Jump to content

Sexagem e mutação


Posts Recomendados

Olá pessoal!

 

Adotamos duas calopsitas a um tempo, segundo a pessoa que nos doou elas formam um casal.  Aí surge a dúvida:

Pelas informações coletadas aqui no fórum, deduzi que a silvestre é um macho e a arlequim uma fêmea, porém ao longo dos dois meses e meio que estão com a gente, a silvestre praticamente não canta, só pia, já a arlequim canta muito! E ontem meu canela macho estava cantando para o silvestre! Há alguma possibilidade do silvestre ser fêmea, mesmo com características de macho?  Será que que inverti e a silvestre é fêmea e a arlequim macho? Existe algum modo de descobrir o sexo de um arlequim? Ou é só com a sexagem mesmo?

Outra dúvida é: Deduzi as mutações de maneira correta?

Vou deixar algumas fotos deles. Por favor não reparem nos rabos  cortados e asas cortadas de forma incorreta, eles já vieram assim, chegaram bem feinhos pra gente. Agora já estão um pouco mais bonitinhos... 

Uma outra dúvida: O Silvestre tem os olhinhos maiores que os outros, isso é normal? Achávamos que ele poderia estar doente, mas fizemos a  quarentena, e ele sempre foi bem bem ativo e comilão!  Acho que em uma das fotos dá pra ver o olhinho dele. 

 

 

C5.jpeg

C4.jpeg

C3.jpeg

C2.jpeg

C1.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, SAM 3 disse:

Olá, o silvestre é um macho com certeza. O arlequim só com sexagem.

O arlequim canta músicas? 

Quanto ao olho pode ser normal sim. Pode ser só uma característica. 

Muito obrigada SAM 3!

O fato do Silvestre não cantar pode ser uma característica dele mesmo, então? 

O arlequim canta só um canto,  nunca vi outro pássaro cantar igual a ele, então não soube identificar, mas ele canta igualzinho o silvestre (quando o silvestre resolve cantar, né),  é um canto meio rouco, mas ele fica longos minutos cantando (não sei colocar aúdio aqui no fórum, senão colocava para vc ver).

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 28/11/2019 at 12:48, Proteus disse:

quando há uma ave mais ativa! que canta mais! isso inibe em alguns casos que o outro cante! pode ser que seu arlequim seja macho !

já que canta a probabilidade pode ser maior de isso acontecer!!

Acho que realmente vou ter que fazer a sexagem!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Alguém me ajuda por favor.  

Ganhei essa calopsita dizem é é macho "está faze só fiufiu .diz q ele fez a troca de pena   ... Alguém pode me dizer a mutação? N conheço os pais .

Si eu formar casal com minha lutino filha de Silvestre qual as mutações dos filhotes q cor pode nascer? .

IMG-20191203-WA0018.jpg

IMG-20191203-WA0019.jpg

IMG-20191203-WA0021.jpg

IMG-20191203-WA0022.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 03/12/2019 at 19:22, Proteus disse:

é o mais apropriado! tira qualquer dúvida logo! boa sorte

Vc recomenda algum laboratório no estado de São Paulo, aqui na minha região não conheço nenhum... 

Em 05/12/2019 at 20:58, Adriana Teixeira de Olivei disse:

Alguém me ajuda por favor.  

Ganhei essa calopsita dizem é é macho "está faze só fiufiu .diz q ele fez a troca de pena   ... Alguém pode me dizer a mutação? N conheço os pais .

Si eu formar casal com minha lutino filha de Silvestre qual as mutações dos filhotes q cor pode nascer? .

IMG-20191203-WA0018.jpg

IMG-20191203-WA0019.jpg

IMG-20191203-WA0021.jpg

IMG-20191203-WA0022.jpg

Olá Adriana! Ela se parece muito com minha fêmea cara branca, e pelo que andei pesquisando, se ela realmente já fez a muda de penas, pode ser que seja uma fêmea tbm.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Adriana Teixeira de Olivei disse:

Olá MT obg por me responder..  Eu creio q é um machinho já está cantando e tem os ossinhos bem juntos sendo q minha fêmea em ossinhos separados. MT obg

Olá Adriana,

Se você estiver se referindo aos "ossinhos" da região da cloaca te garanto que não é uma forma segura...já adquiri calopsitas com pessoas que fizeram esse "exame" e várias deram diagnóstico errado. Pelo comportamento vc consegue identificar o macho da fêmea, mas se quiser ter certeza recomendo que faça exame de sexagem em laboratório especializado (Linkgen/Unigen/Ampligen}...eu faço na Ampligem e tem a comodidade de imprimir o formulário/ kit coleta em casa.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...