Jump to content

Casal comendo os ovinhos


victorsanglard5

Posts Recomendados

Bom dia, galera.

Meu drama continua.

Depois de mais de 1 mês pra criarem coragem de entrar no ninho e mais umas semanas de dificuldade do macho pra conseguir galar (que, inclusive, nem sei se já conseguiu), a fêmea FINALMENTE resolveu botar.

Eu viajei esse feriado... mas domingo precisei voltar em casa porque choveu muito e as aves estavam no chão num quartinho que costuma inundar quando chove. Daí corri pra casa. Graças a Deus elas estavam bem. 
Aproveitei e olhei o ninho. Pra minha surpresa haviam 2 ovinhos. Fiquei todo bobo. Mas virei os ovinhos e reparei q estavam bicados. Deixei lá mesmo assim.
Voltei agorinha pra casa. Quando fui olhar, haviam 3 ovos. OS 3 PELA METADE. Só sobrou a gema.

Não sei qual está fazendo isso... ou se são ambos.

Não acredito que seja deficiencia de calcio. Dou vitaminas sempre e eles tem siba a vontade. Fora o grit que dou algumas vezes por semana.

Alguem sabe de mais algum motivo pra essa rebeldia?

Obrigado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Será então que não foi algum bicho que comeu os ovos, tipo rato? Eles ficam soltos no chão ou dentro da gaiola? Eu já vi casos em que os pais quebram os ovos e geralmente é por inexperiência, deficiência nutricional ou comportamental.

Seria legal se vc criasse um espaço para eles no alto, eles vão se sentir mais seguros.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Daniela, não acredito que seja rato, não. 
Não tenho notado ratos em casa. Mesmo se for, eles estão ficando fechados na gaiola (apesar que eu acho que um rato passaria nas gretas).

Pelo padrão da mordida nos ovos, é bem a cara deles. Acho que um rato teria devorado tudo e todos os ovos.

Devem estar quebrando por inexperiência mesmo. Primeira vez que tentam procriar.

Você acha que devo dar um tempo pra se acostumarem? Será q se eu colocar ovo de galinha cozido eles suprem essa necessidade por comer ovo? 

Editado por victorsanglard5
Link para compartilhar
Share on other sites

Então devem ser eles que estão quebrando, por inexperiência talvez. Vc pode tentar oferecer a casca de ovo de galinha triturada e levada ao forno (tem uma forma segura de preparar isso) ou comprar o grit pronto. Ofereça e observe se eles param.

Pode oferecer em separado o ovo de galinha cozido tb, mas o recomendado é retirar após duas horas na gaiola.

Em relação aos ratos, fique muito atento. Eles são sorrateiros e costumam fazer um estrago. Geralmente são atraídos pelo cheiro das aves e dos girassóis que caem no chão. Uma vez um rato pegou uma jandaia que estava num viveiro e ficou só o corpo, arrancou a cabeça dela fora e comeu, conseguiu pegar pela grade do viveiro, durante a noite.

Editado por Daniela
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Qual a idade deles Vitor????Quando eu coloquei o ninho para os meus foi quando percebi eles regurgitando no pano que cobria a gaiola, pode achei que estavam achando que estavam alimentando o pano que cobria a gaiola, eles ja tinham mais de 1 ano e meio cada um ,tanto femea como o macho, pensei tá na hora e coloquei o ninho ,ha também mordiscavam o papel do fundo da gaiola outro sinal que querem fazer ninho,Boa Sorte!!^_^

Editado por cilene1234
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Cilene, a fêmea deve estar indo pra 2 anos já. O macho deve ter pouco mais de 1 ano. É mais novinho. Ambos estão tentando ter filhotes pela primeira vez.

Os meus também ficam roendo papel e levando pro ninho. E roendo o proprio ninho. Ainda não coloquei maravalha.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Minha calopicita bota os ovos e estão sumindo Serra q rato pasa na greta da gaiola pois tinha 3 ovos e hj fui ver não tinha mais nada nem sinal dos ovos sumiu do nada Jah e a Tercera veiz q isso acontece da outra veiz achei só a metade do filhote dentro da gaiola Serra q são os pais q estão comendo os ovos também 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, patrik pereira disse:

Minha calopicita bota os ovos e estão sumindo Serra q rato pasa na greta da gaiola pois tinha 3 ovos e hj fui ver não tinha mais nada nem sinal dos ovos sumiu do nada Jah e a Tercera veiz q isso acontece da outra veiz achei só a metade do filhote dentro da gaiola Serra q são os pais q estão comendo os ovos também 

Os pais podem comer os ovos por estresse que pode ser causado por diversos fatores, desde comida a ambientação.

Qual a alimentação das suas aves e como é o ambiente da gaiola, onde fica?

Mande fotos pra facilitar. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, você deu um tempo de descanso à cada postura? 

Concordo com @Nascimento, existem vários fatores. Há também alguns casais que comem os ovos que não estão galados. Acho que não é seu caso, já que um dos ovos tinha um filhote.

Ratos passam sim, se forem dos menores, mas eu já vi um rato com um tamanho médio, que se espremeu até entrar num buraco. É bom observar, eles comem filhotes também. Comeram os filhotes de periquitos da minha tia.😡😑

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...