Jump to content

[Ajuda] Minha calopsita só come Aveia!


Patrick Polonha

Posts Recomendados

Olá, tenho duas calopsitas, uma que já está comigo a 8 anos e outra que comprei a menos de meio ano atrás.

Essa nova, é grandinha, talvez uns 8 meses (segundo o veterinário), mas ainda come um pouco de papinha de vez enquando, a questão é que, até um tempo atrás ela só comia papinha 3 vezes ao dia, comecei a parar de dar papinha e ela meio que largou, assim, introduzi as sementes (as mesmas que dou para minha outra desde que comprei ela em 2012, é uma mistura bem rica) mas ela (a nova) fica escolhendo entre as sementes e só come aveia. Eu tento todo dia dar no bico dela grão por grão de outras sementes (painço, niger, nabão) e ela até come, mas quando volto a oferecer no cochinho dela ela torna a escolher somente aveia. Não sei mais o que fazer pra ela comer outras coisas...

Sempre que eu chego do trabalho no meio dia, reabasteço sementes frescas, ela corre e descasca só a aveia e acaba com todas mas ainda parece ter fome... De vez enquando minha mãe fica com dó e fornece um pouco de papinha pra ela (pra nao ficar com fome) mas ela não come muito.

Preciso de dicas do que fazer...

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Compre Racão extrusada, pode ser a da Alcon que o amigo citou, eu comecei a dar para meu casal a alcon eco club pois é sem corantes e teve bom aceitação das minhas calopsitas, porém tem outras marcas muito boas também, MegaZoo, Nutrópica, BioTron, Reino das Aves, Zootekna, Selecta etc... de preferências para as que não tiverem coloração artificial e se você me perguntar qual a melhor marca vou responder que é a que tiver melhor aceitação pelo seu passaro, evite as vendidas sem saquinhos de 500g igual tem em casas agropecuárias, não posso afirmar que sejam ruins mais são meio dúvidosas eu acho, as vezes nem consta os ingredientes e valores nutricionais na embalagem então pelo menos para minhas aves eu não compro.

Ração extrusada existe umas tecnicas para fazer a calopsita comer mais pesquise alguns videos tem bastante coisas legais até criadores de outros tipos de passaros dão dicas legais para inserir a ração extruada.

Editado por phropelato
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 28/04/2020 at 12:05, Patrick Polonha disse:

Olá, tenho duas calopsitas, uma que já está comigo a 8 anos e outra que comprei a menos de meio ano atrás.

Essa nova, é grandinha, talvez uns 8 meses (segundo o veterinário), mas ainda come um pouco de papinha de vez enquando, a questão é que, até um tempo atrás ela só comia papinha 3 vezes ao dia, comecei a parar de dar papinha e ela meio que largou, assim, introduzi as sementes (as mesmas que dou para minha outra desde que comprei ela em 2012, é uma mistura bem rica) mas ela (a nova) fica escolhendo entre as sementes e só come aveia. Eu tento todo dia dar no bico dela grão por grão de outras sementes (painço, niger, nabão) e ela até come, mas quando volto a oferecer no cochinho dela ela torna a escolher somente aveia. Não sei mais o que fazer pra ela comer outras coisas...

Sempre que eu chego do trabalho no meio dia, reabasteço sementes frescas, ela corre e descasca só a aveia e acaba com todas mas ainda parece ter fome... De vez enquando minha mãe fica com dó e fornece um pouco de papinha pra ela (pra nao ficar com fome) mas ela não come muito.

Preciso de dicas do que fazer...

 

Lembre-se de que quem manda é vc. NÃO FAÇA AS VONTADES DA AVE. Vc vai acostuma-la mal. 

Siga as dicas do tópico abaixo
 

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Show, obrigado pelas dicas @Nascimento @phropelato @Lucas g!

Eu tenho essa ração extrusada: Ração para Calopsitas Natural Nutrópica 300 g mas elas realmente não comem. Eu tento incentivar, uma delas só come se eu esbrugar a ração, e a outra (essa mais nova) até pega a bolinha inteira, mas ela quebra e os pedaços saem voando por ai, ela não parece engolir nada. Está difícil convencer elas a comer algo diferente.

Essa semana está para chegar pacotes (não são a granel, fechados e desinfectados lógico) das seguintes sementes:

image.png.761ca452f9330977caaac31613903ae5.png

Vou tentar melhorar a qualidade do mix que elas comem enquanto elas não se convencem de comer ração. 

Já comprei várias rações mas todas elas desprezam.

 

Se alguém tiver sugestões de proporção para dar para elas dessas sementes, estou aceitando! 

Quero ver ensinar elas a comer tanta coisa nova hahah

Editado por Patrick Polonha
Link para compartilhar
Share on other sites

Finge que está comendo a ração pois assim ela vai se interessar em comer,ou coloque um espelho com o pote de ração,quando ela vim experimentar a ração,ela vai achar que tem outra calopista comendo a ração,aí ela vai se interessar 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Patrick Polonha disse:

Show, obrigado pelas dicas @Nascimento @phropelato @Lucas g!

Eu tenho essa ração extrusada: Ração para Calopsitas Natural Nutrópica 300 g mas elas realmente não comem. Eu tento incentivar, uma delas só come se eu esbrugar a ração, e a outra (essa mais nova) até pega a bolinha inteira, mas ela quebra e os pedaços saem voando por ai, ela não parece engolir nada. Está difícil convencer elas a comer algo diferente.

Essa semana está para chegar pacotes (não são a granel, fechados e desinfectados lógico) das seguintes sementes:

image.png.761ca452f9330977caaac31613903ae5.png

Vou tentar melhorar a qualidade do mix que elas comem enquanto elas não se convencem de comer ração. 

Já comprei várias rações mas todas elas desprezam.

 

Se alguém tiver sugestões de proporção para dar para elas dessas sementes, estou aceitando! 

Quero ver ensinar elas a comer tanta coisa nova hahah

Elas nao engolem ração inteira. Sempre vao quebrar pra comer os pedaços pequenos. Normal. 
A proporçao de sementes tem dica no tópico q postei

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Nascimento disse:

Elas nao engolem ração inteira. Sempre vao quebrar pra comer os pedaços pequenos. Normal. 
A proporçao de sementes tem dica no tópico q postei

Eu vi o tópico. Inclusive, ficou muito maneira a mistura.

A dúvida é... posso aumentar as quantidades de trigo/arroz cateto/Sorgo branco para uns 20%?  Na nova mistura nem vou colocar girassol. 

Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Patrick Polonha disse:

Show, obrigado pelas dicas @Nascimento @phropelato @Lucas g!

Eu tenho essa ração extrusada: Ração para Calopsitas Natural Nutrópica 300 g mas elas realmente não comem. Eu tento incentivar, uma delas só come se eu esbrugar a ração, e a outra (essa mais nova) até pega a bolinha inteira, mas ela quebra e os pedaços saem voando por ai, ela não parece engolir nada. Está difícil convencer elas a comer algo diferente.

Essa semana está para chegar pacotes (não são a granel, fechados e desinfectados lógico) das seguintes sementes:

image.png.761ca452f9330977caaac31613903ae5.png

Vou tentar melhorar a qualidade do mix que elas comem enquanto elas não se convencem de comer ração. 

Já comprei várias rações mas todas elas desprezam.

 

Se alguém tiver sugestões de proporção para dar para elas dessas sementes, estou aceitando! 

Quero ver ensinar elas a comer tanta coisa nova hahah

Apesar de ser uma marca muito boa a Nutrópica, existe muitos relatos pela internet de gente falando que é muito dura e que a calopsita não come etc... de certa forma pode ser que estejam pecando mesmo na sua produção, mais eu nunca comprei, a única que eu comprei até hoje porque comecei a fornecer somente agora e foi a Alcon Eco Club mesmo e não parece ser tão dura pois minhas calopsitas quebram ela com facilidade e existe sim um desperdício também, mais acho que seria uma boa opção você comprar uma Alcon ou uma Reino das Aves que pelas pesquisas que fiz antes da compra foi as que o pessoal citaram ter maiores aceitações, e para você não perder essa Nutrópica vai colocando ela junto com a outra em pequenas quantidades.

Uma técnica é fazer o seguinte, antes de colocar sua calopsita para dormir retire todo tipo de alimento da gaiola e deixe somente a ração extrusada e água a vontade, pois ao amanhecer do dia é o horário de maior fome para os pássaros poia passaram a noite liberando excremento e sem alimentação, assim apenas com a opção de extrusada é mais fácil eles comerem, porém tem que ser feito em dias que você tenha tempo de sobra e consiga observar se eles estão comendo (se não comer de jeito nenhum volte as sementes não deixe passar fome por tanto tempo, ok?), e lá para 11h30 a 12h00 coloque o mix de mistura de novo para que comam a vontade, faça isso até eles acostumarem a comer a extrusada.

Boa sorte.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...