Jump to content

Calopsita batendo na fêmea


Priscila Medeiros

Posts Recomendados

Olá, bom dia!

 

A minha Calopsita macho está brigando muito com a fêmea. Eles ficam juntos na mesma gaiola, não conseguem ter filhotes de jeito nenhum, não consegue reproduzir, porém o macho nunca foi de ser agressivo com a fêmea, e agora ele não para de bater nela, bicando, correndo atrás na gaiola, não sei o que fazer. O que significa isso? Vou precisar separar eles de vez? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, Priscila Medeiros disse:

Olá, bom dia!

 

A minha Calopsita macho está brigando muito com a fêmea. Eles ficam juntos na mesma gaiola, não conseguem ter filhotes de jeito nenhum, não consegue reproduzir, porém o macho nunca foi de ser agressivo com a fêmea, e agora ele não para de bater nela, bicando, correndo atrás na gaiola, não sei o que fazer. O que significa isso? Vou precisar separar eles de vez? 

Há quanto tempo você os tem? Tem certeza de que é um casal? Poste fotos deles ( há um limite de tamanho do arquivo, que não pode ser superior a 0,49 MB. Por via das dúvidas, tire a foto na resolução mínima). Pode ser que a agressividade esteja justamente relacionada com a época de acasalamento).

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Como eu sei se são um casal mesmo? Você consegue identificar? Então a femea eu tenho ha mais tempo uns 4 anos, e o macho eu devo ter ha uns 2 mais ou menos, peguei ela primeiro depois ele, só que a femea que comprei primeiro que é amarela, convivia com outro macho antes dele, só que o outro fugiu mas eles não tinham acasalado. Ela não gosta do ninho, já fiz de tudo, mas ela não vai, morre de medo. Será que pode ser dois machos? 

calopsitas.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, Priscila Medeiros disse:

Como eu sei se são um casal mesmo? Você consegue identificar? Então a femea eu tenho ha mais tempo uns 4 anos, e o macho eu devo ter ha uns 2 mais ou menos, peguei ela primeiro depois ele, só que a femea que comprei primeiro que é amarela, convivia com outro macho antes dele, só que o outro fugiu mas eles não tinham acasalado. Ela não gosta do ninho, já fiz de tudo, mas ela não vai, morre de medo. Será que pode ser dois machos? 

calopsitas.jpg

Em relação à amarela (lutino) não dá para saber o sexo sem exame de DNA. Quanto à cinza, estou em duvida se é Arlequim ou Silvestre. Dê uma olhada na parte de baixo das penas da cauda. Se for listrada, há 80% de possibilidade de se tratar de uma fêmea, principalmente se ela não costuma cantar e fazer barulho.

A amarelinha costuma cantar ou fazer muito barulho?

Link para compartilhar
Share on other sites

Na minha opinião você tem 02 machos (um Lutino e um Arlequim) principalmente porque eles estão juntos há mais de 02 anos e nenhum deles botou um ovo, e você provavelmente nunca viu um  em cima do outro, acasalando.

Difícilmente uma fêmea seria tão agressiva com um macho se não há filhotes no ninho.

Como estas mutações (lutino e arlequim)não possuem dismorfismo sexual (quando machos e fêmeas adultas da mesma mutação possuem características visuais e cores diferentes), ao contrário do que ocorre com os silvestres e pérolas, por exemplo, o sexo só é identificável através do DNA. Mas há algumas características que, com um pouco de sorte, permitem distinguir machos e fêmeas:

1) Em cerca de 80% dos casos, a parte de baixo da cauda da fêmea adulta possui cores listradas (no caso do arlequim, em cinza e amarelo). Os machos costumam ter apenas uma cor lisa;

2) A bochecha laranja dos machos possui uma cor mais viva, sendo que nas fêmeas costuma ser mais pálida;

3) A fêmea não costuma cantar e fazer muito barulho, principalmente quando há um macho por perto;

4) Machos costumam adorar espelhos. Coloque-o na frente de um e veja a reação dele.

Mas se você quer ter certeza sobre o sexo deles, nada melhor que o exame de DNA, que é rápido, barato, e você pode mandar as 3 peninhas pelo correio.

Dependendo da região de São Paulo onde você mora, posso indicar alguns locais para realização do exame.

Link para compartilhar
Share on other sites

O cinza canta muito o dia inteiro quase e fica na frente do espelho. A amarela que eu achava que era fêmea mas não tenho mais certeza, não canta nada, só pia, e não fica nunca no espelho. 

Essa amarela então só consigo saber o sexo se eu fizer exame de DNA, fora isso não tem como saber ? 

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Priscila Medeiros disse:

O cinza canta muito o dia inteiro quase e fica na frente do espelho. A amarela que eu achava que era fêmea mas não tenho mais certeza, não canta nada, só pia, e não fica nunca no espelho. 

Essa amarela então só consigo saber o sexo se eu fizer exame de DNA, fora isso não tem como saber ? 

Exato. A amarelinha só com exame de DNA.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...