lucinda Postado 11 de Abril de 2020 Compartilhar Postado 11 de Abril de 2020 (editado) Boa noite. Minhas calopsitas estavam com 4 ovos e 1 nasceu há 2 dias atrás. Estou desesperada por não saber o que fazer. A fêmea é bem arisca por isso nessa tentativa eu deixei os 2 isolados sem muita movimentação perto e dessa vez eles chocaram pelo menos 1 ovo nasceu. Mas hoje a noite não ouvi o pio do filhote e estou preocupada. Como proceder? Tenho medo de olhar no ninho e eles se estressarem pq até o macho que era mais calmo anda muito bravo. Tenho apenas colocado alimento,frutas e deixado agua fresca mas ainda não olhei no ninho. O que me aconselham? Desculpe li alguns tópicos mas não encontrei o que precisava. Se puderem me orientar agradeço Editado 11 de Abril de 2020 por lucinda Erro ortográfico Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
phropelato Postado 11 de Abril de 2020 Compartilhar Postado 11 de Abril de 2020 Pode abrir o ninho e ver, eles ficam bravos e dançantes de um lado para o outro tentando intimidar os intrusos Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
lucinda Postado 11 de Abril de 2020 Autor Compartilhar Postado 11 de Abril de 2020 (editado) 8 horas atrás, phropelato disse: Pode abrir o ninho e ver, eles ficam bravos e dançantes de um lado para o outro tentando intimidar os intrusos E o que eu faço caso não estejam cuidando do filhote. Não ouço barulho dele Pensa em alguém perdidinha é a 1@cria Ela estava com 4 ovos..1 certeza que nasceu dia 8/04 os outros seriam na sequencia... Editado 11 de Abril de 2020 por lucinda Complemento informação Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
lucinda Postado 11 de Abril de 2020 Autor Compartilhar Postado 11 de Abril de 2020 (editado) 10 horas atrás, phropelato disse: Pode abrir o ninho e ver, eles ficam bravos e dançantes de um lado para o outro tentando intimidar os intrusos Criei coragem e olhei o filhote está vivo mas os outros ovos continuam lá sem eclodir... Não mexi porque os 2 correram do ninho e está frio em São paulo Editado 11 de Abril de 2020 por lucinda Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
phropelato Postado 11 de Abril de 2020 Compartilhar Postado 11 de Abril de 2020 Boa tarde, espera mais um dia, se não nascer provavelmente nem vai mais nascer os outros 3 mesmo. Procure dar ovo cozido todos os dias enquanto eles estão alimentando o filhote, corte o ovo no meio de umas amassadas com um garfo (não precisa fazer um mingal com o garfo é apenas dar uma triturada onde fica gema e uns pedaços de clara tudo misturado) em um lugar limpo e coloque na gaiola, sempre que sobrar ovo jogue fora e coloca novo. Se os ovos até amanhã não nascer ou você não ver que eles são sendo bicados de dentro para fora nem vão nascer. Aí pode jogar fora e deixa apenas os com o filhote, procure algum vídeo que explique sobre limpeza de ninho. Outra coisa é que tem que abrir o ninho para ver se os pais alimentaram os filhotes, visualmente dá para ver o papo cheio deles. As vezes os pais começam uma nova postura de ovos e acabam abandonando o filhote aí é necessário tratar na mão. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
lucinda Postado 11 de Abril de 2020 Autor Compartilhar Postado 11 de Abril de 2020 1 hora atrás, phropelato disse: Boa tarde, espera mais um dia, se não nascer provavelmente nem vai mais nascer os outros 3 mesmo. Procure dar ovo cozido todos os dias enquanto eles estão alimentando o filhote, corte o ovo no meio de umas amassadas com um garfo (não precisa fazer um mingal com o garfo é apenas dar uma triturada onde fica gema e uns pedaços de clara tudo misturado) em um lugar limpo e coloque na gaiola, sempre que sobrar ovo jogue fora e coloca novo. Se os ovos até amanhã não nascer ou você não ver que eles são sendo bicados de dentro para fora nem vão nascer. Aí pode jogar fora e deixa apenas os com o filhote, procure algum vídeo que explique sobre limpeza de ninho. Outra coisa é que tem que abrir o ninho para ver se os pais alimentaram os filhotes, visualmente dá para ver o papo cheio deles. As vezes os pais começam uma nova postura de ovos e acabam abandonando o filhote aí é necessário tratar na mão. Obrigada por responder. Eu cheguei a por ovo cozido mas aqui tem aquelas formiguinha minúsculas e fiquei com receio de que elas infestassem a gaiola. Mas comprei farinhada e ofereço frutas e verduras todos dias,deixando agua sempre fresca. Infelizmente não anotei a data dos outros ovos já que a fêmea é muito temperamental e por 2 vezes anteriores não deu certo por ela abandonar os ovos. Dessa vez estão isolados e presença só na hora de cuidar da alimentação deles. Vou acompanhar e postarei aqui as novidades. Algo mais que eu deva ter atenção? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
lucinda Postado 13 de Abril de 2020 Autor Compartilhar Postado 13 de Abril de 2020 Consegui tirar 1 foto mas é difícil viu Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
lucinda Postado 16 de Abril de 2020 Autor Compartilhar Postado 16 de Abril de 2020 Em 11/04/2020 at 14:17, phropelato disse: Boa tarde, espera mais um dia, se não nascer provavelmente nem vai mais nascer os outros 3 mesmo. Procure dar ovo cozido todos os dias enquanto eles estão alimentando o filhote, corte o ovo no meio de umas amassadas com um garfo (não precisa fazer um mingal com o garfo é apenas dar uma triturada onde fica gema e uns pedaços de clara tudo misturado) em um lugar limpo e coloque na gaiola, sempre que sobrar ovo jogue fora e coloca novo. Se os ovos até amanhã não nascer ou você não ver que eles são sendo bicados de dentro para fora nem vão nascer. Aí pode jogar fora e deixa apenas os com o filhote, procure algum vídeo que explique sobre limpeza de ninho. Outra coisa é que tem que abrir o ninho para ver se os pais alimentaram os filhotes, visualmente dá para ver o papo cheio deles. As vezes os pais começam uma nova postura de ovos e acabam abandonando o filhote aí é necessário tratar na mão. Boa noite. Aqui aparentemente tudo indo bem. O filhote continua piando e os pais estão cuidando.Tenho cuidado da alimentação mas não mexo na gaiola para não estressar a mãe(difícil pq ela é muito temperamental). Agora veio outra duvida. Como proceder com a higiene da gaiola? Se puderem me ajudar agradeço Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
phropelato Postado 17 de Abril de 2020 Compartilhar Postado 17 de Abril de 2020 Lucinda boa noite, se o casal esta cuidado do filhote ótimo, mais você precisa relaxar um pouco da impressão que você está mais assustada que a mãe calopsita hehehehe. Pode ir lá, retire o chão da gaiola limpe como você limpava normalmente (não a necessidade de fazer aquela higienização completa de lavar as grades e tudo nesse momento mais o basico pode e deve ser feito), se a fêmea sair do ninho ela estica as canelas abre as asas e come algumas sementes, bebe água e depois ela volta para o filhote, um tempinho que ela não ficar dentro do ninho não irá matar o filhote, é importante manter a higiente do ambiente de suas calopsitas mesmo com cria. A natureza é muito sábia Lucinda o instinto dela voltar ao filhote é mais forte, e quando o filhote tiver mais uns dias de vida e tiver mais fortinho se quiser pode até tirar os ovos que não nasceram. Fique atenta se os pais não estiver alimentando o bichinho, acho que não acontecerá agora porque esta bem recente, mais quando eles começam vir as peninhas os pais arracam e bicam o filhote meio que forçando ele sai do ninho, ai é bom até tirar o ninho se isso acontecer, porque a fêmea começa botar ovos de novo e abandona o filhote ai tem que arruar um outro lugar para colocar maravalha e o filhote dentro e deixar na gaiola e observar se os pais vao alimentar ele, pq se não alimentar tem que ser na papinha mesmo. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
lucinda Postado 18 de Abril de 2020 Autor Compartilhar Postado 18 de Abril de 2020 23 horas atrás, phropelato disse: Lucinda boa noite, se o casal esta cuidado do filhote ótimo, mais você precisa relaxar um pouco da impressão que você está mais assustada que a mãe calopsita hehehehe. Pode ir lá, retire o chão da gaiola limpe como você limpava normalmente (não a necessidade de fazer aquela higienização completa de lavar as grades e tudo nesse momento mais o basico pode e deve ser feito), se a fêmea sair do ninho ela estica as canelas abre as asas e come algumas sementes, bebe água e depois ela volta para o filhote, um tempinho que ela não ficar dentro do ninho não irá matar o filhote, é importante manter a higiente do ambiente de suas calopsitas mesmo com cria. A natureza é muito sábia Lucinda o instinto dela voltar ao filhote é mais forte, e quando o filhote tiver mais uns dias de vida e tiver mais fortinho se quiser pode até tirar os ovos que não nasceram. Fique atenta se os pais não estiver alimentando o bichinho, acho que não acontecerá agora porque esta bem recente, mais quando eles começam vir as peninhas os pais arracam e bicam o filhote meio que forçando ele sai do ninho, ai é bom até tirar o ninho se isso acontecer, porque a fêmea começa botar ovos de novo e abandona o filhote ai tem que arruar um outro lugar para colocar maravalha e o filhote dentro e deixar na gaiola e observar se os pais vao alimentar ele, pq se não alimentar tem que ser na papinha mesmo. Boa noite. Não é impressão não To pior que a mãe Hoje consegui espiar e o filhote está esperto e gordinho.(também o que pede de comida rs) Mas olhei pela entrada do ninho. Hoje ele fez 10 dias.Vou observar e contando as novidades. Maravalha eu nem consegui deixar no ninho. A mãe não aceitou jogou tudo fora,ai desisti. Mas vou deixando noticias aqui. Quem sabe auxilie também a quem esteja passando pela mesma experiência. Mais 1 vez obrigada pela ajuda. Obrigada pela ajuda 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
phropelato Postado 19 de Abril de 2020 Compartilhar Postado 19 de Abril de 2020 Que bom que o bebê psita está bem e sendo bem alimentado. Parabéns para vovó de primeira viagem heheheq, está se saindo bem então. A maravalha tem bastante gente que alegam cravar guerras com suas calopsitas porque colocam maravalha no ninho e elas jogam fora. Bom, a maravalha tem sim suas vantagens segundos muitos falam, porém minha opinião de cunho pessoal é que não tem muito como prever e afirmar que somente ninhos com maravalha tem melhor garantia de filhotes mais saudáveis, eu acredito que muito vai dá sorte e da boa alimentação que conseguimos fornecer aos nossos pets. Sabe dizer qual as mutações de cores de suas calopsitas, tanto do macho quanto da fêmea, porque as vezes dá para saber o sexo apenas por análise de cruzamento. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
lucinda Postado 19 de Abril de 2020 Autor Compartilhar Postado 19 de Abril de 2020 8 horas atrás, phropelato disse: Que bom que o bebê psita está bem e sendo bem alimentado. Parabéns para vovó de primeira viagem heheheq, está se saindo bem então. A maravalha tem bastante gente que alegam cravar guerras com suas calopsitas porque colocam maravalha no ninho e elas jogam fora. Bom, a maravalha tem sim suas vantagens segundos muitos falam, porém minha opinião de cunho pessoal é que não tem muito como prever e afirmar que somente ninhos com maravalha tem melhor garantia de filhotes mais saudáveis, eu acredito que muito vai dá sorte e da boa alimentação que conseguimos fornecer aos nossos pets. Sabe dizer qual as mutações de cores de suas calopsitas, tanto do macho quanto da fêmea, porque as vezes dá para saber o sexo apenas por análise de cruzamento. Bom dia Não entendo muito ou quase nada de mutações mas consegui tirar 1 foto dos pais. A mãe se não me engano é lutino. Eles não param pra fotos Alias acho que o pai ta sem penas quase no pescoço... será que algo esta rolando A mãe é mais braba rs Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
phropelato Postado 19 de Abril de 2020 Compartilhar Postado 19 de Abril de 2020 Se a fêmea for a Lutino (amarela) e o macho Arlequim que é o que parece nessa foto, pode nascer muita mutação aí. A única que dá para prever com certeza é que se o filhote for Lutino igual a mãe será macho nesse caso. Mais pode vir filhotes machos ou fêmeas de mutação silvestre ou arlequim, a não ser que o macho porte algo escondido na genética dele. Mais como na outra foto os olhos do filhote não é rosado então não será um Lutino, vai ser silvestre ou arlequim igual o pai. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Gutto De Castro Postado 19 de Abril de 2020 Compartilhar Postado 19 de Abril de 2020 Olá, se a fêmea for lutino, não nasce lutino. Só nasceria se o pai portar. E se a fêmea não portar arlequim, não vão nascer arlequins. Sem saber o que portam, vão nascer silvestres. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
lucinda Postado 19 de Abril de 2020 Autor Compartilhar Postado 19 de Abril de 2020 2 horas atrás, phropelato disse: Se a fêmea for a Lutino (amarela) e o macho Arlequim que é o que parece nessa foto, pode nascer muita mutação aí. A única que dá para prever com certeza é que se o filhote for Lutino igual a mãe será macho nesse caso. Mais pode vir filhotes machos ou fêmeas de mutação silvestre ou arlequim, a não ser que o macho porte algo escondido na genética dele. Mais como na outra foto os olhos do filhote não é rosado então não será um Lutino, vai ser silvestre ou arlequim igual o pai. Olá. Eu ainda nem consegui mexer lá pra ver mas ele está bem crescidinho e comilão viu? Está com 11 dias hoje.Vamos ver mais pra frente,só estou observando o comportamento dos pais caso tenha que intervir.Espero que não seja necessário Quando conseguir 1 brecha dos pais,tento tirar 1 foto. Obrigada pelas dicas Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.