Jump to content

CALOPSITA NOVINHA 20 DIAS


AdrianaPV

Posts Recomendados

Oi gente,

 

Tinha uma calopsita que ganhei mais ela é mto brava não deixa nem eu colocar comida direito, então comprei outra, segundo o moço essa tem uns 20 dias...

 

Gostaria de dicas, pq to bem perdida, essa novinha já tentou me bicar e eu deixei, não doeu mais tenho receio.

 

Ela também esta dando trabalho para comer... me ajudem com dicas por favor...

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Se ela continuasse somente ela e você te garanto que ela seria sua sombra com o tempo, pois uma calopsita sozinha se apega demais ao dono, acha que você e do bando coisa e tal, kkkkkk, mas como você adquiriu outra o processo de amansar é em dobro porém não é impossível ,boa sorte e muito amor e carinho!!!!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Procure deixar a gaiola o maior tempo possível aberta, isso vale para as duas calopsitas, pois calopsita presa é calopsita brava, quando começam a viver soltas, elas ficam sociáveis, param de morder e até interagem com o dono. Algumas não aceitam contato físico, mas nunca avançam no dono em momento algum.

Deixe elas nos primeiros dias a vontade para entrar e sair da gaiola quando quiserem, não force a nada, mesmo que fique lá dentro o tempo todo. Quando se sentirem a vontade sairam por vontade própria, dai você poderá comerçar a tentar uma aproximação. Converse o tempo todo com elas, sempre que possível, para facilitar deixe a gaiola num local de passagem ou onde as pessoas da casa fiquem mais, assim elas se acostumam com a presença dos donos.  Sempre que puder vá até a gaiola e converse com elas e ofereça um girassol, se elas recuarem você deixa sobre o poleiro apoiado, pois uma hora elas irão até o girassol e perceberam que você queria somente agradar. Sempre aproxime as mãos por baixo, nunca acima da cabeça delas para não assustar ou traumatizar. Quando passarem a comer em sua mão poderá lentamente tentar aproximar a mão arrastando no poleiro e chegando o mais próximo que permitir, dai tente passar no peito dela para ela subir no seu dedo.

Dedicação, persistência  e muuuuuuuiiiiito carinho é o segredo de um bom adestramento. Com o tempo vocês irão se conhecer melhor e tudo virá naturalmente. Mas lembre-se sempre de deixar elas soltas, aqui em casa tenho ma que quando comprei no lugar onde estava ninguém chegava com as mãos próxima dela, no primeiro dia que deixei ela solta a coitadinha não sabia o que fazer com tanta liberdade. No final do dia eu já pegava ela a força para por na gaiola sem ela me morder, com poucos dias já comia em minha mão e interagia com todos. Isso porque eu não tive tempo de adestrar ela e deixei ela solta a vontade somente para ficar sociável.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Ela ainda ta na papa? É bem comum dar problemas em filhote por administração errada da papa ou falta de cuidado com a limpeza dos utensílios, eu mesma que já cuidei de alguns ainda tenho um pouco de medo disso... Segue o que o veterinário falou, e tenta manter ela quentinha, tomara que dê tudo certo :)

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Tbem acho q pode ser algo a respeito da papinha, pq as vezes as calopsitas filhotes regurgitam qndo come demais ou qndo não aceitam direito ainda! Mas por ela ter ficado mole eh bem capaz q baixou a pressão dela, talvez o calor tenha feito q ela regurgitasse e ficasse sobre aquecida! Eu sugeria q se estiver bem quente sua cidade não aquecesse ela mais para não super aquecer novamente!.. Por ela ser mto novinha eh complicado a administração de medicamentos, até mesmo vitamina se ela não precisar (não estiver com nenhuma deficiência de vitaminas) pode fazer mal pros rins dela e pro fígado! Eu esperaria e não daria nem a vitamina! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho sim q pode ser um fungo!...

leia isso q peguei num site! 

Mas acredito q tenha q tomar um remédio mais forte e não só vitamina

 

Candidíase ou Papo Estagnado

Doença causada pelo fungo Candida albicans; esse fungo está presente no ambiente e em pequenas concentrações no trato digestivo das aves. Esse fungo é capaz de causar infecções em aves muito jovens, com sistema imune imaturo ou submetidas a tratamento com antibióticos (essa é a chamada candidíase primária). Candidíase secundária pode se desenvolver em aves já adultas, tratadas com antibióticos por longos períodos de tempo ou sofrendo de desnutrição ou alguma outra doença. Os antibióticos atacam a flora digestiva normal, alterando o crescimento e equilíbrio dos organismos aí presentes.

Geralmente, o fungo afeta o trato digestivo superior: papo, proventrículo (músculo estomacal) e nontrículo (estomago glandular), mas também pode atacar o trato respiratório, pele e sistema nervoso. Os sintomas freqüentes são regurgitação, anorexia e demora no esvaziamento do papo, além de placas brancas na boca.

O tratamento é feito à base de anti-fúngicos, como Micostatin e lavagem do papo atravéz de sonda. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa muito obrigada..  AVeterinária deu uma vitamina e estamos dando um remédio de fungos de 12 em 12hrs.. Ela está bem melhor e está até pedindo a papinha.. Fica tipo gritando... Vamos aguardar neh... Segunda voltaremos no veterinário... Obrigada

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia,

 

Pessoal vc´s estão me ajudando muito

 

vamos la.. a mais velha (que é brava) começou a ver o carinho que eu dava pra outra e começou a chamar minha atenção... comecei a dar comida na boca dela.. e adivinhem, ela não esta mais tentando me bicar o tempo todo.. vou cortar as assas dela e deixa-la solta em ksa (longe da novinha)

 

agora a novinha, esta bem debilitada e com dificuldade para comer, tem vezes que ela se anima, anda a casa toda e até tenta voar, mas tem momentos que ela fica meio triste.. o osso no meio da barriga dela começou a aparecer, coisa que não viamos antes.

 

estou meia preocupada, o coco dela ta um verde escuro misturado com tipo um "xixi" meio amarelo meio branco.. não sei se é normal.

 

porem ela pia e fica querendo colo o tempo todo.

 

vamos aguardar e torcer para ela ficar boa ... 

Link para compartilhar
Share on other sites

Se o fungos que ela contraiu for candidiase (sapinho), faz com que ela não consiga se alimentar, pois o processo infeccioso é muito doloroso, pois inflama tudo por dentro e impede ela de engolir. Essa moleza nada mais é que fraqueza, pois a falta de alimentação está debilitando ela, prova essa que ela já está com a quilha (ossinho) aparente, sinal que as reservas de gordura de seu corpo já foram queimadas e ela está consumindo os músculos do peito para sobreviver.  

Você deve manter ela aquecida com uma lâmpada de 60w independente de estar calor ou não, pois quando estão doentes sentem frio para que ela não tenha que se esforçar para se aquecer, o que faz queimar as últimas reservas de energia que ela tem. 

Quanto a papinha se você está dando com colher ou com seringa mas externamente, comece a aplicar via sonda diretamente dentro do papo, pois somente assim ela irá se alimentar e você terá alguma chance de tentar salvar ela.

Quando esse osssinho está aparente o passaro está entrando num último estágio da doença antes de vir a obto e não tem boas perspectivas de cura, a menos que o dono interceda rapidamente. Não deixe ela sem alimentação pois é a única coisa que poderá fazer com que suporte a doença até que os remédios façam efeito e a luz segundo meu veterinário faz grandes milagres num passaro doente.

Não se iluda com o fato dela de vez em quando tentar andar ou voar pela casa, pois elas agem normal mesmo que doentes, pois escondem o máximo que podem sua fragilidade. Essa semana que passou vi um caso indentico ao seu, infelizmente a dona começou a dar a papinha muito tarde via sonda e ela morreu nas mãos da dona na hora que ela foi pegar ela para dar a papinha.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Você pode comprar uma propria para papinha em loja de pet shop. Eu costumo fazer com seringa de 5ml comprada em farmácia e com borrachinha de garrote, aquela usada para apertar o braço quando fazemos exames de sangue, corto +/- 5 cm e adapto a seringa. A vantagem dessa é que ela é molinha e não machuca e não tem como dar via falsa devido a largura igual ao bico.

Link para compartilhar
Share on other sites

Arrumei uma dessas vou testar qnd chegar em ks... Ela foi ao veterinário hj e a veterinária ficou impressionada.. Disse q em vista do q estava, ela está mto bem.... Porém devemos continuar nos cuidados e dar uma forcadinha para comer pq ela está com o peito um pouco seco... Estou um pouco mais tranquila ... obrigada !!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 anos depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...