Jump to content

Aproximação de nova calopsita


MarinaFerreira

Posts Recomendados

Pessoal, boa noite!

Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês. Recentemente comprei uma nova calopsita para fazer companhia para meu Bilbo, um macho cara branca de aproximadamente dois anos, que até então era muito dócil e apegado comigo. Minha nova calopsita tem mais ou menos quatro meses de idade, comprei direto do criador, veio muito mansa e dócil para minha casa, e nos últimos dias esteve em quarentena, em ambientes separados e em outra gaiola (eu ficava de manhã com ela e a tarde com o mais velho, o Bilbo). Ainda não sei se é macho ou fêmea por se tratar de um filhote, mas por ser pérola resolvi não fazer a sexagem e esperar a primeira muda.

Enfim, terminado os quarenta dias, comecei a fazer a aproximação das duas calopsitas. Deixei as duas gaiolas de frente uma para a outra e depois de algum tempo comecei a soltar as calopsitas em uma área em comum, para elas interagirem. O que aconteceu foi o seguinte:

a nova calopsita, que ainda não sei se é macho ou fêmea, não dá bola para a calopsita mais antiga, querendo ficar sozinha ou com os humanos da casa 

a calopsita mais antiga, o macho, ficou extremamente agressivo comigo e com minha família, e só quer saber da nova calopsita. Ele fica rodeando ela no que eu acredito que seja um comportamento de proteção, às vezes pisa no rabo dela e eu acho que é porque ele quer subir pra acasalar, só que a calopsita nova nem dá bola e fica tentando bicar ele o tempo todo, bufando e se afastando, com raiva.

Aí que surgiram os problemas, porque a calopsita nova quer ficar no meu ombro e o mais velho não quer saber de mim. Hoje a calopsita mais nova subiu no meu ombro, o outro veio atrás, e eu acabei levando várias bicadas dele no pescoço e na orelha, meu pescoço inchou onde ele deu as bicadas e a orelha sangrou um pouco, enfim, foi bem desagradável. 

Por causa dessas situações fiquei com algumas dúvidas: o fato da calopsita nova não dar confiança pro macho mais velho, significa que pode ser outro macho? Devo manter os dois no mesmo cômodo ou separar (ainda estão em gaiolas separadas)?  A calopsita mais nova pode se acostumar com o mais velho? Tenho medo que seja estressante pra ela porque apesar de dócil ainda está um pouco arisca, gosta de ficar no ombro ou nas minhas pernas, mas tem medo de mão e ainda não aprendeu a subir no dedo. O macho já era manso e era um grude comigo, mas mudou o temperamento agora que a outra chegou

Pesquisei em vários lugares, li vários tópicos daqui do fórum e não encontrei nenhum caso em que a calopsita recém regada se apegou aos donos e a mais velha ficou arisca rs Gostaria demais de algum conselho ou dica, qualquer ajuda é bem vinda

 

Uma foto da minha mais nova: 

 

lilo.jpg

lilo.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Essa é bem dificil, acho melhor separar eles e fazer a sexagem na suposta fêmea, por enquanto.

Indiferente se for macho ou fêmea eles se acostumam e´só colocar a gaiola uma proxima a outra aos pouquinhos .

Editado por Ruz
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...