Jump to content

Fezes grudadas na parte de trás da Calopsita!


Anselmo Magalhães dos Sant

Posts Recomendados

Em 13/04/2020 at 00:21, Anselmo Magalhães dos Sant disse:

Boa noite amigos, minha Calopsita está com fezes grudadas nas penas próximo ao orifício, o que devo fazer, alguém poderia me ajudar?

Obs. Amanhã colocarei uma foto!

Os amigos ai falaram uma coisa muito certa, o correto é levar a um "veterinairo" e fazer exame de excrementos (fezes) porém sabendo da dificuldade de muitos por morar em interior e as vezes não ter nem capitais por perto, vou deixar uma dica que pode ajudar você a diagnosticar o problema, se ela estiver com abdomem inchado e dolorido com fezes grudadas na cloaca e diarréia pode ser coccidiose nos casos mais graves tem até sangue nas fezes, a ave perde peso, descoloração das penas, penas arrepiadas, anemia e diarréia, e por terem um metabolismo muito rapido enfraquecem muito rápido podendo até morrer, se ela estiver no chão da gaiola deixe o alimento dela onde ela consiga ter acesso mais fácil, limpeza tem que ser diária e se possivel mais de 1 vez ao dia desinfetando o lugar com agua e sabão. A existe tratamento para coccidiose, geralmente é tratada por sulfas para aves compradas em casas agropecuárias ministradas na agua ou diretaente no bico, respeitando a bula, não tenho "CERTEZA" mais acho que é 3 dias ministrando o remédio e 2 dias de descanso, depois mais 3 dias de remédio e descanda mais 2 dias. Passado esse processo é bom até ministrar uma vitamina na água depois para ela repor seu metabolismo em dia, nas minhas aves eu faço uso das vitaminas assim 5 dias de vitamina depois descansa 5 dias, fico fazendo esse ciclo até completar 15 dias de vitaminas ministradas (se eu estiver fazendo algo errado aceito sugestoões numa boa, sou bastante mente aberta para aprender) . Outra coisa importate para não ter coccidiose, fator: 1) é higienização de ambiente (chão, puleiros, brinquedos e gaiola em geral), 2) Não deixar potes em lugares onde as calopsias defequem em cima de alimentos ou em sua água, sempre lave o pode de água e de alimentos, 3) em casa eu nunca coloco a mistura de sementes cheio até a boca, onde muitos fazem é assoprar as cascas e repor mais para as calopsitas ou passaros em geral, eu sempre coloco uma quantidade que acho ser necessário para o animal quando no meio do dia dou uma assoprada e depois coloco na gaiola de novo, quando é fim do dia antes de recolher para dormir descarto aquela comida que sobrou faço a higielização e secagem do pote e reponho mais alimento.

Se conseguir mudar seguindo videos que explicam sobre ração extrusada ao invés de graõs eu recomendo também, ainda não tentei essa mudançaa de habitos alimentares para minhas calopsitas porque onde moro é meio precário achar e comprar por internet e pagar frete fica muito inviável para mim no momento.

Não sei como sua calopsita está fisicamente, se está se alimentando, bebendo água etc, se estiver provavelmente o próprio organismo dela irá combater a doença (isso se for coccidiose), as vezes sei lá ela pode ter sentado no cocô e colado lá tudo é possível não se sua calopsita é adestrada né.

Mais uma vez venho aqui FRISAR uma coisa, sei a regulantação do clube das calopsitas, quero deixar aqui que não estou afirmando a doença ou querendo medicar seu pássaro pois nem tenho competencia para isso, o correto é levar a um veterinário.

Limpe com água morna a fezes colada no seu passaro.

Hoje ainda com ajuda de celular, notebook, computador e internet conseguimos acesso a informações importantes, antigamente quando eu era adolescente e criava canários eu só tinha auxilio de umas 3 pessoas que criava a muito mais tempo que eu, e não tinha condições finaceira para levar a veterinários e nem mesmo tinha na minha cidade algum especialita para passáros, não sabia nem que existia exame de sexagem na época,cheguei a tratar algumas enfermidades até com ivomec bovino em canários, parece absurdo mais já salvei muito canário não vou ensinar como eu fazia pois hoje eu acho essa prática errada e além muitos ficavam inferteis depois, pois não reproduzia mais só ficava para ouvir o canto mesmo. Porém era o que eu tinha e o que outros criadores me orientavam. (esse foi apenas um relato de umas experiencias que tive não espero ser julgado aqui)

  • Obrigado 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Bom dia, muito obrigado pela orientação, ela está se alimentando bem, está bem ativa, o caso é que ela está com 2 filhotes com 35 dias, e percebi que ela estava limpando o ninho (Já começou a por ovos novamente), após isso que começou as fezes na cloaca, acredito que possa ter comido algum resquício das fezes dos filhotes!

Obs. Quero deixa claro que faço a limpeza do ninho de 7 em 7 dias.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

É muito difícil de dizer assim só de olhar, a minha calopsita por exemplo está com esse problema desde o inicio de fevereiro e até então fazendo acompanhamento com veterinário que fez vários exames receitou até antibiótico pra ela é nada de melhora, os exames tbm todos negativos pra qualquer doença. Agora mudei de veterinário e essa nova realiza exame de fezes na hr da consulta e novamente ela não viu nada que indique doença, somente um desequilíbrio na flora intestinal dela e é o que estamos tratando agora, mais ao decorrer dos retornos ela irá sempre examinar as fezes pra vê se tem algo.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Em 15/04/2020 at 10:13, VanessaBH disse:

É muito difícil de dizer assim só de olhar, a minha calopsita por exemplo está com esse problema desde o inicio de fevereiro e até então fazendo acompanhamento com veterinário que fez vários exames receitou até antibiótico pra ela é nada de melhora, os exames tbm todos negativos pra qualquer doença. Agora mudei de veterinário e essa nova realiza exame de fezes na hr da consulta e novamente ela não viu nada que indique doença, somente um desequilíbrio na flora intestinal dela e é o que estamos tratando agora, mais ao decorrer dos retornos ela irá sempre examinar as fezes pra vê se tem algo.

Obrigado!

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 6 months later...

Olá 

Depois que coloquei a ração vitaminada com mel a minha fêmea Lora ficou com a parte de baixo suja. As fezes mais líquida. Ela está se alimentando normal. Ontem eu troquei a ração, imagino que seja a vitaminada que fez isso. O macho Zazul não tem nada somente ela.

Editado por Marlene bueno
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

A minha so fica assim quando choca depois as fezes normalizam, se voce trocou a racao que ela esta acostumada pode apresentar alguma alteracao. Nao de antibiotico ou qualquer medicamento por conta propria, no maximo umas gotas de vitamina por 15 dias de acordo com a reservatorio de agua q vc disponibiliza. É como ja disseram limpe ela , observe vc se nao apresenta mais algum sintoma e se persistir leve ao veterinario.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 1 ano depois...

Olá estou preocupada com minha calopsita, ela é filhote ainda, eu comprei três calopsitas que são irmãos, mas uma delas estava muito fraquinha, as outras estão se desenvolvendo rápido mas ela não estava, depois ela começou a ficar muito caidinha não comia direito e começou a fazer fezes com sangue, e no dia seguinte infelizmente faleceu, ela já veio doente, só que agora tem a outra que as fezes ficam penduradas algumas vezes diretamente no orifício, mas ela não teve nenhum sintoma continua com o comportamento normal só as fezes que ficam grudadas no orifício, devo me preocupar? Alguém sabe o que significa? É que eu vi um vídeo de um veterinário falando que se as fezes ficarem penduradas tem que correr imediatamente para o veterinário e eu não quero ter outra perda.... Alguém pode me ajudar?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.