Jump to content

O macho morreu, ela consegue criar sozinha???


Lourival Cunha Cardoso

Posts Recomendados

Não, ainda não, já melhorou, mas... está saindo 2 a 3 vezes por dia, está se alimentando praticamente só com as sementes (mix) estou insistindo com variedades de verduras, e legumes conforme tabela publicada neste blog. Não consumiu o ovo cozido, nem o milho verde. De fato ela assumiu "chocar" sozinha, após a morte do macho. A expectativa do nascimento é dia 2 ao dia 7 de novembro de 2019. Vou postando os resultados. As fezes (praticamente 1 vez ao dia) é bem aguada (urina), pelo que li é normal???

fezes da tchutchuca chocando.jpg

Editado por Lourival Cunha Cardoso
Link para compartilhar
Share on other sites

Hoje, 31 de outubro, durante o dia, "quase joguei a toalha",  saiu do ninho e aparentemente apresentava o mesmo sintoma do macho antes de morrer, encorujadinha, com movimentos do rabo (penas ) em sobe e desce, percebi que a cloaca estava "piscando", examinei o ninho e apareceu um quarto ovinho, imaginei que ela poderia ter botado durante o período de postura, mas também imaginei "ovo atravessado" , fiz massagens, ainda permaneceu algum tempo neste quadro, depois foi para o ninho, havia feito "cocô" um bola do tamanho de um ovinho, seco,  bem duro e um segundo menor mais mole um pouco. Agora à noite saiu comeu um pouco (está comento só sementes) e retornou para o ninho. aparentemente, salvo engano, normal, sem os movimentos do rabo e lisinha sem aquele encorujamento fez cocô novamente, mais consistente e com urina, tenho impressão que devia ser intestino preso . Minha expectativa é grande, o nascimento do primeiro filhote está previsto a partir de 02 de novembro, durante este período ela tem se comportado como uma "mãezona.!!! Uma dificuldade no trato é que tanto ela quanto o macho não foram amansados. o objetivo era a procriação...

Link para compartilhar
Share on other sites

28 minutos atrás, Lourival Cunha Cardoso disse:

Hoje, 31 de outubro, durante o dia, "quase joguei a toalha",  saiu do ninho e aparentemente apresentava o mesmo sintoma do macho antes de morrer, encorujadinha, com movimentos do rabo (penas ) em sobe e desce, percebi que a cloaca estava "piscando", examinei o ninho e apareceu um quarto ovinho, imaginei que ela poderia ter botado durante o período de postura, mas também imaginei "ovo atravessado" , fiz massagens, ainda permaneceu algum tempo neste quadro, depois foi para o ninho, havia feito "cocô" um bola do tamanho de um ovinho, seco,  bem duro e um segundo menor mais mole um pouco. Agora à noite saiu comeu um pouco (está comento só sementes) e retornou para o ninho. aparentemente, salvo engano, normal, sem os movimentos do rabo e lisinha sem aquele encorujamento fez cocô novamente, mais consistente e com urina, tenho impressão que devia ser intestino preso . Minha expectativa é grande, o nascimento do primeiro filhote está previsto a partir de 02 de novembro, durante este período ela tem se comportado como uma "mãezona.!!! Uma dificuldade no trato é que tanto ela quanto o macho não foram amansados. o objetivo era a procriação...

pais com ovos prendem as fezes para nao defecarem no ninho. Como cada um reserva no choco metade do dia, eles fazem td q têm q fazer qnd o outro assume o posto. 

Por isso q eu nunca indico deixar ovos qnd só um está chocando, pois se desgastam demais e trabalham por dois. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Malu / Ruz,  os ovos estão galados, por isto esta luta toda, mas felizmente parece que tudo está voltando ao normal, reforcei alimentação com um complexo de vitaminas "MaltodeX PET" 30ml, ela recuperou-se bastante está comendo muito, várias vezes por dia, toma bastante água (mineral) com a vitamina (5 gotas para 100ml de agua dias alternados) . os filhotes ainda não nasceram segue fotos das fezes antes e depois da recuperação. Nascimento creio que você tem razão ela estava com muita semente acumulada (infelizmente não fotografei). Ufa foi um sufoco, doravante após o nascimento ajudarei a alimentação com a papinha para os filhotes, não 100%, porém deixando aos cuidados da mãe. segue fotos e qualquer novidade eu comunico. Meu muito obrigado!!!

fezes da tchutchuca chocando.jpg

fezes da tchutchuca chocando recupeou.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Ainda não vou aguarda até dia 08/11/19 quando completar 21 dias do inicio do choco para o primeiro ovo e verificar mais detalhse, segue em anexo a imagem dela parecer estar muito bem da saúde, continua comendo bastante e se comportando como uma mãezona!!!

Tchutchuca 05 11 19.png

Link para compartilhar
Share on other sites

Infelizmente o embriões estavam mortos, creio que foi no período que ela ficou doentinha, retirei todos os ovos e vou retirar o ninho!!!

O que aconteceu de fato:-

Quando comprei pedi para separar o casal, imediatamente ainda na loja houve a aceitação mutua e inicio do acasalamento, 3 dias depois, quando trouxe para casa, o casal preparou o ninho e teve iníco à postura, com a morte do macho (não saía do ninho) creio que as fezes tinham "empedrado" ele veio à óbito, ela deu continuidade ao choco, fiz a ovoscopia estava ino tudo bem. pode ser  que nesta faze ela deve ter passado à noite fora, o casal era bem novinho.

Vou adquirir um macho também "silvestre" deixá-lo em quarentena, vou amansar a femea, no início da prxomina primavera vou aproximar o casal, em ocorrendo a aceitação tentar dar início à criação!!!

Agradeço a colaboração de todos, e seguirei como bussola o "Clube da Calopsita"- (palpites na internet é o que mais se vê, conflitantes e desprovidos de caracter científico)!!!

Obrigados a todos!!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...