Jump to content

CALOPSITA QUEBRANDO OVOS


juliabronzeri

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal!

É minha primeira postagem aqui, então peguem leve por favor 😂.

Tenho um casal de calopsitas, um cinza macho e uma fêmea que acho que seja pérola canela. Eles estão na segunda postura de ovos (a primeira aconteceu há anos, e os filhotes nasceram porém eles abandonaram o ninho, e quando percebemos já era tarde 😭), o que vem acontecendo é que eles estão jogando os ovos para fora do ninho e eles acabam quebrando. Inicialmente não queria que ela botasse pois não está mais novinha (cerca de 10 anos), o que me surpreendeu foi que ela botou sem ninho! O ovinho estava no chão da gaiola, quebrado da queda. Então coloquei um ninho de madeira (caixa) e o forrei com serragem. Modifiquei a alimentação, colocando vitamina na água e oferecendo outros alimentos, que elas aceitaram bem! Depois de alguns dias, ela botou novamente. Fiquei muito feliz e coloquei a gaiola em um local que não precisasse mexe-la para não assustá-los ou estressá-los. E depois de alguns dias de choca, o ovo estava quebrado no fundo da gaiola. Pois bem, depois disso ela botou novamente (3º ovo) e novamente eles jogaram para fora do ninho. Li que algumas causas prováveis são: pouco espaço na gaiola ou falta de cálcio, mas a gaiola é bem grande pois juntei duas em uma só, e a alimentação deles é bem variada, e a gaiola possui duas pedras de cálcio, como na última choca, que os filhotes nasceram. O casal aparenta estar normal, o macho sempre teve brincadeiras de bicar e etc, mas nunca foi algo que machucasse a fêmea. Será que eles estão estressados? Devo remover o ninho? Estou disposta a cuidar dos filhotes sozinha, mas não quero que minha calopinha fêmea fique mal.

 

Muito obrigada por ler até aqui!

Atenciosamente,

Julia.

 

Editado por juliabronzeri
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Ruz disse:

O descanso de um choco para outro é de 3 meses , da pra cuidar dos filhotes depois de 15 dias na papa sem problemas  . O ninho você comprou corretamente o de calopsitas ? Cálcio costuma dar Avitrin Cálcio. 

Oi, Ruz! A choca anterior ocorreu há mais de 4 anos. O ninho é aquele em formato de caixa, para calopsitas mesmo. Estou dando a vitamina Vitagold Potenciado. Eles estão botando, chocam por uns dias e logo jogam o ovinho para fora do ninho, que acaba quebrando. Eu desconfio que seja o macho, mas não sei se devo separá-los pois ele também choca. Alguma ideia sobre o porquê disso estar acontecendo?

Muito obrigada,

Julia.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, juliabronzeri disse:

Oi, Ruz! A choca anterior ocorreu há mais de 4 anos. O ninho é aquele em formato de caixa, para calopsitas mesmo. Estou dando a vitamina Vitagold Potenciado. Eles estão botando, chocam por uns dias e logo jogam o ovinho para fora do ninho, que acaba quebrando. Eu desconfio que seja o macho, mas não sei se devo separá-los pois ele também choca. Alguma ideia sobre o porquê disso estar acontecendo?

Muito obrigada,

Julia.

Não faço ideia e afastar o macho não adianta porque vai sobrecarregar a fêmea e pode mata- lá . 

O seu ninho tem repartição dentro ? 

Editado por Ruz
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...