Jump to content

Tuquinha doente ;(


AnaClGo
Ir para a solução Resolvido por salete fortes,

Posts Recomendados

Boa tarde gente,

Havia publicado aqui há alguns dias atrás dizendo que comprei uma filhotinha pra fazer companhia pro Tuco (calopsita macho). Seguindo conselhos levei-os hoje a uma veterinária, e ela disse que a filhotinha está muito doente :(

Mas o Tuco está bem.

Ela receitou os seguintes remédios: 0,2 ml de Amoxicilina a cada 12 horas, 1 gota de  Dipirona a cada 8 horas (2 dias), 0,3 ml de Glicopan Gold a cada 12 horas e 3ml de papinha de banana, maçã e mamão com uma pitada de Aminomax a cada 3 hrs. 

Porém, não consigo dar os remédios, muito menos a papinha... Ela é muito pequenininha e magrinha, tenho medo de machucá-la. Estáva dando a papinha e de repende ela fechou os olhinhos e abaixou a cabeça, achei que tinha morrido :(

Não sei o que fazer, gosto muito dela, quero que sobreviva. Alguém aconselha algo?

Valeu! 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Quando a calopsita independente de ser filhote ou adulto está doente, a papinha tem que ser dada via sonda, pois eles devido a enfermidade que estão sofrendo, não abrem o bico para se alimentar como quando são filhotes, pois a fraqueza é grande, são raras as isenções. Nesses momentos devidos as circunstâncias temos que muitas das vezes superar os nossos medos e receios e dar a papinha por sonda, caso contrário ele irá definhar e vir a obito devido a doença e fraqueza.

Ao invés de dar essa papinha feita com as frutas que você mencionou, compre uma papinha industrializada em pet shop, pois elas contém todos os ingredientes para nutrir o passaro e fazer com que ele não perca o peso que é primordial para que ele sobreviva. Você poderá misturar na papinha o aminomax conforme ela indicou.

Eu sugiro que você faça uma sonda com aqueles garrotes (borrachinha) mais fino que é utilizado para amarrar o braço quando fazemos exame de sangue, ele é vendido em lojas de produtos ortopédicos ou em algumas farmácias. Utilize uma seringa de 5 ml comprada em farmácia, pois essa é a sonda mais prática de se utilizar, uma vez que a borrachinha tem a largura certinha do bico do passaro e não tem como dar via falsa, uma vez que as vias respiratórias a passagem é mais fina que o garrote e ele somente irá passar pela passagem que dá via para o papo. Coloquei um foto para você ver qual é. Corte uns 5 cm do garrote e acople na seringa.

O remédio você pode dar junto com a papinha, puxa uns 3 a 4 ml de papinha depois suga o remédio e aplica no papo, assim a papinha irá empurrar todo o remedio para dentro do passaro.

Acenda uma luminária com uma lampada de 60w daquelas antigas 24 horas por dia em cima da gaiola, somente a noite cubra com um pano para não atrapalhar o sono dela, e retire somente o dia que ela já estiver bem. Não deixe ela em locais frios ou com corrente de vento. Na papinha poderá colocar uma pitada de açucar para dar energia a ela.

Agora, precisa saber qual é o tipo de doença que foi diagnsticado, pois caso seja uma doença contagiosa o Tuco pode estar bem não apresentando sintomas, mas a qualquer momento poderá ter uma queda de resistência e piorar, então teria que começar o tratamento nele agora também, pois as chances de sobrevida aumentam quando tratados precocemente.

 

IMG_20150831_134645[1].jpg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Bicuço, ela tem de dois a três meses apenas, estou usando a seringa, mas tenho medo de machucá-la ao segurar, ela é muito magrinha.

Obrigada Célia, o que é necessário ao diagnóstico? Exame de fezes nos dois pássaros?

E se eu fizer isso é engasgar a ave? O remédio eu consegui dar a ela com a seringa (mas com muita dificuldade), o Aminomix é que não consigo por ser na papinha. Ele é em pó, pensei em espalhá-lo no ovo cozido porque isso eu sei que ela come. Será que funciona?

Esqueci de mencionar, ela passa o dia inteiro comendo ração , será que posso misturar na ração?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

É muito difícil engasgar, pode ser que ela regurgite um pouco de papa, mas dai na próxima vez você diminui a quantidade. Como ela é filhote conseguira comer em torno de 5 ml, quando adulto algumas conseguem somente 3 ml. 

Como ele medicou sem saber o que tem? Você poderia fazer exames preventivos, mas existem uma infinidade de exames e teriamos que saber qual linha ele seguiu. Existem os exames preventivos que eu faço quando compro uma calopsita que seria clamidia, micoplasma, salmonela e parasitológico completo, pois esses exames afastam a probabilidade das principais doenças que acometem um filhote em criador. Você pode fazer um único exame para as duas calopsitas, colhendo as fezes por 3 dias consecutivos (pode ser em coletor de farmácia) e encaminha para o laboratório. Eu costumo fazer no São Camilo, procura o site do scbiotec.

Se ela está comendo ovo, pode colocar o aminomix nele e oferecer, mas muitas das vezes elas sentem o gosto e rejeitam. Nesse momento procure oferecer qualquer alimento que ela aceite, pois não pode ficar sem comer de forma alguma, pois irá definhar e vir a obto. Ela se recuperando você passa a alimentar ela corretamente com os devidos alimentos. Só não ofereça os alimentos proibidos como alface, chocolate, etc.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Com ela tomando medicamentos não adianta fazer exames pois darão um falso negativo. Quando o passaro esta muito doente o correto é medicar pois ele corre risco de vida e os exames quando necessários são feitos após tratamento, mas para isso a veterinária tem que ter traçado um diagnóstico de possível doença, como ela quer tratar sem imaginar qual a linha a seguir. Seria mais ou menos como ela encher ele de vitaminas para desnutrição e ela estar com uma forte pneumonia. O que quero dizer, se ele não tomar um antibiótico forte para combater de nada adiantará as vitaminas. Eu aconselharia você a ligar para ela e questionar o tratamento, qual a doença ela imagina ser, qual as consequencia que podem acarretar para o seu outro passaro, é contagioso ou não entre outras perguntas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Os meus dois quando tratei de doenças eu dava papinha com seringa de insulina ou uma bem pequena de  acho que é de 5ml  comprada em farmácia , meu veterinário até comentou comigo de dar os remédios e papinha por sonda mas ele falou que tem que ter muito cuidado pois se  for por via errada acaba matando a ave pois vai para o pulmão , ai fique com medo e tratei com a seringa  eu vazia a papinha mais ralinha  na água morna   e deixava   ficar quase fria para não queimar ele e  dava um pouquinho de papa e em seringa dava o remedia e depois mais um pouquinho da papa assim ele não vomitava  

Vc não pode ficar com medo de dar os remédio e a papinha para ela, tem que ter coragem e fazer o que tem que ser feito , pois se não fizer o tratamento ela vai acabar vindo a óbito .. A primeira vez que tive que tratar o meu  machinho que estava com candidíase   quase morri de medo de afogar ele  , mai fui bem devagar levei mais de meia hora  para poder dar os remédios ele me deu um baile ... Mas com paciência  eu consegui  ,  segure ele com uma toalhinha ou um paninho e introduza a seringa no canto do bico e vá soltando aos pouquinhos a papinha , se vc perceber que ela esta engasgando pare e solte ela deixe respirar , depois pegue ela e faça o mesmo processo ... Vai ver que não é tão inpossivel  assim vc consegue ,..

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Quando a calopsita independente de ser filhote ou adulto está doente, a papinha tem que ser dada via sonda, pois eles devido a enfermidade que estão sofrendo, não abrem o bico para se alimentar como quando são filhotes, pois a fraqueza é grande, são raras as isenções. Nesses momentos devidos as circunstâncias temos que muitas das vezes superar os nossos medos e receios e dar a papinha por sonda, caso contrário ele irá definhar e vir a obito devido a doença e fraqueza.

Ao invés de dar essa papinha feita com as frutas que você mencionou, compre uma papinha industrializada em pet shop, pois elas contém todos os ingredientes para nutrir o passaro e fazer com que ele não perca o peso que é primordial para que ele sobreviva. Você poderá misturar na papinha o aminomax conforme ela indicou.

Eu sugiro que você faça uma sonda com aqueles garrotes (borrachinha) mais fino que é utilizado para amarrar o braço quando fazemos exame de sangue, ele é vendido em lojas de produtos ortopédicos ou em algumas farmácias. Utilize uma seringa de 5 ml comprada em farmácia, pois essa é a sonda mais prática de se utilizar, uma vez que a borrachinha tem a largura certinha do bico do passaro e não tem como dar via falsa, uma vez que as vias respiratórias a passagem é mais fina que o garrote e ele somente irá passar pela passagem que dá via para o papo. Coloquei um foto para você ver qual é. Corte uns 5 cm do garrote e acople na seringa.

O remédio você pode dar junto com a papinha, puxa uns 3 a 4 ml de papinha depois suga o remédio e aplica no papo, assim a papinha irá empurrar todo o remedio para dentro do passaro.

Acenda uma luminária com uma lampada de 60w daquelas antigas 24 horas por dia em cima da gaiola, somente a noite cubra com um pano para não atrapalhar o sono dela, e retire somente o dia que ela já estiver bem. Não deixe ela em locais frios ou com corrente de vento. Na papinha poderá colocar uma pitada de açucar para dar energia a ela.

Agora, precisa saber qual é o tipo de doença que foi diagnsticado, pois caso seja uma doença contagiosa o Tuco pode estar bem não apresentando sintomas, mas a qualquer momento poderá ter uma queda de resistência e piorar, então teria que começar o tratamento nele agora também, pois as chances de sobrevida aumentam quando tratados precocemente.

 

IMG_20150831_134645[1].jpg

Célia, só uma duvida em cima do problema da Ana, o fato de dar o remédio misturado com a papa não pode fazer o remédio perder o efeito já que ele vai ser misturado?

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada gente!

Ela ainda ta bem fraquinha, tô diluindo a vitamina Glicopan em água (como diz a "bula") porque acho mais fácil do que dar direto no bico. Ela está tomando amoxicilina a cada 12 horas. Vou tentar fazer papinha de banana e misturar nela o Aminomax e dar a ela com a seringa também. 

Aqui onde eu moro (Conselheiro Lafaiete) apesar de ser uma cidade de médio porte não tem veterinários especializados em aves =| 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Vc tem que dar papinha comprada que já vem com todas as vitaminas que ela precisa . estas feitas em casa não adianta muito , tem a da alcon  que é mais fácil de encontrar  ela já vem com probióticos ou outra marca de qualidade  tem varis nos pet chop   é dissolver na água e morna  e  dar a ela de papinha pelo menos 4 vezes ao dia  pois se vc não fizer isso ela corre risco de não aguentar o tratamento ...

Outa coisa coloque  bastante comida na gaiola  , mistura de sementes  própria para calopsita . ração extrusada . farinhada de ovo e mel .  milho verde pre cozido , couve bem lavada e cortadinha , cenoura ralada , brócolis  só passado na água fervendo deixe esfriar seque com toalha de papel e da a ela ,  catalonia , só tome cuidado de retirar no fim do dia para que não estrague e ela coma , se vc tiver como comprar organew para misturar na ração seria muito bom  assim ajudaria  na flora intestinal da sua calopsita ...

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...