uma coisa assim kkk

Vc já pensou em separar o macho? Ou ela tenta com os filhotes? 

é então, ta bastante complicado o caso, a ideia era montar um viveiro onde todos possam viver felizes para sempre kk
mas o macho tenta copular com o único filhote dele mesmo fêmea, então ele está separado, e a femea mãe, estava numa 3° gaiola separada de todos, porem ela parou de se alimentar quando está sozinha, tentei juntar com o macho, ae ta acontecendo isso de novo.

Os filhotes, que são 3, estão num viveiro bem maior, com uma calopsita, vivem juntos super bem kk

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 25/10/2019 at 15:50, frenvius disse:

é então, ta bastante complicado o caso, a ideia era montar um viveiro onde todos possam viver felizes para sempre kk
mas o macho tenta copular com o único filhote dele mesmo fêmea, então ele está separado, e a femea mãe, estava numa 3° gaiola separada de todos, porem ela parou de se alimentar quando está sozinha, tentei juntar com o macho, ae ta acontecendo isso de novo.

Os filhotes, que são 3, estão num viveiro bem maior, com uma calopsita, vivem juntos super bem kk

Como esta o bico do macho?

Talvez num viveiro maior, onde eles dois possar se ''desgastar'' com pequenos voos, esse estresse e/ou distúrbios diminuam. Aves criadas em cativeiro podem mudar completamente de comportamento reprodutivo graças a nossa influência. Deixar o ambiente o mais próximo do natural pode ajudar. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 27/10/2019 at 23:50, Nascimento disse:

Como esta o bico do macho?

a parte que havia quebrado que estava sangrando ja cicatrizou, como foi somente a ponta do bico, segue reconstituindo, está sem ponta, mas ele consegue se alimentar normalmente.

Em 27/10/2019 at 23:50, Nascimento disse:

Talvez num viveiro maior, onde eles dois possar se ''desgastar'' com pequenos voos, esse estresse e/ou distúrbios diminuam. Aves criadas em cativeiro podem mudar completamente de comportamento reprodutivo graças a nossa influência. Deixar o ambiente o mais próximo do natural pode ajudar. 

Eles viviam num viveiro grande, 1,60cm de altura, 60cm de largura e 45cm de comprimento. Tive que colocar a fêmea e o macho numa gaiola menor por conta dos acontecimentos, mas a gaiola deles fica aberta, eles tem liberdade para voar no ambiente. Os outros mantive presos dentro do viveiro, para evitar mais conflitos, mas a fêmea e o macho somente dormem na gaiola menor, pois passam o dia soltos.

Link para compartilhar
Share on other sites

20 horas atrás, SAM 3 disse:

Vc tem outras aves além dessas? 

Fora eles, tenho uma calopsita só, o restante é filhote desse casal, que são 4

20 horas atrás, SAM 3 disse:

 Não gosto muito dessa idéia mas... Já tentou trocar o casal? Colocar outra fêmea pra ele e ela com um macho diferente. 

também não gosto, uma vez que são aves monogâmicas, mas já cogitei isso, mas não creio que daria certo, o "problema" em questão é a fêmea, que quer iniciar uma postura atras da outra e tenta matar os outros kk

a ideia era criar um viveiro grande, e fazer casal até com a calopsita, é a primeira vez que me ocorre isso, mas já fiquei até com receio de fazer casal com a calopsita e passar por algo semelhante.

até o veterinário ficou espantado com o comportamento dela, por isso to fazendo acompanhamento com ela, pq ela é uma ave bem diferente das outras que já tive, ela tem uma inteligencia fora do comum, ela sabe como chamar minha atenção, sabe que sou eu que limpo e cuido deles, ela sabe onde guardo a comida deles, mesmo trocando de lugar, ela sabe chegar até lá, ela sabe os objetos que tem valor pra mim e tenta chamar minha atenção usando eles, não sei se isso tem relação com os episódios de agressão e etc, mas ela difere de qualquer outra ave que já tive, como se fosse um cachorro ou gato mesmo

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...