Jump to content

Dúvidas sobre saúde de filhote novo. Adaptação ou outra coisa?


moyashinha

Posts Recomendados

Boa tarde!

 

Tudo bem, pessoal? Sou a Jessica e sou nova no fórum, acabei de criar uma conta, porém acompanho há muitos anos os tópicos na surdina. Já tive quatro calopsitas e as criei por quase 10 anos, então acompanhei muito os tópicos aqui para tirar dúvidas e me informar.

 

Atualmente tenho 2 calopsitas, uma adulta e uma filhotinha. A adulta acredito ser fêmea, eu a encontrei perdida no fim do ano passado e, apesar de postar em vários lugares procurando por um dono não encontrei e acabei adotando a bonitinha. Então não sei quanto tempo de vida ela tem. Já o filhotinho eu comprei recentemente e segundo o criador, tem um pouco mais que 2 meses de vida. Está na fase de mudança da papinha para mix de sementes. Está comigo há aprox 2 semanas, mas desde então eu venho observando alguns comportamentos e não consigo identificar muito bem, mesmo pesquisando e lendo nos fóruns e outros locais. Eu pretendo levá-la em um veterinário, mas aonde moro estou com dificuldades para agendar ou encontrar um especialista. Então decidi criar este tópico para pedir ajuda de vocês enquanto isso não acontece.

 

Então segue algumas informações que acredito ser de ajuda:

 - Como comentei, é um filhotinho de 2-3 meses

 - Sabe beliscar sementes, mas o que observei é que abre a casca e não come, apesar de reparar que tenta várias vezes ao dia. Também ofereci couve, brócolis e ovo cozido, ele come mais as folhas. Também comeu umas bolachinhas que dei uma vez ou outra.

- Estou dando papinha 3x ao dia. Comecei dando apenas 2x, mas reparei que ele perdeu peso e ficou bem mais encorujado, então aumentei para 3x. Ele tem apetite e come bastante, demonstra que está com fome fazendo aquele chiadinho característico.

 - Ele canta bastante, quando me vê pia alto, gosta de ficar passeando no chão, sabe subir na mão e vir até o ombro, gosta de carinho, enfim. Percebo que ele não fica no fundo da gaiola e encorujado, na maioria das vezes está ativo. Também se limpa com o bico normalmente.

 - Em relação às fezes, que é o que me chamou atenção e fez eu buscar por um veterinário e aqui no fórum também, alterna entre mais molinhas e amareladas (o que acredito ser em razão da papinha), mas tem a porção tubular mais escura e uma porção branquinha ou transparente, mas em alguns momentos é bem aguada mesmo, como se fosse uma diarreia. E eu percebo que essas fezes em específico acontecem de noite/madrugada. Troco o jornal da gaiola todos os dias, então olho de noite, antes de cobrir a gaiola, e depois de manhã cedinho.  Eu estou anexando uma foto das fezes, mas é como elas ficam diariamente. Como já limpei a gaiola não consegui registrar o que acredito ser diarreia.

- Como falei acima, ele não fica encorujado na maior parte das vezes. Mas principalmente dps de comer, perto de 14h, ele fica um bom tempo sonolento, as penas arrepiadas, quase que tira cochilos o tempo todo. Tirei uma foto e vou anexá-la no post. Tirando nesse período da tarde, de vez em quando ele fica assim tbm sem motivo aparente

- Eu tenho outra calopsita adulta e apesar de deixá-las separadas para observação e "quarentena", as gaiolas ficam próximas de modo que uma enxerga a outra. E percebo que, naturalmente, o filhotinho imita vários comportamentos da outra, tipo comer as verdurinhas, as sementes e até mesmo a posição que fica na gaiola. Então imaginei que ajudaria na adaptação, mas como já vou para  3ª semana comigo, não sei se é um tempo esperado ou não.

 - Também as coloco no sol por uns 15, 20 minutos todos os dias, lá por 9h, 10h, sempre observando se não ficam com calor. Proximo de 20h já cubro as gaiolas para elas dormirem, não as deixo num lugar com muito vento, luz direta e em excesso. Troco água todos os dias e a ração tiro as casquinhas e troco a cada 2 dias. O jornal eu costumo trocar a cada 2, 3 dias, mas como esse filhote está com o que imagino ser diarreia, troco todos os dias daí.

 - O filhote não está com feridinhas no bico, não há secreção nos olhos ou narinas, aparenta estar bem equilibrado nos poleiros (apesar de perceber q às vezes fica de 1 pezinho só, às vezes tenta e não consegue), não tem respiração ofegante, não fica no fundo da gaiola igual comentei, não há sinais de vômito.

OBS. Como vcs vão observar na foto, quando eu o alimento, a papinha que escorre ou suja as penas dele eu limpo com água morna e tento secar com um papel toalha. Entretanto as penas secam e ficam com esse aspecto arrepiado, bagunçado na região do peito. Gostaria de saber se é o jeito que limpo que está errado, ou também tem algo a ver com o comportamento do filhote. De ele não conseguir se limpar depois ou algo assim.

Acho que o que consigo lembrar de informações é isso, se puderem me ajudar agradeço!

WhatsApp Image 2020-05-21 at 14.48.08.jpeg

WhatsApp Image 2020-05-21 at 14.43.49.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...