Jump to content

COM ATÉ QUANTOS ANOS DE IDADE UMA CALOPSITA PODE CRUZAR?


Saullo Rodrigues

Posts Recomendados

olá pessoal eu acho que a pergunta que irei fazer e algo que niguem nunca tinha citado em nenhum tópico, porque é o seguinte gostaria de saber até com quantos anos as calopsita cruzam e chegam a ter filhotes?, porque recentemente um dos meus casais cruzou so que a idade do macho e de aproximadamente uns 8 à 10 Anos e da fêmea no máximo 3 anos, so que recentemente eu acabei vendo eles cruzando eu fiquei até impressionado pela certa idade dele ele ainda está cruzando, so que é o seguinte ele a um tempo estava bem debilitado, ele anda más e bem devagar parece um idoso mesmo, Resumindo gostaria de saber pela história que contei se ele ainda consegue cuidar de uma ninhada, chocando ele e  a fêmea poderia me informar se é possível?

Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, Saullo Rodrigues disse:

olá pessoal eu acho que a pergunta que irei fazer e algo que niguem nunca tinha citado em nenhum tópico, porque é o seguinte gostaria de saber até com quantos anos as calopsita cruzam e chegam a ter filhotes?, porque recentemente um dos meus casais cruzou so que a idade do macho e de aproximadamente uns 8 à 10 Anos e da fêmea no máximo 3 anos, so que recentemente eu acabei vendo eles cruzando eu fiquei até impressionado pela certa idade dele ele ainda está cruzando, so que é o seguinte ele a um tempo estava bem debilitado, ele anda más e bem devagar parece um idoso mesmo, Resumindo gostaria de saber pela história que contei se ele ainda consegue cuidar de uma ninhada, chocando ele e  a fêmea poderia me informar se é possível?

Com 8 a 10 anos de idade eles não são considerados tão velhos assim, pois, se bem cuidados, em cativeiro vivem de 17 a 21 anos de idade, aproximadamente ( na natureza, cerca de 14 anos). Tenho 2 machos de 14 anos cada um, e  neste ano criaram com tranquilidade 6 filhotes ao todo, com suas respectivas fêmeas. Assim, não há um limite de idade para que procriem, mas quanto maior a idade, maior a probabilidade de que os filhotes nasçam com má-formação. Uma fêmea com idade mais avançada também fica mais suscetível a ter ovos presos/entalados, o que poderia levá-la a óbito. Com relação à sua calopsita macho, certamente os problemas de locomoção não decorrem da idade dele, mas sim de outro problema qualquer. Basicamente, ele só irá precisar revezar com a fêmea no choco dos ovos e regurgitar os alimentos  para alimentar os filhotes. Então, acho que ele tira de letra tudo isso, basta deixar alimentação farta e diversificada para o casal no período.

Link para compartilhar
Share on other sites

Sim, concordo muito obrigado pela resposta, assim o macho ele está melhor, porque tenho ele a praticamente a 1 mês eu comprei uma calopsita de 6 meses e o vendedor acabou me dando esse de brinde maravilhoso, quando ele chegou aqui estava com as pernas lotada de fungos e no rosto todo também usamos Um medicamento chamado "NISTATINA" e curamos ele praticamente, só que ele anda devagar mesmo não sei se tem algum problema de formação, só que na hora de acasalar com minha fêmea não vi Nenhum problema parece que deu certo veremos se, vão ter filhotes eu espero.

Obrigado pela resposta.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, Saullo Rodrigues disse:

Sim, concordo muito obrigado pela resposta, assim o macho ele está melhor, porque tenho ele a praticamente a 1 mês eu comprei uma calopsita de 6 meses e o vendedor acabou me dando esse de brinde maravilhoso, quando ele chegou aqui estava com as pernas lotada de fungos e no rosto todo também usamos Um medicamento chamado "NISTATINA" e curamos ele praticamente, só que ele anda devagar mesmo não sei se tem algum problema de formação, só que na hora de acasalar com minha fêmea não vi Nenhum problema parece que deu certo veremos se, vão ter filhotes eu espero.

Obrigado pela resposta.

Ele é um garotão ainda. Pode ser que ele tenha artrite, artrose ou algo parecido. Excesso de ácido úrico também costuma causar problemas nas articulações e afeta a locomoção, mas acredito que tudo isto seja reversível ou ao menos controlável. Seja qual for o motivo, pode estar relacionado com má-nutrição ou  insuficiência de algum nutriente. Ou, em ultima hipótese, alguma lesão não tratada devidamente.

Boa sorte!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Olá eu me chamo Suellen e tenho três calopsitas, 2 fêmeas e um macho, o casal é formado por 2 CB e a outra é lutino, minha fêmea do casal tem 6 anos e o macho vai fazer 2. Eles colocaram ovos juntos duas veses, a primeira ninhada o macho quebrou os ovos galados por ser muito jovem, a segunda que eles tiveram agora, um ovo galou mais o feto morreu ainda como uma bolinha, fui fazer a ovoscopia e descobri, fiz com 10 dias dela ter colocado o último ovo. Vocês sabem o que pode ter acontecido? 

Obs: a fêmea lutino esta separada do casal em outra gaiola.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...