Jump to content

Filhotes abandonados pelos pais


anajulia
Ir para a solução Resolvido por srtanatty,

Posts Recomendados

Minha calopsita botou três ovos, dois foram picados e os filhotes nasceram, mas a mãe não quer trata-los e o pai empurra o ovo e os filhotes para fora do ninho... Agora nós tiramos os filhotes da gaiola e os colocamos em um potinho com algodão para ficarem quentinhos, dei um pouquinho de soro para cada um deles( conforme um vídeo que eu vi na internet )! A partir de quantos dias posso começar a dar papinha para eles? Eles estão muito fracos e apenas com soro no papo! Me ajudem dando mais dicas e como alimentá-los! :(

12029101_1930450960514124_213136664_n.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Olha, você já pode dar papinha pra eles, tem uma tabela aqui no forum das quantidades, se alguem puder postar aqui. Mas é muito dificil tratar desse tamanho, vc tem que dar comida em intervalos bem pequenos porque o papinho não aguenta muito, e mesmo assim a chance de sobreviver só na papinha desse tamanho é bem pequena... (não impossivel, mas bem dificil). Tenta ver se os pais aceitam de volta, coloca no ninho e observa, se eles pelo menos esquentarem os bebes ja ajuda, ai vc pega só pra alimentar se eles não fizerem. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Vc esta deixando comida em abundancia na gaiola e água pode ser que eles não estão comendo o suficiente para tratar os filhotes isso acontece muito ..  ou ele são muito novos  e nem sabem cuidar dos filhotes . tente colocar os bebes de novo no ninho e deixe ele fechados na gaiola em um lugar tranquilo da casa sem muito barulho e claridade 

reforce a alimentação deles deixando potes de comida farinhada de ovo e mel , ração extrusada . um bom mix de sementes,  osso de siba ,e água fresa  alem de frutas e verduras  a vontade.. 

Espero que eles voltem a cuidar dos bebes :x

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

A postagem está longa mas para quem tem um filhote é importante ler tudo.

A primeira coisa a se observar é que o ninho não pode ter uma abertura demasiadamente larga, e deve estar seco, também é de grande importância forrar bem o ninho com maravalha (vendida em Pet Shop), parece besteira mas isso ajuda e muito a evitar problemas, qualquer stresse na pequena ave pode desbalancear a população dos fungos que causam a fermentação do alimento, ocasionando problemas como papo estagnado ou outros problemas digestivos que retardam o desenvolvimento e podem até matar.

A papa deve ser usada somente em casos extremos e precisa obrigatoriamente ser servida morna, para isso basta esquentar a quantidade de água (equivalente ao que o filhote vai comer de papinha), por exemplo:

Se você vai dar 5 ml de papinha, esquente 5 ml de agua mais a agua do 'Banho-maria', coloque os 5 ml de agua em um copo e misture o pó da papinha. Depois coloque a papinha em 'Banho-maria'. Antes de dar para o filhote, sinta se não está muito quente, o ideal é 38º, você pode medir usando um termômetro desses de farmácia, ou pingando um pouco no pulso, isto evita problemas como queimaduras no papo do filhote.

No caso dos filhotes com mais de 15 dias podemos oferecer a papa com uma seringa sem agulha ou com uma colher com as bordas amassadas. Para fazer a colher, basta pegar uma de chá e amassar as bordas com a ajuda de uma alicate, nesse caso a papinha PRECISA ficar em 'Banho-maria' enquanto é servida pois na colher o alimento esfria rapidamente.

Alimentação com Sonda:

É indicada para aves que não querem comer ou tem poucos dias de vida:
Antes de iniciar a alimentação retire qualquer bolha de ar da seringa e pingue uma gota no bico do filhote para que ele reconheça o alimento depois entre com a a sonda do lado esquerdo do bico da ave diagonalmente em direção ao lado direito do bico, onde fica a entrada do papo. Vá apertando a seringa levemente de forma a não encher demasiadamente o papo, evitando assim que o filhote aspire a papinha e engasgue, vomite ou até mesmo morra asfixiado.


Só alimente seus filhotes quando os pais estiverem incapacitados ou maltratando os filhotes e nada escrito aqui substitui a orientação de um profissional Veterinário.
Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, a tabela abaixo é apenas uma referência, somente o toque no papo pode dizer realmente a quantidade que deve ser dada. Quanto o papo estiver levemente firme significa que está cheio.

Marque o dia que o filhote nasceu para facilitar o trabalho.
Se você perceber que o papo mantém a forma ao aperta-lo, significa que o alimento esta sendo dado muito sólido e pode haver problemas. Nesse caso dê um pouco de agua de coco e massageie o papo até que o alimento fique bem homogêneo, mole e possa ser digerido.
Comece a alimentar sempre entre 5:00 e 7:00 da manhã.

Não dar nada nas primeiras 2 horas de vida
2 primeiros dias não dê papinha: 0,1 ml de soro (farmácia) ou agua de coco a cada 4 horas
3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

Lembrando que depois dos 30 dias iniciais você pode deixar disponível para o filhote verduras como couve, rúcula, um pote com água, outro com farinhada e por último uma boa mistura de sementes que devem ser trocados diariamente mesmo que o filhote não coma, gradativamente o filhote começará a comer sozinho, no início o milho verde ajuda muito eles aprenderem a descascar. Você pode pegar um sabugo fresco, cortar os grãos e servir em um potinho, lembre-se de retirar depois de 2 horas porque o milho pode azedar e ser prejudicial a ave.

É importante continuar alimentando-os com papinha conforme a tabela até que se tenha plena certeza que ela está completamente independente, o que acontece quando o filhote está com aproximadamente 9-10 semanas podendo haver grande variação de um filhote para outro.

Espero que as informações possam ser úteis a você e outros usuários.

Abração

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...