Jump to content

Filhotes demorando a nascer


Bicuço
Ir para a solução Resolvido por Bicuço,

Posts Recomendados

Olá!

Estou com dúvidas em relação a alguns ovos que minhas calopsitas botaram.

Na realidade as aves são da minha sogra, ela mudou de cidade e as calopsitas tiveram que ficar comigo. Quando passei a cuidar delas a fêmea já tinha colocado os ovos, eu sei que ela colocou 4 ovos com intervalo de uns dias e não faço a mínima idéia da data.

Dois filhotes nasceram dia 30 (domingo passado) e um deles acabou morrendo. O filhote sobrevivente está bem alimentado e crescendo bastante. 

Restam 2 ovos, um deles tem uma rachadura e o outro está integro. Eu fiz ovoscopia sexta feira e vi que estão galados, tive a impressão de ver o ovo integro mexendo mas n tenho certeza. Ontem fiz ovoscopia de novo e n vi movimento. Será que ainda tem chance de nascer algum filhote? Não sei se devo retirar o ovo. 

A fêmea não está ficando muito no ninho, apenas o macho, mas ela alimenta e cuida bem do filhote. 

Segue uma foto feita ontem do filhote e dos ovos. Ignorem a caquinha rs, eu limpei depois da foto.

DSC_0055.JPG

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Olá

6 dias é muito tempo, provavelmente já estão mortos. Algumas vezes acontece de alguns ovos demorarem até 5 dias a mais para que os filhotes consigam nascer mas o seu ja vai para 7me parece haver poucas chances de sobreviventes. Eu deixaria os ovos mais um pouco, esse filhote troca calor com os ovos que ajudam a manter o filhote aquecido e ele mesmo (o filhote) por vezes acaba por chocar os ovos restantes. Se outros filhotes nascerem precisarão ser observados de perto pois podem acabar sendo abandonados por estarem bem menores que o irmão mais velho.

Que material é esse usado para forrar o ninho? Parece ter forma de fio, atenção, existem muitos casos aqui de aves amputadas por simples fios de cabelo portanto todo cuidado é pouco com esse tipo de material. Se você tiver condições, substitua por maravalha vendida em petshops, ela não oferece riscos e absorve muito bem as fezes dos filhotes.

Abração e boa sorte com as aves

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Obrigada por ajudar!

Eu não faço idéia qual o nome desse material, as calopsitas eram da minha sogra e ela já deixou comigo assim, as calos já estavam chocando os ovos. Eu vou trocar o mais rápido que eu puder, terça feira no máximo.

Eu perdi um filhote e desconfio que ele enroscou nesse material. Minha sogra montou o ninho e disse que esse era o correto :/

Essas aves foram criadas presas, sem contato com os donos, eu pensei que nunca ia conseguir chegar perto dos ovos ou dos filhotes. Eu e meu marido começamos a amansar as aves nessa última semana e agora conseguimos ter acesso ao ninho. Os pais já comem na nossa mão, saem da gaiola e a fêmea já subiu na mão dele uma vez.

Eu fui jogada de paraquedas no mudo das calopsitas, quero aprender o máximo possível para poder dar qualidade de vida para minhas aves.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Obrigada por ajudar!

Eu não faço idéia qual o nome desse material, as calopsitas eram da minha sogra e ela já deixou comigo assim, as calos já estavam chocando os ovos. Eu vou trocar o mais rápido que eu puder, terça feira no máximo.

Eu perdi um filhote e desconfio que ele enroscou nesse material. Minha sogra montou o ninho e disse que esse era o correto :/

Essas aves foram criadas presas, sem contato com os donos, eu pensei que nunca ia conseguir chegar perto dos ovos ou dos filhotes. Eu e meu marido começamos a amansar as aves nessa última semana e agora conseguimos ter acesso ao ninho. Os pais já comem na nossa mão, saem da gaiola e a fêmea já subiu na mão dele uma vez.

Eu fui jogada de paraquedas no mudo das calopsitas, quero aprender o máximo possível para poder dar qualidade de vida para minhas aves.

Vocês irão aprender muitas coisas por aqui e também vão ajudar muita gente, tenho certeza.

O segredo é ir com calma, essas são aves muito inteligentes e sempre surpreendem, tenho certeza que vocês se apaixonarão por essas criaturinhas.

OBS: Quando elas estiverem soltas cuidado para não fugirem, inclusive os filhotes.

Abração e bom feriado

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixa ai, não custa nada... Concordo que já está demorando, mas se estão galados é bom esperar até o ultimo dia possivel. E como disse nosso amigo, de qualquer jeito ajuda no calor e no equilibrio do filhotinho que ja nasceu. :D

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 2 anos depois...

Bom  tenho tb um casal e está chocando  quarto ovos só que um ovo depois de dias vir o ovo estava bicado  acho que foi o filhote  mais hoje fui olhar dentro do ovo o filhote está formando  mais estava morto  está três ovos no ninho  e o casal está fazendo corretamente   chocando   oq Faso e tb não  marquei  quando ela começou  a chocar só sei que foi no meio de julho  oq Faso 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Além de todas as dicas ja colocadas acima, vou dar mais uma:  Nao precisa fazer ovoscopia toda hora, isso pode prejudicar o choco e fazer a fêmea descartar o ovo e até mesmo abandonar os outros filhotes. Basta fazer uns 10 dias depois de colocado o ovo e deixar as aves cuidarem.
Se não nascer nenhum depois de +-20 dias é pq nao vai vingar, mas se nasceu algum, deixe os ovos nao eclodidos por mais alguns dias até o filhote ficar mais forte. 

Ah, e assim q vc trocar o material desse ninho por serragem, basta limpar o ninho uma ou duas vezes na semana, já q só terá um filhote. Tbm n é bom ficar mexendo no ninho todo dia. 

Editado por Nascimento
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 1 ano depois...
1 hora atrás, Cássio batista disse:

Olá, a caçopsota de minha tia botou 7 ovos. Ela botou dois dia 25 de fevereiro e até agora nn nasceram e uns desses ovos 2 estão pretos. Alguém pode me dar uma resposta sobre isso?!

25 de fevereiro ou março ? 

Se for fevereiro pode jogar tudo fora são no máximo 25 dias pra nascer . 

Faz ovoscopia por desencargo de consciência, se realmente não tiver nada retire o ninho e de descanso as aves pelo menos 3 meses . 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.