Jump to content

Penas quebradas, o que fazer, como proceder - Guia


phropelato

Posts Recomendados

Olá, vim aqui falar sobre um assunto onde bastante gente ainda tem dificuldade para resolver, segundo vejo aqui no ClubeDasCalopsitas.

Essa é a maneira que eu faço com minhas aves e não tive problemas com isso até então, esse tópico é apenas como um guia, não deve ser seguido como regra para todos os casos.

Guardei algumas penas de um casal de calopsita que estão na muda de penas para demonstrar por fotos, acho que fica mais bacana e melhor para entendimento.

Lembrando não irei falar de canhão de pena quebrado ou sangrando pois esses precisam ser arrancados por inteiro porque a ave sofre bastante fora outros riscos relacionado, ou de pena em formação que esta com o canhão cheio de sangue e tem gente que arranca por engano, esse assunto já tem aqui na comunidade e não convém repeti-lo.

Se você tem uma ave arisca, comprou o passaro de um pet shop onde viviam varios numa gaiola, a gaiola onde sua ave fica é pequena,  seu pássaro brigou com outro ou por ventura enroscou a pena da calda ou das asas e ficou conforme a Foto1 pois isso pode acontecer por vários fatores, se não estiver muito feito (torta ou meio pendurada) provavelmente ela ainda irá se endireitar um pouco mais se esta pendura e incomodando a ave deve ser cortada. Conforme a Foto2.

Porque eu digo cordada? Imigine você pegar sua calopsita e sempre arrancar as penas dela, ela vai associar você a dor, talvez pegue até trauma de você e sempre terá uma clopsita arisca e com esse tipo de problema por se bater na gaiola. Fica outra dica nunca, tenha aves se você não tem paciência para esperar e nunca crie um psitacideo sozinho sem um companheiro de espécie.

Imagine você comprar, ganhar ou achar  uma calopsita com 10 ou 12 penas nesse estado por exemplo, é feio e parece mau tratada, sim parece, mais imagine para ela você arrancando 10 penas dela naquele dia, ou se você acha que tirando 2 por dias vai ser melhor para ela . Para mim seria traumático de qualquer maneira. (Opnião pessoal)

Por esse motivo e para que as aves não tenham medo das pessoas eu sempre optei por cortar para não haver dor, já que esteticamente dizendo fica bem feio, assim espero a muda de penas para que tudo fique normal de novo, não tendo a necessidade de levar a calopsita a uma exibição de concurso de beleza apenas corte a pena quebrada, será igual aparar as asas de forma correta para que ela não voe alto, seja da calda ou das asas apenas corte a pena danificada.

Não arranque as penas por vaidade humana ou estética, não faça o pássaro sentir dor sem necessidade, cuide com o coração, queira apenas o bem de seus animais seja de qualquer espécie.

Espero ter deixado alguma mensagem positiva e que vocês gostem e compartilhem para quem tiver dúvidas, pois penso que informações assim devem ser passada adiante.

Não sou dono da razão, por isso sempre estou aberto a críticas, elogios e sugestões, trocar ideias de maneira educada e sensata é sempre o melhor caminho.

Att. Pedro

Penas1.png

Penas2.png

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...