Jump to content

Minha Calopsita morreu durante a noite


Tiago Salvador

Posts Recomendados

Pessoal bom dia,

Ontem recebi do criador uma calopsita novinha e mansa, com 3 a 4 semanas de vida. 

Quando chegou, ela brincou, comeu sua ração e foi dormir. Aparentemente tudo normal! ( Ela dormiu por volta de 20:00)

Hoje pela manhã (05:00) ela já estava morta no centro da gaiola.

Na casa não temos outros bichos de estimação. Alguém pode me ajudar a entender oq pode ter acontecido???

Desde já agradeço a todos

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia,

Como estavam as fezes dela? (firminhas ou moles, com que coloração, etc)

Você encontrou sangue nela, no bico ou ao redor ou então muitas penas soltas no fundo da gaiola?

É realmente difícil dizer o que aconteceu sem fazer uma autópsia do corpo, pois existem inúmeras possibilidades.

Link para compartilhar
Share on other sites

Vanessa, obrigado pela resposta.

Não havia sinal de sangue em nenhuma parte do corpo dela, nem ao redor. Nenhuma pena também no fundo da gaiola.

As fezes dela estavam moles com coloração branca mais predominante.

Estou pensando em levá-la em um veterinário para ele me dizer oq aconteceu.

Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, Tiago Salvador disse:

Vanessa, obrigado pela resposta.

Não havia sinal de sangue em nenhuma parte do corpo dela, nem ao redor. Nenhuma pena também no fundo da gaiola.

As fezes dela estavam moles com coloração branca mais predominante.

Estou pensando em levá-la em um veterinário para ele me dizer oq aconteceu.

Com vinte e poucos dias de vida, acho pouco provável que ela estivesse se alimentando sozinha. Acho que nem totalmente empenada estava.Olhe o papo dela e veja se está vazio. Irresponsabilidade de quem a separou dos pais e te vendeu. Tudo por dinheiro! Lamentável.

E nem adianta fazer necrópsia. Muito pouco provável que lhe apontem uma causa específica. Digo isso por experiência própria.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal, bom dia!

Falando com o criador que me vendeu ele me informou outra coisa. Essa calopsita que ele me mandou tinha por volta de 60 dias. E ele está achando que ela estranhou o novo ambiente. No criador, ela já estava ficando solta boa parte do dia, e quando ela chegou na minha casa e a coloquei na gaiola ela pode ter estranhado muito essa mudança repentina.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, Tiago Salvador disse:

Pessoal, bom dia!

Falando com o criador que me vendeu ele me informou outra coisa. Essa calopsita que ele me mandou tinha por volta de 60 dias. E ele está achando que ela estranhou o novo ambiente. No criador, ela já estava ficando solta boa parte do dia, e quando ela chegou na minha casa e a coloquei na gaiola ela pode ter estranhado muito essa mudança repentina.

 

Nenhuma ave morreria só porque "estranhou" o ambiente.

Talvez alguma queima de fogos retardada, algum barulho muito alto que a tenha assustado.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal,

Não fiquei satisfeito e fui a um veterinário com a calopsita e com as fezes dela. Pra explicar a situação e ver se ele poderia me ajudar a entender.

Muito prestativo, ele examinou a ave e verificou a síndrome do Peito Seco, como ele falou. O papo da ave estava afiado parecido com uma faca. Ele explicou que isso já veio do criador e acontece que essa síndrome simplesmente não permite que a ave absorva os nutrientes do alimento que está ingerindo e faz com que ela fique muito fraca.

Ele ainda amenizou a culpa do criador, falando que muitos criadores registrados não sabem se as aves que eles estão vendendo tem essa síndrome antes de revender.

As causas que podem ter levado a minha calopsita a desenvolver essa síndrome são muitas, ela já pode ter nascido com ela, pode ter contraído através do contato com pardais ou pombos ( Por isso a importância de se saber a procedência do criador).

Bom pessoal, acho que foi isso. Espero que esse exemplo tenha ajudado de alguma forma vocês criadores pra ficar atentos a essa síndrome do Peito Seco. Abraços e obrigado pelo feedback de vcs aqui.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Tiago Salvador Poxa, que pena ☹️ 

Pra ver que mesmo a ave vindo de um criador registrado ela ainda pode apresentar problemas ou doenças que mesmo o criador não percebe, e por isso mesmo temos que ficar bem atentos na calopsita que queremos adquirir, verificar tudo antes de finalmente comprá-la. 

Acredito que toda ave deve ser pesada semanalmente ou mensalmente pra ver se estão no peso ideal, porque isso realmente é algo que pode acabar passando batido já que a ave come e age normalmente. 

Eu mesma sempre verifico o peito das minhas aves pra ver se está tudo certo e pra ver também se não tem comida estagnada no papo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...