Jump to content

Problema no olho


luah

Posts Recomendados

Como eu havia postado um mês atrás, minha calopsita tá com o olho esquerdo vermelho, na parte inferior da pálpebra. Fiz a postagem aqui e me aconselharam a levar em um veterinário. Fiquei procurando um veterinário que tratasse de aves na minha cidade e encontrei. Levei-o lá, o veterinário examinou minha calopsita e sugeriu que pudesse, talvez, ser de nascença( já que eu tinha dito que desde que eu ganhei a calopsita, ela já estava com o olho assim) ou que, provavelmente, pudesse ser uma inflamação no olho. A princípio ele não soube dar um diagnóstico preciso, porém me passou uma receita com uso de colírio e um comprimido (apenas um) pra ser ministrado durante 4 dias, no total, com o uso do colírio, dando 10 dias de tratamento. E caso não houvesse melhoras, ele iria me recomendar pra outro veterinário (??) Tô seguindo conforme a instrução que me foi passada, entretanto, não estou vendo melhoras. E não sei se é paranoia minha, mas tenho achado que ela emagreceu. Tenho sentido aquele ossinho no peito mais aparente. Outra coisa também são as fezes: estão aguadas. ora sai uma água branca, ora sai esverdeada, quase nada sólido. Só água. Acredito que possa ser diarreia. Antes do tratamento as fezes estavam mais sólidas, as vezes um pouquinho mole, mas no geral estavam com aspecto sólido. Não sei o que fazer! Será que tem algum problema se eu der uma vitamina pra ele? Hoje faz seis dias de tratamento. Abaixo a primeira foto que eu tirei hoje do olho dele e a segunda mês passado.

13.51.03.jpeg

20191225_220952.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Pode ser algum tipo de doença que causa essa inflamação, nunca vi isso de que pode ser genético ou de nascença. 

Ela também pode estar sofrendo algum tipo de infecção que está causando essa diarreia e perda de peso, então recomendo levá-la novamente ao veterinário pra ver esse problema, pois aves ficam debilitadas muito rápido, ainda mais quando é algo que causa esses sintomas. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, VanessaHollier disse:

Pode ser algum tipo de doença que causa essa inflamação, nunca vi isso de que pode ser genético ou de nascença. 

Ela também pode estar sofrendo algum tipo de infecção que está causando essa diarreia e perda de peso, então recomendo levá-la novamente ao veterinário pra ver esse problema, pois aves ficam debilitadas muito rápido, ainda mais quando é algo que causa esses sintomas. 

Pois é, mas eu não tô com muita confiança nesse veterinário (desde o momento que disse que podia ser genético).Pelo que eu pesquisei, o comprimido (anti-inflamatório) que ele passou é indicado pra cães e gatos. Pode ser ignorância minha, mas tem remédios voltados pra aves, não? Não posso afirmar que o comprimido deixou as excretas aguadas, mas antes não estavam desse jeito. As vezes sai somente água, outras vezes sai algo sólido, pouca coisa. só sei que antes do remédio estavam sólidas. Ficavam um pouco mole, mas no geral tinha aquele parte verde e branca... Tô com medo de passar outros remédios e piorar a situação. 

Link para compartilhar
Share on other sites

@luah Se não confia nesse veterinário então é melhor procurar outro, especializado de verdade em aves.

Existem sim remédios indicados somente a aves, mas normalmente remédios específicos pra eles são difíceis de se encontrar em algumas cidades ou até mesmo no país. Eu mesma nunca vi nenhum anti-inflamatório para aves, mas talvez exista. 

Normalmente o que importa é a substância que compõe o medicamento, pois não tem problema nenhum se for uma substância que pode ser usada em aves, o maior problema mesmo está na dosagem de medicamentos indicados pra gatos e cachorros, pois esses remédios normalmente são dados por quilo de animal e uma calopsita pesa só algumas gramas, podendo acabar criando confusão na hora de indicar uma dosagem.

Recomendo que leve ela em outro veterinário pra ver o que pode ser. 

Alguns medicamentos podem alterar as fezes, mas o fato dela estar emagrecendo mostra que tem algo muito errado aí, pois uma ave magra é sinal de que não está se alimentando direito ou que o alimento não está sendo bem absorvido/processado pelo organismo. Diarreias totalmente liquidas podem causar danos graves nas aves, pois elas ficam desidratadas e emagrem muito rápido, ficando debilitadas em pouco tempo, então fique de olho se ela está comendo, se está ativa ou com algum outro sintoma de doença.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

38 minutos atrás, VanessaHollier disse:

@luah Se não confia nesse veterinário então é melhor procurar outro, especializado de verdade em aves.

Existem sim remédios indicados somente a aves, mas normalmente remédios específicos pra eles são difíceis de se encontrar em algumas cidades ou até mesmo no país. Eu mesma nunca vi nenhum anti-inflamatório para aves, mas talvez exista. 

Normalmente o que importa é a substância que compõe o medicamento, pois não tem problema nenhum se for uma substância que pode ser usada em aves, o maior problema mesmo está na dosagem de medicamentos indicados pra gatos e cachorros, pois esses remédios normalmente são dados por quilo de animal e uma calopsita pesa só algumas gramas, podendo acabar criando confusão na hora de indicar uma dosagem.

Recomendo que leve ela em outro veterinário pra ver o que pode ser. 

Alguns medicamentos podem alterar as fezes, mas o fato dela estar emagrecendo mostra que tem algo muito errado aí, pois uma ave magra é sinal de que não está se alimentando direito ou que o alimento não está sendo bem absorvido/processado pelo organismo. Diarreias totalmente liquidas podem causar danos graves nas aves, pois elas ficam desidratadas e emagrem muito rápido, ficando debilitadas em pouco tempo, então fique de olho se ela está comendo, se está ativa ou com algum outro sintoma de doença.

Entendi! é que eu me assustei justamente por um remédio feito pro tamanho de cachorro/gato, comparado com uma calopsita. E como as fezes se alteraram nesses últimos dias, fiquei pensando nisso. Quanto ao comportamento, me parece ativo. Brinca, ajeita as penas, sobe e desce da gaiola, tenta mexer em coisa que não deve... as vezes cochila, mas não me parece "encorujado." Tá se alimentando também. Só em relação a magreza que eu não sei se é coisa da minha cabeça, mas quando eu aproximo ele perto de mim, eu sinto esse ossinho do peito, que eu não me recordo de ter reparado nisso antes, se já estava assim. Enfim, vou levar no veterinário e espero que isso se resolva logo. Obrigada pela atenção! 

Link para compartilhar
Share on other sites

@luah Aves normalmente possuem esse osso aparente e está tudo bem, desde que ao redor do osso você consiga ver/sentir carne. Caso esse osso esteja muito saltado, parecendo uma lamina, aí sim é sinal pra se preocupar. 

No geral a ave deve possuir gordura ao redor do osso, estando ambos no mesmo nível, se a gordura dele estiver abaixo do nível do osso (mais pra dentro) é sinal de desnutrição e se o osso não puder ser visto na barriga é sinal de que a ave está acima do peso.

Boa sorte com sua calopsita! 😊

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, VanessaHollier disse:

@luah Aves normalmente possuem esse osso aparente e está tudo bem, desde que ao redor do osso você consiga ver/sentir carne. Caso esse osso esteja muito saltado, parecendo uma lamina, aí sim é sinal pra se preocupar. 

No geral a ave deve possuir gordura ao redor do osso, estando ambos no mesmo nível, se a gordura dele estiver abaixo do nível do osso (mais pra dentro) é sinal de desnutrição e se o osso não puder ser visto na barriga é sinal de que a ave está acima do peso.

Boa sorte com sua calopsita! 😊

Levei no veterinário novamente e, de novo, ele não soube dizer o que a ave tem. Descartou que possa ser infecção porque não houve melhora e ele disse que se tivesse com algo já teria melhorado. Mas disse que talvez tenha que fazer uma cirurgia no olho (??), porque a pálpebra inferior está caída. Ou seja: me parece que ele não tem muita noção. E como eu pedi pra pesar ele, deu na balança que ele tá com 90 g. Acho que tá na média, né? Não tem como eu ir pra longe da onde eu moro no momento pra procurar outro veterinário. Vou ficar monitorando ele por enquanto, e pelo que eu procurei, tem laboratórios que fazem exames pela internet, então acho que vou por esse caminho. É o jeito.

Link para compartilhar
Share on other sites

@luah Sim, é melhor pedir o exame pela internet mesmo. 

Dizendo agora na minha opinião, isso me parece muito com uma síndrome chamada de "One-eyed cold" ou então "Febre do Papagaio", que afeta um único olho e normalmente é resultado de uma infecção bacteriana. Isso pode fazer com que o olho da ave fique avermelhado e com a pálpebra caída ou então faz com que a ave fique com um olho fechado o tempo todo, com o tempo dando um aspecto de que a íris parece congelada (ela ganha um tom mais claro). 

Mas isso só um veterinário pra afirmar mesmo o que isso pode ser no seu caso. Boa sorte!

Segue imagens: 

images.jpg.38fb3a419b09c96f88bfc1610c756699.jpg

1590127476_images(1).jpg.fd64684d7784a32e8d54314ecea85f67.jpg

 

Editado por VanessaHollier
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, VanessaHollier disse:

@luah Sim, é melhor pedir o exame pela internet mesmo. 

Dizendo agora na minha opinião, isso me parece muito com uma síndrome chamada de "One-eyed cold" ou então "Febre do Papagaio", que afeta um único olho e normalmente é resultado de uma infecção bacteriana. Isso pode fazer com que o olho da ave fique avermelhado e com a pálpebra caída ou então faz com que a ave fique com um olho fechado o tempo todo, com o tempo dando um aspecto de que a íris parece congelada (ela ganha um tom mais claro). 

Mas isso só um veterinário pra afirmar mesmo o que isso pode ser no seu caso. Boa sorte!

Segue imagens: 

images.jpg.38fb3a419b09c96f88bfc1610c756699.jpg

1590127476_images(1).jpg.fd64684d7784a32e8d54314ecea85f67.jpg

 

É, me parece também que seja alguma infecção bacteriana como você disse. Me espanta é o veterinário de "aves" que eu levei o meu não ter cogitado isso. A cor do olho dele é vermelho, acho que pela mutação ser lutino. A vermelhidão mesmo fica na parte da pálpebra inferior, que fica caída. Enfim, vou procurar um laboratório pra fazer exame e enquanto isso vou reforçando a alimentação. Obrigada por tudo! :)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 3 months later...
  • 3 months later...
  • 3 months later...
Em 02/10/2020 at 14:28, Joyce Cristina disse:

Boa tarde!

Luah a sua calopsita melhorou?

A minha está com o mesmo problema no olho.

A minha também, e da mutação lutino, pode ser genético poq a mãe tbm era assim mas fico preocupada, até o pio dela mudou esta mais fraco e baixo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

28 minutos atrás, Dádiva disse:

A minha também, e da mutação lutino, pode ser genético poq a mãe tbm era assim mas fico preocupada, até o pio dela mudou esta mais fraco e baixo. 

 

Em 28/01/2020 at 14:38, luah disse:

Como eu havia postado um mês atrás, minha calopsita tá com o olho esquerdo vermelho, na parte inferior da pálpebra. Fiz a postagem aqui e me aconselharam a levar em um veterinário. Fiquei procurando um veterinário que tratasse de aves na minha cidade e encontrei. Levei-o lá, o veterinário examinou minha calopsita e sugeriu que pudesse, talvez, ser de nascença( já que eu tinha dito que desde que eu ganhei a calopsita, ela já estava com o olho assim) ou que, provavelmente, pudesse ser uma inflamação no olho. A princípio ele não soube dar um diagnóstico preciso, porém me passou uma receita com uso de colírio e um comprimido (apenas um) pra ser ministrado durante 4 dias, no total, com o uso do colírio, dando 10 dias de tratamento. E caso não houvesse melhoras, ele iria me recomendar pra outro veterinário (??) Tô seguindo conforme a instrução que me foi passada, entretanto, não estou vendo melhoras. E não sei se é paranoia minha, mas tenho achado que ela emagreceu. Tenho sentido aquele ossinho no peito mais aparente. Outra coisa também são as fezes: estão aguadas. ora sai uma água branca, ora sai esverdeada, quase nada sólido. Só água. Acredito que possa ser diarreia. Antes do tratamento as fezes estavam mais sólidas, as vezes um pouquinho mole, mas no geral estavam com aspecto sólido. Não sei o que fazer! Será que tem algum problema se eu der uma vitamina pra ele? Hoje faz seis dias de tratamento. Abaixo a primeira foto que eu tirei hoje do olho dele e a segunda mês passado.

13.51.03.jpeg

20191225_220952.jpg

Melhoras para sua calopsita:)

Editado por Nicollas9-2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...
Em 30/06/2020 at 19:06, susanna disse:

Oi luah, sua calopsita teve melhora? Qual foi o diagnóstico? A minha tá com o mesmo problema, levei no veterinário de aves e ele me passou colírio e um creme

oii, deu certo esse tratamento? qual era o colírio?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...