Jump to content

Periquito encontrado! -edit-


Helena X

Posts Recomendados

Gente do céu. Desde ontem tô ouvindo uns piu piu que tem deixado minhas bbs inquietas, achei que fosse só uns pardais de passagem...

E hoje me deparo com um quito australiano, com uma (só) asa cortada e tudo! Não sei de onde veio e é bem agressivo comigo, não sei o que fazer e não entendo NADA de periquitos. Pode compartilhar a gaiola com a psita?

Vou dar uma olhada na vizinhança pra ver se pertence a alguém, mas até lá... Dicas, please!!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Não deixe ele junto com suas aves. Você não sabe o histórico dele e nem a quanto tempo ele está perdido. Acomode-o em uma gaiola em ambiente diferente das aves (quanto mais distante, melhor), Coloque um potinho de sementes pra ele e água e procure o dono na vizinhança. Se está com asa cortada, o dono não deve estar longe.

Em tempo, recomendo que você crie um tópico em http://forum.clubedascalopsitas.com.br/forum/38-achados-e-perdidos/ pois é possível que o dono esteja procurando o periquitinho.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu só possuo uma gaiola agora, e é justamente esse o meu medo... Não tenho coragem de jogá-lo pra fora, ainda assim. Acabei de perder uma bb sem saber o por que (nenhum sintoma antes) e não quero isso de novo.

Ele está bem ativo e correu de mim pra lá kkkkkk... Já tive periquitos mas era muito nova, não consigo dizer se é um filhote ou não, por não saber distinguir o tamanho real de um periquito adulto. Minhas calopsitas estão horrorizadas e o poleiro que deixo pra elas (fora da gaiola, no canto da sala) tá sendo ocupado por aquela coisinha minúscula.

Eu estava fora, minha mãe havia o colocado na gaiola delas...

Estou perdida!

A asa está cortada e ele não consegue levantar vôo (mas consegue voar de uma grade à outra na gaiola). Suponho que pertence a alguém com uma casa maior que a minha e por ventura acabou caindo de lá e planou direto pra minha casa... Estou desesperada, não tenho nenhuma outra gaiola para deixá-lo...

Link para compartilhar
Share on other sites

Poxa, procurei na vizinhança e ninguém é dono do quito.. Não sei nem como chegou aqui pq ele não voa na realidade. Por enquanto o deixarei afastado das psitas, mas ele parece saudável pra mim (felizmente, apesar de estar apavorado com tudo). Se, no futuro, eu quiser mantê-lo, há algum problema quanto às calopsitas?

Ele possui apenas uma asa cortada. Foi fugir de mim e deu de cara com a perna do sofá. Devo igualar as duas agora, mesmo ele estando nervoso por causa do ambiente novo?

É um machinho, julgando pelas narinas. Estou com medo de ele estar trazendo alguma doença. Não tenho coragem de me desfazer dele.

Link para compartilhar
Share on other sites

Não mexa no corte de asas dele por enquanto. Procure mais um pouco o dono, pense que se fosse seu, vc estaria sofrendo procurando ele.

Se eventualmente não encontrar o dono, terá de fazer quarentena e exames nele.

Link para compartilhar
Share on other sites

Hoje novamente não encontrei o dono, meu coração aperta pq sei como sofreria com os meus pius. Ele está apavorado com todos aqui mas me fez correr tanto que até perdi uns quilos, juro! kkk Estando ativo me deixa mais aliviada.

Quando tenta voar, mantém uma asa só aberta ao pousar e correr pelo chão (a que está cortada; acho que machucou por causa de alguma queda), mas não quero traumatizar o coitado então mal tento tocá-lo... Não fiz nada, óbvio, é só que o corte de uma asa só me deixa preocupada pq ele sai assustado às vezes e dá de cara com todos os cantos. Vou realizar os exames básicos se não encontrar o dono e ver o que faço... Obrigada novamente!

Link para compartilhar
Share on other sites

Helena C , Bom Dia!

 

Tenho por hábito dar espaço a todos os meus animais quando chegam em casa.

Claro que as vezes a ansiedade, o lado humano etc, nos fazem querer estar próximo etc.

Eu faria o mesmo nesse caso.

Aqui eu simplesmente procuro um canto o mais calmo possível, isolado, onde ele possa ouvir a casa, mas não visualiza.

Costumo cobrir a gaiola com capa fina, e deixar encapado, para que possa se acalmar e habituar.

E deixo isolado mesmo, tendo contato apenas para manejo. Por pelo menos uma semana.

Depois vou deixando meia capa, para depois tirar a capa durante o dia. 

E colocá-lo enfim no "prego" o qual ficará. Pelo menos de 7 dias a 10 dias.

Nesse momento, ja passo a conviver mais por fora da gaiola.

E depois, começo a revesar o "prego" etc.

Claro que esse manejo pode sofrer alterações, mas é a base de como adapto meus animais em casa.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...