Jump to content

Adaptação à ração extrusada


Yago Teruo

Posts Recomendados

Olá!! Sou novo aqui no fórum, e gostaria de saber sobre a adaptação à ração... Comecei a fazer a mistura (25% ração mp13 Megazoo; 75% semente) e fiquei uma semana, até mais, para a fase. Depois, comecei a dar 50% de cada, e observei que minha calopsita comia somente as sementes, e a ração acabava sobrando no potinho. Eu deixava na gaiola até a manhã seguinte, e dava somente a ração na parte da manhã para depois colocar a mistura. Ia tudo bem, até que passei para 75% ração e percebi que quando chega a noite, minha calopsita fica correndo de um lado para o outro na gaiola... Deve ser fome, certo? O problema é que o veterinário disse que tenho que deixar ela com fome e ela comerá a ração, porém não me parece que ela vai comer... Só para de correr se eu chego com o potinho na minha mão, e mesmo assim fica procurando as sementes pela ração. Será que ela não está gostando e eu deveria tentar outra marca? Podem me ajudar? Obrigado!

Link para compartilhar
Share on other sites

Aves não comem de noite, e isso é um erro. Uma ave que se alimenta de noite pode desenvolver problemas sérios no organismo porque esse tipo de comportamento é estressante para o corpo da ave, então melhor não fazer isso.

A ideia de deixar ela com fome é assim: Retire as sementes de noite e coloque somente a ração na gaiola, deixando até de dia, pois se ela sentir fome vai acabar tendo que comer a ração. 

Se você ver que isso não funciona você pode até deixar de oferecer a ração. As pessoas tem uma ideia errônea de que sementes fazem mal e vão até matar a sua ave, mas isso é errado, a questão é que apenas alguns tipos de sementes são prejudiciais para aves, como o girassol, por exemplo, que é uma semente gordurosa, mas ainda existem outras variedades delas que são pobres em gordura e ricas em nutrientes, como a aveia e o arroz com casca. 

Não é porque você  alimenta sua calopsita com sementes que ela está sendo mau-alimentada. Desde que você ofereça uma grande variedade de sementes, juntamente com outros alimentos, ela vai se manter saudável e ativa sempre, sem nenhum problema.

Opções para oferecer junto das sementes são frutas, legumes e hortaliças verde-escura diariamente, milho cozido e ovo cozido algumas vezes ao mês e farinhada a base de ovos uma ou duas vezes na semana.

 

  • Gostei 1
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 20/01/2020 at 00:07, Yago Teruo disse:

Olá!! Sou novo aqui no fórum, e gostaria de saber sobre a adaptação à ração... Comecei a fazer a mistura (25% ração mp13 Megazoo; 75% semente) e fiquei uma semana, até mais, para a fase. Depois, comecei a dar 50% de cada, e observei que minha calopsita comia somente as sementes, e a ração acabava sobrando no potinho. Eu deixava na gaiola até a manhã seguinte, e dava somente a ração na parte da manhã para depois colocar a mistura. Ia tudo bem, até que passei para 75% ração e percebi que quando chega a noite, minha calopsita fica correndo de um lado para o outro na gaiola... Deve ser fome, certo? O problema é que o veterinário disse que tenho que deixar ela com fome e ela comerá a ração, porém não me parece que ela vai comer... Só para de correr se eu chego com o potinho na minha mão, e mesmo assim fica procurando as sementes pela ração. Será que ela não está gostando e eu deveria tentar outra marca? Podem me ajudar? Obrigado!

Leia
 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...