Jump to content

Calopsita femea doente


No heaD

Posts Recomendados

Ja tive uma conta neste forum a um tempo atraz, porem tive problemas com o e-mail e estou retornando.

Gostaria que me ajudassem. Moro no interior e não tem veterinarios para aves.

Hoje acordei e como faço diariamente retirei minhas calos do quarto onde elas dormem para a varanda onde passam o dia.

A femea foi fazer um giro no poleiro e prendeu a asa. Notei que ela não conseguia soltar a asa para fazer o giro. Então ela desistiu e mudou de posição pela grade. Percebi que ela estava sem força nas asas. Ja andava com as asas abaixadas a algum tempo atraz, porem voava e agia normalmente. Na hora do almoco o macho se assustou e pulou do poleiro. A femea foi fazer o mesmo porém caiu no chão do viveiro. Tambem tenho notado que a um tempo ela esta sem voar, porem andando muito no chao do poleiro e la permanecendo por um longo tempo. Hoje alem de passar um tempo no chão tambem dormiu muito.

Adicionei a alguns meses no viveiro um ninho. Chegara a agir como se estivessem com ovo, mas nao havia nenhum no ninho. O macho inclusive ficou muito bravo ultimamente.

Alimentação continua a mesma: mix de sementes e ofereci ossiba mes passado. Agua e comida sao trocadas 3 vezes ao dia.

Aparentemente ela esta perfeita. Porem esta sem força nas asas, respirando fundo, sonolenta e com os olhos muitas vezes entreaberto.

Podem ajudar?

Link para compartilhar
Share on other sites

Passaros com asa caída sugestiona traumatismo na asa, como uma contusão ou algo semelhante, que causa muita dor no passaro levando ele a letargia e sofrimento. Isso não afasta outras possibilidades de doença. Quando percebemos algum sintoma devemos levar urgentemente num veterinário, para evitar sofrimentos ao passaro e mortes como a descrita. Se não tem veterinário especializado em aves, tem que levar em qualquer outro mesmo sem especialização, ou até num zoologico ou faculdade. Seria legal arrumar outra companheira para o seu macho, mas antes se certifique que ela não estava com nenhuma doença contagiosa e transmitiu para ele. Não esqueça de fazer a quarentena ou exames preventivos quando adquir outra.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...