Jump to content

Fêmea sem macho botou


Thainá Carvalho

Posts Recomendados

Pessoal, tenho minha calopsita a 5 anos e até então achava que ela era macho. Porém na quarta-feira ela botou um ovinho e aí descobrimos que é fêmea. Ela é sozinha, então deixamos o ovinho com ela. Ela fez o pote de comida de ninho e fica o dia inteiro lá. Sai bem pouco e não ta comendo igual comia antes. Resolvi tirar o ovinho dela pelo q vi em alguns posts, mais aí no outro dia ela tinha botado outro. Eu to mt preocupada por que não sei se tiro o ovo ou deixo ele lá, pq ela só fica tentando chocar. Quando eu tiro ela da gaiola ela faz mt cocô, e hj saiu um pouco de sangue junto, não sei se é por conta dela estar botando...o que devo fazer?? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Thainá, é normal que as aves fêmeas botem ovos mesmo sem acasalar. Apenas é estranho que ela tenha demorado tanto para começar a botar. O normal é que ela bote entre três e seis ovos a cada temporada de postura, com intervalo de dois dias entre cada ovo, mas isso pode variar.

Pessoalmente aconselho a retirar cada ovo que sua calopsita botar, já que são ovos estéreis, para que ela não se desgaste chocando. Ao tirar o ovinho você vai notar que ela vai procurar por ele durante uns minutos, mas logo vai se entreter com outras coisas e esquecerá.

O fato de ela estar fazendo bastante cocô quando sai do ninho improvisado também é normal, já que ela está chocando e por isso defeca menos vezes por dia.  É possível que a presença de sangue nas fezes seja por conta de ser a primeira postura dela, mas fique atenta a isso e se ocorrer mais vezes, aconselho que procure um veterinário.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

44 minutos atrás, Israel Rodigheri disse:

Thainá, é normal que as aves fêmeas botem ovos mesmo sem acasalar. Apenas é estranho que ela tenha demorado tanto para começar a botar. O normal é que ela bote entre três e seis ovos a cada temporada de postura, com intervalo de dois dias entre cada ovo, mas isso pode variar.

Pessoalmente aconselho a retirar cada ovo que sua calopsita botar, já que são ovos estéreis, para que ela não se desgaste chocando. Ao tirar o ovinho você vai notar que ela vai procurar por ele durante uns minutos, mas logo vai se entreter com outras coisas e esquecerá.

O fato de ela estar fazendo bastante cocô quando sai do ninho improvisado também é normal, já que ela está chocando e por isso defeca menos vezes por dia.  É possível que a presença de sangue nas fezes seja por conta de ser a primeira postura dela, mas fique atenta a isso e se ocorrer mais vezes, aconselho que procure um veterinário.

Muito obrigada Israel! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Meu casal está com filhote de 26 dias, quando vão o alimentar estão batendo a cabeça no teto do ninho. O que eu posso fazer pra isso não acontecer, pois estou preocupada de eles terem alguma lesão por conta disso.

Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutos atrás, Ana Cecília disse:

Meu casal está com filhote de 26 dias, quando vão o alimentar estão batendo a cabeça no teto do ninho. O que eu posso fazer pra isso não acontecer, pois estou preocupada de eles terem alguma lesão por conta disso.

Tire o teto do ninho ou deixe a tampa semi aberta nestas ocasiões

 

Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, CARONE disse:

Tire o teto do ninho ou deixe a tampa semi aberta nestas ocasiões

 

Obrigada, fiz isso hoje, a fêmea não gosta muito, fica brava. E eles aproveitam o ninho aberto pra sair da gaiola. Mas vou tentar deixar semi aberto. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...