Jump to content

Calopsita parou de cantar após ficar sem cauda


Eriklima

Posts Recomendados

Tenho uma calopsita macho com 6 meses e o veterinário veio aqui em casa fazer a primeira consulta dele. Ele passou oleo de cravo no bico, cortou as unhas, aparou as asas, passou hidratante nas patas e, como estavam quebradas, arrancou um total de 11 penas da cauda deixando ele sem rabinho nenhum. Ele esta ativo, comendo, bebendo agua, com as fezes normais, subindo em todos os lugares e vindo em cima de mim como sempre fez. A unica diferença é que desde o dia 5 de novembro, o dia que o veterinário veio, ele parou de cantar. Eu devo me preocupar ou é normal a calopsita parar de cantar por um tempo depois de passar por um grande estresse?

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia Eriklima,

Olha, acho super estranho um veterinário mandar arrancar todas as penas do rabo, nossa, eu não deixaria, imagino que ele tenha feito isso apenas para que as penas possam nascer novamente sem falhas, sendo que se sua calô tiver um stress noturno poderá se debater e quebrar novamente.

Nunca utilizei óleo de cravo no bico, serve para hidratação? sua ave precisava disso?

As unhas podem ser aparadas com uma lixa no poleiro e não tem necessidade de deixar esse poleiro por muitos dias na gaiola.

Eu evito stress assim em minhas aves, quando necessário dar banho é só banho, quando necessário aparar as penas eu faço e depois deixo eles quietos na gaiola, não aparo as penas e as unhas no mesmo dia.

Sua ave passou por muito stress sim.

Aguarde opiniões dos colegas mais experientes.

Ninha*

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 minutos atrás, Ninha disse:

Bom dia Eriklima,

Olha, acho super estranho um veterinário mandar arrancar todas as penas do rabo, nossa, eu não deixaria, imagino que ele tenha feito isso apenas para que as penas possam nascer novamente sem falhas, sendo que se sua calô tiver um stress noturno poderá se debater e quebrar novamente.

Nunca utilizei óleo de cravo no bico, serve para hidratação? sua ave precisava disso?

As unhas podem ser aparadas com uma lixa no poleiro e não tem necessidade de deixar esse poleiro por muitos dias na gaiola.

Eu evito stress assim em minhas aves, quando necessário dar banho é só banho, quando necessário aparar as penas eu faço e depois deixo eles quietos na gaiola, não aparo as penas e as unhas no mesmo dia.

Sua ave passou por muito stress sim.

Aguarde opiniões dos colegas mais experientes.

Ninha*

Bom dia ninha e obrigado por responder.
Esse veterinário é super elogiado aqui na região onde moro e foi recomendado até pelo criador que vem vendeu ele, por isso fiquei despreocupado. Ele explicou que o oleo de cravo era pra fortalecer o bico e até recomendou que de vez em quando passasse uma gotinha de azeite no bico dele. Esqueci de comentar que no mesmo dia que o veterinário veio mudei a gaiola dele para uma bem maior justamente pra dificultar que ele volte a quebrar as penas da caudas caso se assuste na madrugada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, foram muitas mudanças e processos para com ele. Com certeza está estressado. Com o tempo ele volta ao normal é só observar. Se ele parar de comer ou beber vc procura o veterinário novamente e peça exames. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...