Jump to content

Avó de 1@ viagem precisando de ajuda


lucinda

Posts Recomendados

Boa noite.

Minhas calopsitas estavam com 4 ovos e 1 nasceu há 2 dias atrás. Estou desesperada por não saber o que fazer.

A fêmea é bem arisca por isso nessa tentativa eu deixei os 2 isolados sem muita movimentação perto e dessa vez eles chocaram pelo menos 1 ovo nasceu. Mas hoje a noite não ouvi o pio do filhote e estou preocupada. Como proceder? Tenho medo de olhar no ninho e eles se estressarem pq até o macho que era mais calmo anda muito bravo.

Tenho apenas colocado alimento,frutas e deixado agua fresca mas ainda não olhei no ninho.

O que me aconselham? 

Desculpe li alguns tópicos mas não encontrei o que precisava. Se puderem me orientar agradeço

Editado por lucinda
Erro ortográfico
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

8 horas atrás, phropelato disse:

Pode abrir o ninho e ver, eles ficam bravos e dançantes de um lado para o outro tentando intimidar os intrusos

E o que eu faço caso não estejam cuidando do filhote. Não ouço barulho dele😢😢😢

Pensa em alguém perdidinha é a 1@cria

Ela estava com 4 ovos..1 certeza que nasceu dia 8/04 os outros seriam na sequencia...

Editado por lucinda
Complemento informação
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

10 horas atrás, phropelato disse:

Pode abrir o ninho e ver, eles ficam bravos e dançantes de um lado para o outro tentando intimidar os intrusos

Criei coragem e olhei o filhote está vivo mas os outros ovos continuam lá sem eclodir... 

Não mexi porque os 2 correram do ninho e está frio em São paulo🤦

Editado por lucinda
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Boa tarde, espera mais um dia, se não nascer provavelmente nem vai mais nascer os outros 3 mesmo.

Procure dar ovo cozido todos os dias enquanto eles estão alimentando o filhote, corte o ovo no meio de umas amassadas com um garfo (não precisa fazer um mingal com o garfo é apenas dar uma triturada onde fica gema e uns pedaços de clara tudo misturado) em um lugar limpo e coloque na gaiola, sempre que sobrar ovo jogue fora e coloca novo.

Se os ovos até amanhã não nascer ou você não ver que eles são sendo bicados de dentro para fora nem vão nascer. Aí pode jogar fora e deixa apenas os com o filhote, procure algum vídeo que explique sobre limpeza de ninho. Outra coisa é que tem que abrir o ninho para ver se os pais alimentaram os filhotes, visualmente dá para ver o papo cheio deles.

As vezes os pais começam uma nova postura de ovos e acabam abandonando o filhote aí é necessário tratar na mão.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

1 hora atrás, phropelato disse:

Boa tarde, espera mais um dia, se não nascer provavelmente nem vai mais nascer os outros 3 mesmo.

Procure dar ovo cozido todos os dias enquanto eles estão alimentando o filhote, corte o ovo no meio de umas amassadas com um garfo (não precisa fazer um mingal com o garfo é apenas dar uma triturada onde fica gema e uns pedaços de clara tudo misturado) em um lugar limpo e coloque na gaiola, sempre que sobrar ovo jogue fora e coloca novo.

Se os ovos até amanhã não nascer ou você não ver que eles são sendo bicados de dentro para fora nem vão nascer. Aí pode jogar fora e deixa apenas os com o filhote, procure algum vídeo que explique sobre limpeza de ninho. Outra coisa é que tem que abrir o ninho para ver se os pais alimentaram os filhotes, visualmente dá para ver o papo cheio deles.

As vezes os pais começam uma nova postura de ovos e acabam abandonando o filhote aí é necessário tratar na mão.

Obrigada por responder. Eu cheguei a por ovo cozido mas aqui tem aquelas formiguinha minúsculas e fiquei com receio de que elas infestassem a gaiola.

Mas comprei farinhada e ofereço frutas e verduras todos dias,deixando agua sempre fresca.

Infelizmente não anotei a data dos outros ovos já que a fêmea é muito temperamental e por 2 vezes anteriores não deu certo por ela abandonar os ovos. Dessa vez estão isolados e presença só na hora de cuidar da alimentação deles.

Vou acompanhar e postarei aqui as novidades.

Algo mais que eu deva ter atenção?🤔

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Em 11/04/2020 at 14:17, phropelato disse:

Boa tarde, espera mais um dia, se não nascer provavelmente nem vai mais nascer os outros 3 mesmo.

Procure dar ovo cozido todos os dias enquanto eles estão alimentando o filhote, corte o ovo no meio de umas amassadas com um garfo (não precisa fazer um mingal com o garfo é apenas dar uma triturada onde fica gema e uns pedaços de clara tudo misturado) em um lugar limpo e coloque na gaiola, sempre que sobrar ovo jogue fora e coloca novo.

Se os ovos até amanhã não nascer ou você não ver que eles são sendo bicados de dentro para fora nem vão nascer. Aí pode jogar fora e deixa apenas os com o filhote, procure algum vídeo que explique sobre limpeza de ninho. Outra coisa é que tem que abrir o ninho para ver se os pais alimentaram os filhotes, visualmente dá para ver o papo cheio deles.

As vezes os pais começam uma nova postura de ovos e acabam abandonando o filhote aí é necessário tratar na mão.

Boa noite.

Aqui aparentemente tudo indo bem. O filhote continua piando e os pais estão cuidando.Tenho cuidado da alimentação mas não mexo na gaiola para não estressar a mãe(difícil pq ela é muito temperamental).

Agora veio outra duvida. Como proceder com a higiene da gaiola? Se puderem me ajudar agradeço🙏🙏🙏

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Lucinda boa noite, se o casal esta cuidado do filhote ótimo, mais você precisa relaxar um pouco da impressão que você está mais assustada que a mãe calopsita hehehehe.

Pode ir lá, retire o chão da gaiola limpe como você limpava normalmente (não a necessidade de fazer aquela higienização completa de lavar as grades e tudo nesse momento mais o basico pode e deve ser feito), se a fêmea sair do ninho ela estica as canelas abre as asas e come algumas sementes, bebe água e depois ela volta para o filhote, um tempinho que ela não ficar dentro do ninho não irá matar o filhote, é importante manter a higiente do ambiente de suas calopsitas mesmo com cria.

A natureza é muito sábia Lucinda o instinto dela voltar ao filhote é mais forte, e quando o filhote tiver mais uns dias de vida e tiver mais fortinho se quiser pode até tirar os ovos que não nasceram.

Fique atenta se os pais não estiver alimentando o bichinho, acho que não acontecerá agora porque esta bem recente, mais quando eles começam vir as  peninhas os pais arracam e bicam o filhote meio que forçando ele sai do ninho, ai é bom até tirar o ninho se isso acontecer, porque a fêmea começa botar ovos de novo e abandona o filhote ai tem que arruar um outro lugar para colocar maravalha e o filhote dentro e deixar na gaiola e observar se os pais vao alimentar ele, pq se não alimentar tem que ser na papinha mesmo.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

23 horas atrás, phropelato disse:

Lucinda boa noite, se o casal esta cuidado do filhote ótimo, mais você precisa relaxar um pouco da impressão que você está mais assustada que a mãe calopsita hehehehe.

Pode ir lá, retire o chão da gaiola limpe como você limpava normalmente (não a necessidade de fazer aquela higienização completa de lavar as grades e tudo nesse momento mais o basico pode e deve ser feito), se a fêmea sair do ninho ela estica as canelas abre as asas e come algumas sementes, bebe água e depois ela volta para o filhote, um tempinho que ela não ficar dentro do ninho não irá matar o filhote, é importante manter a higiente do ambiente de suas calopsitas mesmo com cria.

A natureza é muito sábia Lucinda o instinto dela voltar ao filhote é mais forte, e quando o filhote tiver mais uns dias de vida e tiver mais fortinho se quiser pode até tirar os ovos que não nasceram.

Fique atenta se os pais não estiver alimentando o bichinho, acho que não acontecerá agora porque esta bem recente, mais quando eles começam vir as  peninhas os pais arracam e bicam o filhote meio que forçando ele sai do ninho, ai é bom até tirar o ninho se isso acontecer, porque a fêmea começa botar ovos de novo e abandona o filhote ai tem que arruar um outro lugar para colocar maravalha e o filhote dentro e deixar na gaiola e observar se os pais vao alimentar ele, pq se não alimentar tem que ser na papinha mesmo.

Boa noite.

Não é impressão não🤣🤣🤣

To pior que a mãe🙈

Hoje consegui espiar e o filhote está esperto e gordinho.(também o que pede de comida rs)🤦

Mas olhei pela entrada do ninho. Hoje ele fez 10 dias.Vou observar e contando as novidades. Maravalha eu nem consegui deixar no ninho. A mãe não aceitou jogou tudo fora,ai desisti.

Mas vou deixando noticias aqui.

Quem sabe auxilie também a quem esteja passando pela mesma experiência.

Mais 1 vez obrigada pela ajuda.

Obrigada pela ajuda

  • Haha 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Que bom que o bebê psita está bem e sendo bem alimentado.

Parabéns para vovó de primeira viagem heheheq, está se saindo bem então.

A maravalha tem bastante gente que alegam cravar guerras com suas calopsitas porque colocam maravalha  no ninho e elas jogam fora.

Bom, a maravalha tem sim suas vantagens segundos muitos falam,  porém minha opinião de cunho pessoal é que não tem muito como prever e afirmar que somente ninhos com maravalha tem melhor garantia de filhotes mais saudáveis, eu acredito  que muito vai dá sorte e da boa alimentação que conseguimos fornecer aos nossos pets.

Sabe dizer qual as mutações de cores de suas calopsitas, tanto do macho quanto da fêmea, porque as vezes dá para saber o sexo apenas por análise de cruzamento.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

8 horas atrás, phropelato disse:

Que bom que o bebê psita está bem e sendo bem alimentado.

Parabéns para vovó de primeira viagem heheheq, está se saindo bem então.

A maravalha tem bastante gente que alegam cravar guerras com suas calopsitas porque colocam maravalha  no ninho e elas jogam fora.

Bom, a maravalha tem sim suas vantagens segundos muitos falam,  porém minha opinião de cunho pessoal é que não tem muito como prever e afirmar que somente ninhos com maravalha tem melhor garantia de filhotes mais saudáveis, eu acredito  que muito vai dá sorte e da boa alimentação que conseguimos fornecer aos nossos pets.

Sabe dizer qual as mutações de cores de suas calopsitas, tanto do macho quanto da fêmea, porque as vezes dá para saber o sexo apenas por análise de cruzamento.

Bom dia 😉

Não entendo muito ou quase nada de mutações mas consegui tirar 1 foto dos pais. A mãe se não me engano é lutino.

Eles não param pra fotos🤣🤣🤣

Alias acho que o pai ta sem penas quase no pescoço...🤔 será que algo esta rolando⁉️

A mãe é mais braba rs

 

 

P_20200419_095254_vHDR_Auto_1_1_1.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Se a fêmea for a Lutino (amarela) e o macho Arlequim que é o que parece nessa foto, pode nascer muita mutação aí. A única que dá para prever com certeza é que se o filhote for Lutino igual a mãe será macho nesse caso.

Mais pode vir filhotes machos ou fêmeas de mutação silvestre ou arlequim, a não ser que o macho porte algo escondido na genética dele.

Mais como na outra foto os olhos do filhote não é rosado então não será um Lutino, vai ser silvestre ou arlequim igual o pai.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

2 horas atrás, phropelato disse:

Se a fêmea for a Lutino (amarela) e o macho Arlequim que é o que parece nessa foto, pode nascer muita mutação aí. A única que dá para prever com certeza é que se o filhote for Lutino igual a mãe será macho nesse caso.

Mais pode vir filhotes machos ou fêmeas de mutação silvestre ou arlequim, a não ser que o macho porte algo escondido na genética dele.

Mais como na outra foto os olhos do filhote não é rosado então não será um Lutino, vai ser silvestre ou arlequim igual o pai.

Olá. 

Eu ainda nem consegui mexer lá pra ver mas ele está bem crescidinho e comilão viu?

Está com 11 dias hoje.Vamos ver mais pra frente,só estou observando o comportamento dos pais caso tenha que intervir.Espero que não seja necessário🙈

Quando conseguir 1 brecha dos pais,tento tirar 1 foto.

Obrigada pelas dicas

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.