Jump to content

3ª reprodução frustrada -edit-


carlosliberatori

Posts Recomendados

alô pessoal do fórum. sinceramente não sei o que esta acontecendo pela 3ª vez em 8 meses não consigo tirar filhotes do meu casal. não sei o que fazer. meu casal de lutinos tem quase três anos e fazem tudo certinho, porém os ovos não galam. semana que vem irei tira-los da gaiola e coloca-los junto aos outros passarinhos num viveiro maior para ver o que acontecerá. não colocarei o ninho, pois precisam descansar.

Editado por DCM Balthazar
Desligue o caps lock pra usar o fórum
Link para compartilhar
Share on other sites

Meu amigo não é juntando um macho com uma fêmea que já irão formar casal e já estão prontos para procriar, mero engano. O preparo de uma ave ou mesmo de um plantel começa 1 ano antes. O primeiro passo é observar se a ave está em condições de reproduzir, isto é, se não está obesa, pois ave neste estado não reproduz já que as gônodas (aparelho reprodutor das aves) são superaquecidas pela gordura levando a uma azoospermia no macho ou ciclos anovulatórios nas fêmeas, na maioria das vezes.

A higiene é outro fator que sempre deverá existir em um plantel, ou mesmo apenas em uma gaiola.
 
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Também existe exames completos para doenças que afetem principalmente as gônodas masculinas (testículos) e femininas (ovários) assim como a parte respiratória (Salmonela, Micoplasma, Clamidiose, e outros).

Ou senão aconselho você a formar outro casal, já que esse não gala pela 3º vez...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

alô pessoal do fórum. sinceramente não sei o que esta acontecendo pela 3ª vez em 8 meses não consigo tirar filhotes do meu casal. não sei o que fazer. meu casal de lutinos tem quase três anos e fazem tudo certinho, porém os ovos não galam. semana que vem irei tira-los da gaiola e coloca-los junto aos outros passarinhos num viveiro maior para ver o que acontecerá. não colocarei o ninho, pois precisam descansar.

 

​Em se tratando de lutinos, eu acho que a primeira coisa que vc deve fazer é a sexagem. Lutino é difícil distinguir o macho da fêmea e a possibilidade de serem dois machos, ou duas fêmeas existe.

O exame de saúde das aves também é importante, como foi dito.

A procedência das aves também, se são descarte de outro criador (descarte no sentido do criador vender um casal com certa idade que já não reproduz bem) vc terá muita dificuldade em conseguir filhotes desse casal.

Ambiente tranquilo, gaiola adequada e ninho adequado também influenciam.

Boa sorte.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Meu amigo não é juntando um macho com uma fêmea que já irão formar casal e já estão prontos para procriar, mero engano. O preparo de uma ave ou mesmo de um plantel começa 1 ano antes. O primeiro passo é observar se a ave está em condições de reproduzir, isto é, se não está obesa, pois ave neste estado não reproduz já que as gônodas (aparelho reprodutor das aves) são superaquecidas pela gordura levando a uma azoospermia no macho ou ciclos anovulatórios nas fêmeas, na maioria das vezes.

A higiene é outro fator que sempre deverá existir em um plantel, ou mesmo apenas em uma gaiola
Link para compartilhar
Share on other sites

Poxa! Pessoal, fiz tudo certo. Inclusive sou criador de outros pássaros. Tenho certeza que é um casal e talvez o Eliabe esteja certo. Pode ser alguma doença nas aves. Vou deixa-los descansar e tentar novamente num viveiro. Obrigado pelas considerações dos colegas de fórum. Forte abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...