Sign in to follow this

Experiência para reprodução

Malu

Para as pessoas que já reproduziram os mesmos casais várias vezes, pela experiência de vocês, um casal que não é muito bom pra chocar ou pra cuidar dos filhotes nas primeiras reproduções tende a melhorar de desempenho depois de algumas posturas? Ou alguns casais seguem não sendo bons reprodutores sempre?

CARONE
4 horas atrás, Malu disse:

Eu tenho um casal que na primeira postura perdeu o filhote por falta de experiência. Na segunda postura, 2 filhotes sobreviveram e se desenvolveram normalmente. Emendaram a postura e tiveram mais 2 filhotes que estão criando com desenvoltura. Tudo isso no prazo de 01 ano. Ou seja, hoje parecem uma impressora 3d que não para de produzir (agora deram uma sossegada). Ao contrário dos cachorros, que foram domesticados há mais de 5.000 anos, as calopsitas ainda possuem o instinto selvagem aguçado e latente, inclusive o instinto materno/paterno. Então, creio que um casal possa demorar um pouco mais para adquirir experiência (ou um tempo considerável), mas a tendência é que em um determinado momento o instinto venha à tona. Mas há bons e não tão bons reprodutores. Há inclusive aves que não demonstram interesse em reproduzir durante anos.

Enfim, entendo que se o casal botou ovos, a tendência é que adquiram experiência com o tempo. É a minha opinião.

Malu

9 hours ago, CARONE said:

Também tenho um casal que parece que a vida deles é chocar. rs Como eles minha maior preocupação é não deixar que eles emendem postura toda vez que chocam. Mas pergunto pq eu tenho um outro casal que tá indo pra terceira postura em 1 ano e meio, na primeira ela botou 6 ovos, 5 galados, e todos os 5 nasceram, mas criaram só 2. Os outros eles deixavam de alimentar, eu tentava salvar, mas acabavam morrendo. E durante essa postura eles abandonaram o ninho uma vez e eu tive que fazer todo um malabarismo pra eles voltarem, senao tinha morrido todo mundo. Na segunda postura eles estavam chocando 5 ovos galados, um belo dia eu trabalhei a noite e quando cheguei, estavam os dois dormindo fora do ninho. Peguei os ovos, estavam gelados, mas vi que alguns ainda estavam vivos, tentei transferir pra outro casal, mas nao sobreviveram. E agora na terceira postura eles botaram 6 ovos, 5 galados, mas já abandonaram o ninho duas vezes durante a noite, eu tive que tirar os ovos, colocar na minha chocadeira e depois voltar com eles pro viveiro no outro dia e aí eles voltaram a chocar. E é sempre a fêmea, qualquer barulho, qualquer chuva (ontem choveu muito aqui em BH), vc vai lá e ela tá com cara de paisagem dormindo no poleiro. E outra coisa que eu percebi era que o pai que alimentava os filhotes, ela ficava fingindo que tava ajudando. 😂 Tem gente que diz que alguns casais sao melhores pra chocar e outros pra criar, mas eu fico pensando se esses tem solução. rs

Edited by Malu

CARONE
Agora, Malu disse:

kkkk. Mas isto é fato! O meu casal mais novo já tem 4 filhotes crescidos, e o casal mais velho está com 2 ovos no ninho, só que na semana passada eu flagrei o macho fora do ninho em 2 dias diferentes, fazendo bagunça com o resto da turma. Ano retrasado, quando o filhote nasceu (primeira vez do casal mais velho)  a fêmea saiu correndo com cara de assustada (o que será que ela pensou que iria nascer? 😅). Também já percebi que quando há mais de 2 filhotes no ninho os pais ficam em apuros e nem sempre conseguem alimentar todos.

Malu

Essa quantidade de ovos é em função do cativeiro, né? Eles não dão conta de criar esse tanto de filhote tranquilamente, sempre abandonam uns. Esse mesmo casal que eu tava falando, tem mania de jogar alguns ovos pra entrada do ninho. Antes eu achava que eles abandonariam esses, mas eles deixam eles lá um pouco e depois voltam com eles pra dentro. Tenho a impressão que é pra controlar o tempo dos nascimentos, mas pode ser só loucura deles. rs Enfim, minha preocupação é sempre com a possibilidade deles largarem quando eu não estiver em casa.

Sign in to follow this