Jump to content

Uso da maravalha/serragem no ninho


barb.strambowisk

Posts Recomendados

Olá!

Tenho um casal de calopsitas que estão chocando 4 ovos (até agora, 01/08/20). Eles revezam direitinho e estou tomando todos os cuidados para que tudo dê certo. Porém, fui orientada por um criador à não colocar nada no ninho (tipo serragem/maralha). Quando os filhotes nascerem, eles podem continuar sem nada no ninho, ou tenho que colocar a serragem para aquecê-los? 

Meu medo é que os pais estranhem o ninho e abandonem os filhotes.

Quem puder me ajudar, eu agradeço!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Podê sim ira ajudar no aquecimento e também na absorvição das fezes tendo que ser trocada uma vez por semana ou quando se ver que está muito suja já. deixa pra colocar depois de uns 3 dias que os filhotes nascerem pra não causar nenhum poblema de abandono de ninho no periodo da choca dos ovinhos pois não foi colocado antes deles começarem a postura depois que nascerem não tera poblema dos pais abandonarem os filhotes por isso não blz...

Compra a maravalha viu serragem não é bom pois contem muito pózinho nela maravalha e barata em torno de 10.00 reais o pacote e prensada vem bastante e a mesma que usada pra ramester ok...

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Tunico disse:

Podê sim ira ajudar no aquecimento e também na absorvição das fezes tendo que ser trocada uma vez por semana ou quando se ver que está muito suja já. deixa pra colocar depois de uns 3 dias que os filhotes nascerem pra não causar nenhum poblema de abandono de ninho no periodo da choca dos ovinhos pois não foi colocado antes deles começarem a postura depois que nascerem não tera poblema dos pais abandonarem os filhotes por isso não blz...

Compra a maravalha viu serragem não é bom pois contem muito pózinho nela maravalha e barata em torno de 10.00 reais o pacote e prensada vem bastante e a mesma que usada pra ramester ok...

Entendi. Obrigada pela ajuda!

Ahhhh eu pensava que maravalha e serragem eram a mesma coisa kkk. Mas, já vi das que vende pra ramister, vou comprar dessa então...

Valeu pela dica!

Link para compartilhar
Share on other sites

Ainda não, aguardando o primeiro bebê para está semana...hehehe

Mas, estou com várias dúvidas... por exemplo: o macho tem muito ciúme da fêmea, será que ele vai machucar (por causa dela) os filhotes que nascerem?

Será que preciso separar o macho da fêmea e colocá-lo em outra gaiola?

Link para compartilhar
Share on other sites

Só se você observar se ele vai estar rancando as penas da cabeças deles quando começarem a empenar eu tinha um que fazia isso com os filhotes quando eu descuidava um pouquinho ele já acabava com os cartuchos das penas da cabeça mais se você não observar nenhum mal trato do pai não precisa tirar ele trata dos filhotes também ajuda muito a mãe desde o primeiro dia de choco até na alimentação blz...

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 01/08/2020 at 19:37, barb.strambowisk disse:

Olá!

Tenho um casal de calopsitas que estão chocando 4 ovos (até agora, 01/08/20). Eles revezam direitinho e estou tomando todos os cuidados para que tudo dê certo. Porém, fui orientada por um criador à não colocar nada no ninho (tipo serragem/maralha). Quando os filhotes nascerem, eles podem continuar sem nada no ninho, ou tenho que colocar a serragem para aquecê-los? 

Meu medo é que os pais estranhem o ninho e abandonem os filhotes.

Quem puder me ajudar, eu agradeço!

Olá hoje dia 10/08/20 de manha percebi  a minha femea agitada ai o ninho não tinha nada de maravalha, aí eu percebi que ela queria botar.

Fui lá e coloquei maravalha nos dois compartimentos do ninho ai ela entrou lá e colocou quase tudo do outro lado do ninho e em seguida botou, questão de 20 minutos que coloquei a maravalha.

O macho deixou o ninho do jeito  deles

Aguardar o segundo ovinho agora no dia 12.

Abraços 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...