Jump to content

Crescimento anormal do bico! Opinião?


Lydiane
Ir para a solução Resolvido por aaaaaa,

Posts Recomendados

Olá! Venho aqui mais uma vez expor uma situação que estou passando, esperando a opinião e a força que vocês sempre me oferecem!!

Este filhote, primeiramente foi tratado para candidíase, chegando a 52 gramas, ele ficou em estado hipoglicêmico.A veterinária disse que ele precisava urgente ganhar massa muscular por que poderia ter falência dos órgãos.

Utilizei Vitagold, Glicopan Gold e Glicopan pet, cada um em uma fase do tratamento, nunca juntos. Foi descoberto então por meio de raio x que ele engoliu um metal que está o intoxicando, a veterinária achou então que foi por conta desse metal que desestabilizou a flora intestinal dele e fez a candidíase aparecer. Estou usando agora remédio homeopático.

A alguns dias atras tenho notado o crescimento anormal do bico, este crescimento faz com que mesmo ele fechando o bico na frente, fique aberto os lados, além da ponta estar esquisita. O bico dele está ficando com aspecto rugoso,, com se tivesse algumas linhas além de algumas descolorações. Os exames de Clamidia,Micoplasmose,Salmonela e Parasitorio são negativos. Ele tem bebido bastante agua mesmo sendo alimentado exclusivamente por papinha.

Agora está a minha duvida. Será possível que seja sarna ou outra doença? Ou poderia ser um desequilíbrio de vitaminas? 

Alguém sabe quais doenças atacam o bico desta forma?

Sempre quando mecho com o filhote, lavo as mãos e passo álcool, mas mesmo assim fico preocupada com a saude das minhas 8 calopsitas que ficam no andar de cima.

As fotos baixo mostram como ele fica com o bico o tempo inteiro.

20150912_132715-1.thumb.jpg.e06439ccd08d

20150912_132651-1.thumb.jpg.f2e2b5fbdf78

20150912_132616-1.thumb.jpg.c4e8221475fd

20150912_132651.thumb.jpg.ff874ab06fc427

20150912_132654-1.thumb.jpg.1d2a4b99f800

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Fatores que propiciam o crescimento : 

1) deficiências de vitaminas A e D 3 , de minerais (especialmente cálcio e fósforo) e de metionina.
2) dificuldade em desgastar o bico
3) má oclusão (de causa genética ou de traumatismo)
4) ácaros
5) problemas hepáticos
6) anomalias congênitas (que ocorre durante o desenvolvimento do embrião)
7) anomalias hereditárias (de ordem genética)


 
Tratamento :

1) tratar a causa;

2) manter periodicamente o tamanho do bico cortando (apenas por um veterinário ou criador experiente) ou lixando (com lixa de unha) a ponta do bico, caso contrário a ave terá dificuldade em se alimentar.

É muito importante a consulta de um veterinário, para orientação a respeito de uma alimentação correta , condições de alojamento, e o que deve ser proporcionado à ave para que se desenvolva e tenha qualidade de vida.

Aves com essa anomalia congênita não devem ser usados para procriação, pois essa falha genética pode ser transmitida aos filhotes.

 

Fonte: calopsitas.org/bicos-e-unhas

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem várias causas, dentre elas a doença dos bicos e penas (circovirose). Tem que ver se ele consegue se alimentar direitinho, caso contrário tem que levar no veterinário para cortar e lixar. Veja com sua veterinária se convêm fazer isso agora ou se deve esperar ele se restabelecer completamente.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O que está ocorrendo não é doença e sim a troca de bico de sua calopsita que não está ocorrendo o desgaste natural. Você pode observar que existe uma divisão no meio do bico onde está crescendo e ele está meio esbranquiçado e não com aquela cor rosada que é o normal.. Quando as calopsitas iniciam a troca do bico esse vai empurrando a parte que está sendo trocada e normalmente ocorre o desgaste naturalmente e ele é substituído pela parte nova. Isso pode ser causado por vários fatores desconhecidos como ausencia de material como brinquedos de madeira para roerem e desgastarem o bico, falta de cálcio, entre outras coisas,  mas ela está nitidamente aparentando estar com falta de cálcio. O que você precisa fazer é levar ela a um veterinário que entenda de passaros para que ele faça o corte desse bico.

Eu tenho uma calopsita que adotei a alguns anos atrás que quando chegou aqui em casa também apresentava o mesmo problema, mas era a parte de baixo do bico, cresceu tanto que ele nem conseguia comer direito, levei ao veterinário que cortou e receitou um complemento vitamínico a base de cálcio. 

Por isso reforço que tem que ser mantido direto o osso de siba dentro da gaiola e não somente de vez em quando, pois além de repor o cálcio necessário ele ajuda o desgaste do bico evitando essas situações. A umas três semanas atrás estive no meu veterinário e falei a respeito de oferecer osso de siba direto, pois algumas pessoas diziam não ser recomendado e ele reforçou a recomendação de manter direto o osso de siba a disposição na gaiola que não causa problemas de saúde como vários dizem. Depois que essa calopsita que mencionei foi tratada nunca mais apresentou esse problema aqui em casa, pois sempre tem disponível o osso de siba e a pedra de cálcio.

Link para compartilhar
Share on other sites

Celia, ele tem aproximadamente 3 meses, isso e cedo para uma muda de bico. Como está tomando aquele remédio a base de cobre,ferro e chumbo para tentar ajudar a retirada do metal que está dentro dele, não sei se posso oferecer cálcio, já que a veterinária tirou o glicopan pet 

Ele realmente só está na papa e não come absolutamente nada além disso, porem está bebendo muita água. Será possível colocar o osso de siba e ver se tem algum efeito?

Após essas fotos o bico cresceu mais e agora o buraco entre eles está mais largo. Como o filhote é novo, já passou por desnutrição, estou com medo de ser o circovirus, sarna ou falta de vitaminas. Vou consultar a veterinária dia 25, que é o proximo dia que ela vem para Itajubá. Até lá estou mantendo a higiene e também recolhendo fezes para fazer o exame de Polimavirus e circovirus.

Gostaria de saber uma coisa.

Você sabe se uma consultoria com o Dr Felipe Bath é confiável? Estou pensando seriamente em fazer uma consultoria, mais para me dispor deste dinheiro quero ter certeza que vai valer a pena.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu continuo achando que é algo relacionado a muda de bico dos passaros. De qualquer forma procure um veterinário, pois somente ele poderá lhe auxiliar. Quanto a consultoria com o Dr. Felipe, ele é muito bom, mas nada substitui o atendimento presencial, pois se precisa ser cortado ele não poderá lhe auxiliar e você irá jogar dinheiro fora. Então tente encontrar um proximo da sua cidade.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Boa noite pessoal!! Foi comprovado por raio x a alteração do figado, sendo assim por este motivo o crescimento do bico ( cresceu muito mais do que nessas fotos que havia postado anteriormente) Estou o tratando com Silimarina por 90 dias, o bico foi lixado pela veterinária mas continua crescendo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...

Hoje em dia a minha Juju está completamente normal, depois que tomou o remédio (Silimarina) o figado normalizou de tamanho então o bico parou o crescimento, os metais ainda estão lá, mas por algum motivo eles não estão mais interferindo na vida dela!! 

Minha pequena ficou linda demais, já está com 1 ano e 7 meses!!

 

12822185_1586988278190234_1654701354_n.jpg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...