Jump to content

Coisa escura na língua!


Douglas Câmara
Ir para a solução Resolvido por Douglas Câmara,

Posts Recomendados

Oi gente, eu to meio desesperado e precisando de ajuda.

Tenho uma calopsita macho, o Appa, e ele tem um ano.

Hoje ele ficou bravo comigo e abriu o bico para me ameaçar e eu vi que ao lado da língua tinha uma coisa escura. A princípio achei que fosse um resto de comida pq essa coisa tinha o tamanho do miolo da semente de girassol, aproximadamente.

Peguei ele e tentei examinar a língua mas ele, como de costume, ficou doido pro ser segurado a força. Enfim, o meu exame foi o suficiente pra ver que esse negócio parece ter crescido na boca dele! Ultimamente ele tem se alimentado normalmente, tomado agua normalmente, suas fezes estão normais, ele está com o comportamento normal, brincando, cantando e tudo mais.

Eu realmente estou preocupado e vou procurar um veterinário com a maior urgência (só não vou hj pq não conheço nenhum veterinário que atenda aves no domingo).

Alguém já passou por isso? Sabe do que se trata e sabe se é sério???

Ah e me desculpem por não colocar fotos aqui, ele não me deixou fotografar :/

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Eu sei que está bem ruim mas é a única foto que eu consegui. Ele realmente fica muito bravo quando segurado a força, não é só por causa dessa mancha que ele tá na defensiva!

Não sei se dá pra ver na foto mas isso não é uma mancha na língua, é tipo uma bolinha pendurada ao lado da língua. E pelo que me parece isso está preso por uma pele bem fininha. Minha namorada disse que isso pode ser uma bolha de sangue, vai ver ele se machucou e isso ficou assim.

Durante o dia ele se alimentou e brincou normalmente, mas mesmo assim eu não sei o que é isso na boca dele!

 

appa2.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Daniela essa foi a primeira coisa que eu pensei. Em um primeiro momento eu tentei abrir o bico dele pra tentar puxar aquilo mas não consegui fazer isso com a mão e não quis usar nada com medo de machucar ele ainda mais. Depois, olhando ainda mais, me pareceu que aquilo era alguma coisa grudada, por uma pele ou algo branco e fino. Ele comeu e tomou água durante o dia e mesmo assim aquilo continuou ali. Minha namorada disse que ele pode ter se cortado ou algo assim e aquilo pode ser uma bolinha que sangue que cresceu, será que isso poderia acontecer? Nem faço ideia se isso é possível.

Link para compartilhar
Share on other sites

Então o que pode ter acontecido é ele ter batido o bico e ter ficado com uma manchinha de sangue, tipo "sangue pisado", sabe? Já aconteceu com uma de minhas aves, mas foi na parte superior do bico e foi desaparecendo com o tempo. Observe para ver se não aumenta e para ver se ele está se alimentando normalmente. Se aumentar ou começar a ficar com alimento grudado, ai seria bom vc procurar ajuda veterinária.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ahh existem grandes chances ter sido isso Daniela! Ele vive batendo a cabeça em todos os tipos de lugares! Na minha lixeira que é metálica (imagino que ele bata lá por causa do barulho), na porta sanfonada do banheiro, no encosto da cadeira.. Até no meu ombro ele veio bater com o bico esses dias atrás! Vou ficar de olho no tamanho porque ontem mesmo ele se alimentou super bem! Comeu bastante e várias coisas diferentes!

Ainda assim estou pensando em visitar um veterinário mas mesmo assim muito obrigado pela ajuda Daniela! Estou muito mais tranquilo agora!

Link para compartilhar
Share on other sites

Leve ao veterinário então! Com um dos meus lutinos ficou um restinho de comida na língua  também! Acho que não é nada grave mesmo! Se for "sujeirinha" vai saindo aos poucos. Comigo foi a mesma situação da Daniela! Mas se ele tivesse ingerido algo tóxico,ele estaria passando mal =\ 

Mas leve-o logo ao veterinário! Depois nos conte tudo! Boa sorte aí ;) 

Link para compartilhar
Share on other sites

Essa mancha está parecendo ser um hematoma do tipo de sangue pisado. Essas danadinhas utilizam o bico para subir e descer de tudo quanto é lugar. Provavelmente ele deve ter prendido a lingua em alguma saliência que causou esse trauma. As minhas já cortaram várias vezes a lingua, mas em algumas vezes chegou a sangrar. O importante é que ele não parou de se alimentar, caso isso ocorra você terá que alimentar ele por sonda, pois ele não aceitará alimentos de outra forma devido a dor. De qualquer forma, leve ele a um veterinário, sempre é bom levarmos eles pelo menos uma vez para uma consulta clinica e assim você se tranquilizará.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...