decioman Posted December 30, 2019 Share Posted December 30, 2019 Boa tarde pessoal, Tenho 3 casais de calopsitas e resolvi colocar dois para cruzar, é a minha primeira vez nessa aventura. Um dos casais está fazendo tudo perfeito, o macho fica dentro do ninho durante o dia e femea a noite, tudo lindo... colocaram um ovinho, hoje espero o segundo ovinho. O outro casal colocou um ovo também, porém algo está estranho, conforme era esperado o macho durante o dia fica dentro do ninho, mas a noite o ovo dorme sozinho, a fêmea não entra no ninho. Alguém sabe me dizer se isso é normal? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
VanessaHollier Posted December 31, 2019 Share Posted December 31, 2019 23 horas atrás, decioman disse: O outro casal colocou um ovo também, porém algo está estranho, conforme era esperado o macho durante o dia fica dentro do ninho, mas a noite o ovo dorme sozinho, a fêmea não entra no ninho. Alguém sabe me dizer se isso é normal? O ovo não pode ficar sozinho por muito tempo porque ele esfria e o embrião morre, mas não force nenhum deles a ficar no ninho, principalmente o macho que já fica de dia. É comum que fêmeas sejam mais desnaturadas que os machos, elas costumam realmente abandonar mais facilmente ovos e filhotes pra deixar o macho fazer tudo sozinho e não há nada que possa ser feito sobre isso. O embrião provavelmente já morreu, então você pode retirar o ninho deles e deixar eles descansarem por uns meses antes que tentar reproduzir novamente. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
cástella Posted January 4, 2020 Share Posted January 4, 2020 Algumas calopsitas esperam até o terceiro ou quarto ovo para começarem a chocar. Pode ser que isso esteja acontecendo com sua fêmea. ou a inexperiência dela. Eu deixaria o ninho por 1 mês. Pode ser que daqui há alguns dias ela bote mais algum ovo e comece a chocar. Para ter experiência só vivenciando, não é verdade? Se isso nao acontecer, daqui um mês você retira o ninho e descarta os ovos. Depois de alguns meses, tente de novo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts