Jump to content

Ajuda! Resgatamos uma pomba (rolinha) machucada


Eollica2
Ir para a solução Resolvido por Eollica2,

Posts Recomendados

Boa Noite gente.

Sou a Eollica (Alessandra), o fórum de alguma maneira perdeu minha conta e tive que fazer uma nova.

Enfim. Uma pomba entrou no hall de entrada do nosso prédio e resgatamos ela. Ela é adulta (sem penas crescendo), está gordinha, com cloaca e glândula normais, asas sem qualquer tipo de fratura, comendo bem (fezes um pouco moles/urina amarela). Está isolada de nossos pássaros, é claro. Ela não sobe nos poleiros e não voa. É extremamente descoordenada e desajeitada. Se tenta voar ou cai de cara no chão ou cai para trás, de costas, e fica virada ali até ajudarmos ou até se debater até conseguir desvirar.

Ela deve ter se debatido muito. Cheguei em casa às 13h00 anteontem e a porteira pediu ajuda, pois tinha medo (>:() dela. Consegui pegar ela, foi fácil, porque ela não conseguia voar ou fugir direito. A porteira disse que a pomba estava lá desde as 7h da manhã.

Não podemos ficar com ela. Já temos muitos pássaros, e não há espaço na casa, nem podemos juntá-la com os outros por risco de contaminação, além de que ela está com esse comportamento estranhos. Suspeitamos de uma torção na asa ou até algum dano neurológico.

Fotos dela:

IMG_6340_zpso8jiu7ga.jpg

IMG_6338_zpswthhsma8.jpg

IMG_6339_zpsjanbaawl.jpg

IMG_6342_zpswhplcmqj.jpg

IMG_6341_zpsar8c6izm.jpg

IMG_6337_zps1p4qqohp.jpg

IMG_6336_zpskv1twcgv.jpg

IMG_6335_zpspts7lnzx.jpg

IMG_6334_zpspytm1khn.jpg

IMG_6333_zpseix6yy77.jpg

IMG_6332_zpsuqgbzfeg.jpg

 

Este é um vídeo do que ela faz, caindo para trás, andando esquisito (Ainda estou fazendo upload, vai demorar um pouco para terminar):

https://youtu.be/YOQPWxcCzmY

 

Se alguém puder ajudar, agradeço muito!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eollica, seja bem vinda de volta.

Tivemos que começar o fórum do zero, devido a problemas técnicos, por isso não somente seu usuário teve que ser recadastrado, mas o de todos nós... mas é vida nova agora rs.

Então, essa pomba me parece com algum problema no sistema nervoso. Existem algumas possibilidades como intoxicação metabólica (vc disse que as fezes estão amareladas, então ela pode estar com o fígado em mau estado) ou hipocalcemia, ou alguma outra intoxicação qualquer.

Existem antitóxicos no mercado e de repente seria a melhor aposta pra ela. No entanto, como é considerada uma ave silvestre, vc pode ver com seu veterinário se ele faz resgate de fauna e atender essa ave. 

Realmente, mantenha ela longe das suas aves e capriche na higienização das mãos e objetos que ela tiver contato. O álcool 70 é bem vindo nesse momento.

Dê notícias!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Oi Balthazar!

Nós demos enrofloxacina e vermífugo para ela, e a aparência das fezes melhorou muito. Ela está andando melhor, mas continua sem empoleirar e com dificuldade em voar.

Darei 2 a 3 dias para ver como ela fica, se não voar mesmo assim, levarei ao nosso veterinário.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Poutz, fiquei curioso com o caso, pesquisei um pouco e acho que o que vc tem aí é um filhote de Zenaida auriculata, pomba de bando.

 

Eu realmente acho que tem algo de errado com a asa direita, não que seja um problema neurológico, ela pode ter lesionado a musculatura, ou mesmo fraturado. 

Editado por Ricardo Ronsini
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...

Pombas são as maiores transmissoras da doença paramixovirus que é uma doença mortal para os passaros em geral. Os dois vídeos caracterizam pombas com sintomas avançados dessa doença que é a falta de equilíbrio e coordenação motora, entre outros sintomas. A classe três o ministério da saúde recomenda que sejam exterminados todos os passaros a distância de 2 km quadrados, mas não é diagnosticado um caso no Brasil a anos e a classe 1 e 2 até hoje só conheci um veterinário que tem a cura para elas segundo a USP. Recomendo a todos que por mais que tenham pena de passaros da natureza nunca tragam eles para dentro de suas casas, mesmo que sejam para ficar em outros comodos distantes de seus passaros, pois o grau de contaminação é muito grande e se propaga muito rápido. Já passei por essa situação e hoje não entra nenhuma pomba ou outro passaro da natureza machucado em minha casa, o máximo que faço é cuidar na garagem de minha casa e depois deixar eles irem embora.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...