Jump to content

Ave doente: Alguém já passou por isso?


VanessaHollier

Posts Recomendados

Ontem percebi que as fezes da minha pomba burguesa estavam com bastante líquido e hoje esse líquido ganhou cor, às vezes transparente, às vezes mais esbranquiçado e até amarelado/esverdeado e as fezes parecem mais soltas, espalhadas e menos compactas.

Ela fica deitada no poleiro superior, mas ainda come e bebe normalmente.

Eu suspeitei de alguma infecção bacteriana entérica, já que ela não apresenta tosse, espirros, "conjuntivite" e nem dificuldade pra respirar, mas também pensei na possibilidade de ser coccidiose.

Vocês já viram fezes assim ou já passaram por algo assim?!

Obs: Irei levar ela no veterinário amanhã, só gostaria de saber se alguém já teve uma calopsita com esses sintomas.

Aqui fotos dela e das fezes:

large.IMG_20200526_121223309.jpg.311870120a5c889c001c4280cd8fe805.jpglarge.IMG_20200526_121145369.jpg.e078d09a7196c0962ceb08fabe4709de.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, VanessaHollier disse:

Ontem percebi que as fezes da minha pomba burguesa estavam com bastante líquido e hoje esse líquido ganhou cor, às vezes transparente, às vezes mais esbranquiçado e até amarelado/esverdeado e as fezes parecem mais soltas, espalhadas e menos compactas.

Ela fica deitada no poleiro superior, mas ainda come e bebe normalmente.

Eu suspeitei de alguma infecção bacteriana entérica, já que ela não apresenta tosse, espirros, "conjuntivite" e nem dificuldade pra respirar, mas também pensei na possibilidade de ser coccidiose.

Vocês já viram fezes assim ou já passaram por algo assim?!

Obs: Irei levar ela no veterinário amanhã, só gostaria de saber se alguém já teve uma calopsita com esses sintomas.

Aqui fotos dela e das fezes:

large.IMG_20200526_121223309.jpg.311870120a5c889c001c4280cd8fe805.jpglarge.IMG_20200526_121145369.jpg.e078d09a7196c0962ceb08fabe4709de.jpg

Mas ela ficar deitada no poleiro é normal? A fêmea qnd está com ovo as fezes costumam mudar... Mas que bom que vai levar ao veterinário, nós dê notícias. Boa sorte e que não seja nada grave!

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, VanessaBH disse:

Mas ela ficar deitada no poleiro é normal? A fêmea qnd está com ovo as fezes costumam mudar... Mas que bom que vai levar ao veterinário, nós dê notícias. Boa sorte e que não seja nada grave!

Ela já costumava ficar deitada nesse poleiro durante o dia de vez em quando, principalmente lá pelo meio-dia, quando tirava um cochilo, mas nessa época ela estava saudável.

Ela ainda desce, come bem, bebe água em quantidade normal, vai na caminha, emite o típico som que parece uma risada quando voa e pula, mas a mudança das fezes me deixou alerta e ela ainda botou recentemente.

Não sei se pode ser deficiência de alguma vitamina ou problema em algum órgão, se é pela mudança brusca do tempo que tá super frio ou se é mesmo alguma doença.

Mas veremos em breve.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, VanessaHollier disse:

Ela já costumava ficar deitada nesse poleiro durante o dia de vez em quando, principalmente lá pelo meio-dia, quando tirava um cochilo, mas nessa época ela estava saudável.

Ela ainda desce, come bem, bebe água em quantidade normal, vai na caminha, emite o típico som que parece uma risada quando voa e pula, mas a mudança das fezes me deixou alerta e ela ainda botou recentemente.

Não sei se pode ser deficiência de alguma vitamina ou problema em algum órgão, se é pela mudança brusca do tempo que tá super frio ou se é mesmo alguma doença.

Mas veremos em breve.

Nesse tempo frio a imunidade cai um pouco, é bom ficar de olho. Nós dê notícias.

Ps: Sua pomba é linda, nunca tinha visto uma assim, só conheço aquelas "tradicionais" haha 

Editado por VanessaBH
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu coloco eles pra tomar banho de sol mais longos nesse tempo quando não tá ventando, mas mesmo dentro de casa, longe de correntes de ar e durante o dia ainda permanece frio, porque as temperaturas tão indo só até 20 graus e olhe lá e durante a noite já chegou até os 3, e isso porque o inverno ainda nem chegou.

Minhas outras pombas agora ficam mais quietinhas por conta do frio mesmo e os pombos que conviviam com ela não apresentam nenhum sintoma ou mudança, mas estou de olho.

Eu tenho 6 pombas dessa espécie, duas possuem mutação e o resto possuem essa cor padrão. Uma delas é completamente branca com olhos rosas e a outra possui uma mistura de penas marrom padrão com penas esbranquiçadas, como se tivesse caído algo em cima e descolorido sem querer. É o mesmo que acontece com o perolado nas calopsitas e os machos acabam perdendo o descolorido quando ficam mais velhos. Elas vieram dos mesmos pais.

 

+ 069.jpg

+ 068.jpg

 

 

Editado por VanessaHollier
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 26/05/2020 at 17:28, VanessaBH disse:

 

Em 26/05/2020 at 17:28, VanessaBH disse:

 

@VanessaBH

Atualizando. Eu levei ela no veterinário e inicialmente ele só fez uma observação geral e me fez algumas perguntas sobre ela e sobre os outros pombos que convivem com ela. 

Ele disse que não tinha nada de errado fisicamente e o peso dela está normal (161g) e então esse excesso de líquido poderia ser por conta de alterações hormonais ou estresse, já que ela havia botado no dia anterior, além de que eu tive que fazer várias mudanças onde eles tavam por conta da frente fria.

Ele me pediu pra deixar ela em observação e ir atualizando a situação. Pediu pra deixar água limpa sempre a disposição pra ela se hidratar, não fornecer frutas que podem favorecer o aumento da quantidade de urina e tentar diminuir ao máximo o nível de estresse.

As fezes agora estão voltando ao normal e adquirindo o formato padrão novamente.

Editado por VanessaHollier
As citações foram sozinhas e eu não consegui excluir elas da resposta
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...