Jump to content

Recem chegado


Tarcizo junior

Posts Recomendados

Ola ...

 

Estou com uma calopsita nova em casa, é um machinho ( pelo menos me passaram que é macho), ganhei de um amigo que não estava conseguindo cuidar, e está com 2 meses ...

 

Mais estou com uma dúvida, em conversa com o rapaz que me deu a calopsita, ele disse que estava dando somente pão duro e alpiste, mais sei que isso está longe de ser uma alimentação saudável para a calopsita, será que vou inserindo ração e sementes e deixo o pão junto ou retiro o pão e deixo somente as sementes e ração ??

Será que devo inserir algumas frutas e legumes para ver se ele já se adapta ou espero um pouco ??

 

Eu tenho uma fêmea que esta muito bem de saúde e come muito bem, quanto tempo deve deixar o macho de “quarentena” até poder colocar junto a fêmea ?? Já estou providenciando os exames nele para ver se está tudo certo, mais aparentemente está tudo certo.

 

DSC_02812.thumb.JPG.83b72963611fb69f7098

É o mais escuro nessa foto.

DSC_0278.JPG

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Esse macho já passou pela primeira muda e provavelmente pela segunda (note que a cara dele está toda amarela), portanto não é um filhote de dois meses de idade, mas se trata de um macho sim.

Em relação a alimentação, deixe as sementes a vontade, ração extrusada e farinhada e fique observando para ver se ele come, a tendência é comer, ainda mais vendo a outra. Pode oferecer milho verde, couve, almeirão etc e ver se ele pega.

Quarentena nada mais é que o período enquanto são feitos os exames, tempo dos coletores chegarem, de vc fazer a coleta, de enviar ao laboratório e do resultado sair.

Editado por Daniela
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Realizado os exames você poderá juntar de imediato eles, desde que no exame não acuse nenhuma doença. Para ele se acostumar aos novos alimentos, faça uma mistura de sementes própria para calopsitas, ração e farinhada (mais ou menos 60% de sementes, 20% ração e 20% farinhada) e deixe num potinho mais largo como uma banheirinha, por mais ou menos um mês, para que ele conheça todos os alimentos, sendo curiosas como são ele logo irá se habiturar. Passado esse período de adaptação você separa os alimentos cada um no seu potinho, mas mantenha um ao lado do outro, pois a tendência é que ele sempre coma mais sementes, mas irá diversificar comendo os outros que estão ao lado dela. A água deverá estar sempre do lado da ração. Todos os dias coloque um alimento diferente, como verduras, legumes e frutas, mesmo que ele não coma, torne a repetir todos os dias, pois com certeza ele irá comer. Comece pelas verduras que é o que agrada mais os passaros em geral. Coloque um osso de siba também na gaiola para ele como fonte de cálcio. Como ele já come alpiste não tera dificuldades em comer outras sementes. Ele deve estar muito desnutrido uma vez que comia somente essa alimentação pobre em nutrientes. Muita maldade pessoas que adquirem um bichinho somente pelo prazer de ter e esquece que ele tem necessidades especiais em alimentação e cuidados especificos. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Esse macho já passou pela primeira muda e provavelmente pela segunda (note que a cara dele está toda amarela), portanto não é um filhote de dois meses de idade, mas se trata de um macho sim.

Em relação a alimentação, deixe as sementes a vontade, ração extrusada e farinhada e fique observando para ver se ele come, a tendência é comer, ainda mais vendo a outra. Pode oferecer milho verde, couve, almeirão etc e ver se ele pega.

Quarentena nada mais é que o período enquanto são feitos os exames, tempo dos coletores chegarem, de vc fazer a coleta, de enviar ao laboratório e do resultado sair.

Então sou meio leigo referente a calo, mais como adoro, procuro pesquisar e aqui no forum consigo bastante respostas... Referente ao tempo o amigo que me deu disse que era mais ou menos de 2 meses mais não sei...

Ja deixei as coletas e agora só esperar os resultados...

 

Realizado os exames você poderá juntar de imediato eles, desde que no exame não acuse nenhuma doença. Para ele se acostumar aos novos alimentos, faça uma mistura de sementes própria para calopsitas, ração e farinhada (mais ou menos 60% de sementes, 20% ração e 20% farinhada) e deixe num potinho mais largo como uma banheirinha, por mais ou menos um mês, para que ele conheça todos os alimentos, sendo curiosas como são ele logo irá se habiturar. Passado esse período de adaptação você separa os alimentos cada um no seu potinho, mas mantenha um ao lado do outro, pois a tendência é que ele sempre coma mais sementes, mas irá diversificar comendo os outros que estão ao lado dela. A água deverá estar sempre do lado da ração. Todos os dias coloque um alimento diferente, como verduras, legumes e frutas, mesmo que ele não coma, torne a repetir todos os dias, pois com certeza ele irá comer. Comece pelas verduras que é o que agrada mais os passaros em geral. Coloque um osso de siba também na gaiola para ele como fonte de cálcio. Como ele já come alpiste não tera dificuldades em comer outras sementes. Ele deve estar muito desnutrido uma vez que comia somente essa alimentação pobre em nutrientes. Muita maldade pessoas que adquirem um bichinho somente pelo prazer de ter e esquece que ele tem necessidades especiais em alimentação e cuidados especificos. 

Também acho muita maldade, mais ainda bem que agora estou com ela, e poderia tomar os devidos cuidados...

Vou tentar fazer desta forma que vc me disse, eu ja coloquei as sementes e ração e percebi que como no meio tem o alpiste ele vai "beliscando" as outras sementes tb ... Hoje mesmo vou colocar verduras e vou diversificando para ver se ele se adapta ..

Já mandei a coleta para fazer os exames e agora só esperar os resultados.

Consegui mais fotos ... Sera q realmente tem 2 meses ?? Pela penugem da para saber ?

DSC_0283.thumb.JPG.ff2a18fab2acf0a0ed8adase.thumb.JPG.0db3e4396a25216c9a2697a878

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Você teria que perguntar para o seu amigo porque ele diz ter dois meses. São dois meses a partir do dia que ele comprou ou onde ele comprou afirmaram essa resposta. Teria que saber a quanto tempo ela está com ele e onde ele comprou a quanto tempo estaria, pois se formos analisar a carinha dele, está muito amarela para um filhote. Embora do jeito que ele está encolhidinho parece com um filhote indefeso:$, mas está muito difícil de ser, pois as características estão dizendo o contrário.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Um macho silvestre de apenas dois meses tem a cara toda cinza e não amarela.

Eles são muito mais bonitos assim com a cara toda amarela.

Ahh entendi Daniela ... Muito obrigado pela explicação, não fazia ideia sobre isso ..rs

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Quando meus filhotes nasciam, eu não via a hora deles começarem a primeira muda para a cara já ir "amarelando" rs, o que acontece por volta dos 5 meses.

Basta vc cuidar direitinho, dar uma boa alimentação, amor e carinho que ele ficará lindão, pq lindo ele já é.

Editado por Daniela
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.