Jump to content

Deficiência de vitamina


VanessaBH

Posts Recomendados

Boa noitee pessoal!

Alguém sabe me informar se a deficiência de uma vitamina específica no organismo provoca alteração a ponto de fazer mal pra ave?

A tempos (meses) estou tendo problemas com minha calopsita com fezes grudadas na cloaca, nisso já foram antibióticos desnecessários, troquei  veterinário que segundo ela estava com cândida, enfim já foram várias coisas e pesquisando por conta própria notei que umas das coisas que minha calopsita não come é a semente de girassol que é rica em vitamina A, agora ela receitou uma vitamina para muda de penas que segundo ela é rica em vitamina A tbm.

Alguém sabe me informar ou já passou por algo parecido de não saber o que a ave tem?

Quanto à alimentação dela é bem variada, come ração, farinhada, e as sementes são bem variadas, só não gosta mesmo do girassol...

Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que não seja problema por sua calopsita não comer sementes de girasol.

Fezes grudadas na cloaca pode ser indícios de coccidiose, é necessario um tratamento com sulfa exemplo: avitrin sulfa. (Não estou afirmando)

Que fique claro que não estou receitando sulfa, apenas dando uma ideia do que pode ser o problema, o correto é entrar em contato com algum laboratório fazer a coleta das fezes durante 3 dias se não me engano e enviar para eles fazerem a analise, ou levar em algum Veteriario que faça o exame na hora com um microscopio, confirmando o problema ele irá receitar o remédio adequado, sendo coccidiose ele vai receitar alguma sulfa, depois um tratamento com complexo vitamínico para o pássaro voltar a normalidade mais rapido, não sou veterinário apenas um criador que lê muito a respeito de conteúdos que me interessam.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, phropelato disse:

Acredito que não seja problema por sua calopsita não comer sementes de girasol.

Fezes grudadas na cloaca pode ser indícios de coccidiose, é necessario um tratamento com sulfa exemplo: avitrin sulfa. (Não estou afirmando)

Que fique claro que não estou receitando sulfa, apenas dando uma ideia do que pode ser o problema, o correto é entrar em contato com algum laboratório fazer a coleta das fezes durante 3 dias se não me engano e enviar para eles fazerem a analise, ou levar em algum Veteriario que faça o exame na hora com um microscopio, confirmando o problema ele irá receitar o remédio adequado, sendo coccidiose ele vai receitar alguma sulfa, depois um tratamento com complexo vitamínico para o pássaro voltar a normalidade mais rapido, não sou veterinário apenas um criador que lê muito a respeito de conteúdos que me interessam.

Desde fevereiro estou fazendo acompanhamento com veterinário que enviava as fezes para laboratório todos negativos e sem respostas por parte do veterinário, troquei de veterinário uma excelente aqui de BH que faz os exames na hora ela tratou algumas coisas que viu nas fezes, mas ela ainda apresenta esse sintoma, e esse sintoma vem sozinho, o.peso está normal, alimentando normalmente, pulmão, coração tudo aparentemente normal segundo a veterinária, essas fezes na cloaca não são recorrentes, as vezes acontece outras vezes não... É muito ruim essa falta de respostas por isso tbm fico lendo, pesquisando por conta própria pra tentar encontrar uma luz 😣

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá @VanessaBH,

É realmente difícil, também já fiz muitas coisas pra melhorar meu pequeno que as vezes apresente fezes líquidas.

Eu acho que como vc já medicou, fez exames e tudo mais, deveria enriquecer a alimentação com folhas verdes escuras, milho pré cozido, ovo (ovo cozido a cada 40 dias).

Você já tentou oferecer amendoim, já que ela não come girassol?

Outra coisa é banho de sol e talvez de água morna com algodãozinho na cloaca, talvez ajude.

Desejo que sua ave fique bem.

Envie notícias.

Ninha*

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Ninha disse:

Olá @VanessaBH,

É realmente difícil, também já fiz muitas coisas pra melhorar meu pequeno que as vezes apresente fezes líquidas.

Eu acho que como vc já medicou, fez exames e tudo mais, deveria enriquecer a alimentação com folhas verdes escuras, milho pré cozido, ovo (ovo cozido a cada 40 dias).

Você já tentou oferecer amendoim, já que ela não come girassol?

Outra coisa é banho de sol e talvez de água morna com algodãozinho na cloaca, talvez ajude.

Desejo que sua ave fique bem.

Envie notícias.

Ninha*

Oi @Ninha

Ela tem uma alimentação bem variada, come diversas tipos de folhas verdes escura, ama milho verde e outras coisas que ofereço diariamente. Ovo não ofereço pois teve duas vezes a algum tempo atrás que ela vomitou duas vezes por conta do ovo, ai substitui por farinhada.

Banho de sol, dou todos os dias um pouco.

Vou comprar girassol e tentar oferecer de outras formas, já do amendoim nunca imaginei que poderia oferecer, é daqueles normais que compra em supermercado com casca? Ou pode ser o sem casca?

Editado por VanessaBH
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, VanessaBH disse:

Oi @Ninha

Ela tem uma alimentação bem variada, come diversas tipos de folhas verdes escura, ama milho verde e outras coisas que ofereço diariamente. Ovo não ofereço pois teve duas vezes a algum tempo atrás que ela vomitou duas vezes por conta do ovo, ai substitui por farinhada.

Banho de sol, dou todos os dias um pouco.

Vou comprar girassol e tentar oferecer de outras formas, já do amendoim nunca imaginei que poderia oferecer, é daqueles normais que compra em supermercado com casca? Ou pode ser o sem casca?

amendoim torrado.

observe se a alimentação dela tem muito líquido. qnt mais alimentos com líquidos, mais liquidadas as fezes (claro), talvez possa colaborar pra isso. 

Semente de abobora tbm tem vitamina A. Girassol existem vários tipos, inclusive descascados 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá,

Eu ofereço amendoim crú ou torrado, sem sal, de pacotinho do mercado mesmo, o que cuido é a marca que tenha celo Pró amendoim pois tem mais garantia de não ser contaminado.

@Nascimento, não sabia que só pode amendoim torrado, inclusive uma vez veio dois amendoins crus em um mix de sementes que comprei.

Super concordo com as sementes de abobora.

Ninha*

 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, Nascimento disse:

amendoim torrado.

observe se a alimentação dela tem muito líquido. qnt mais alimentos com líquidos, mais liquidadas as fezes (claro), talvez possa colaborar pra isso. 

Semente de abobora tbm tem vitamina A. Girassol existem vários tipos, inclusive descascados 

Olá @Nascimento

Eu ofereço semente de abóbora a muito tempo, mas ofereço como petisco já li que é gordurosa, ou pode oferecer diariamente? E li que a de girassol é mais rica nessa vitamina A, já tentei a com casca, descascada e não adiantou kkkk mas vou insistir mais tentando oferecer a ela triturada haha

O amendoim é bom ser oferecido como petisco?

6 horas atrás, Ninha disse:

Olá,

Eu ofereço amendoim crú ou torrado, sem sal, de pacotinho do mercado mesmo, o que cuido é a marca que tenha celo Pró amendoim pois tem mais garantia de não ser contaminado.

@Nascimento, não sabia que só pode amendoim torrado, inclusive uma vez veio dois amendoins crus em um mix de sementes que comprei.

Super concordo com as sementes de abobora.

Ninha*

 

Que legal @Ninha essa do amendoim nunca imaginei mesmo, vou providenciar haha

Vc oferece com petisco?

Link para compartilhar
Share on other sites

Sim, como petisco, no início eles não quiseram provar o amendoim inteiro, tive que tirar pedacinhos e fingir que estava comendo, logo eles pegaram e adoraram.

Ofereço amendoim umas 2x na semana, em pouca quantidade, semelhante a quantidade de girassol. 🌻

Boa sorte.

Ninha*

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Ola, esse veterinário é de aves? Pelo o que você disse sua ave esta aparentemente saudável, sem nenhum sintoma, apenas com fezes grudadas na cloaca né?? Se for só isso acredito que não seja um problema, ela pode ter essas fezes na cloaca por " sentar" no puleiro; potinho, são várias as possibilidades, se você não nota nenhum outro sintoma e os exames deram negativo não vejo motivos para você se preocupar, fora que a alimentação de sua calopsita esta correta. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...