Jump to content

Vacinação em calopsitas???


aaaaaa
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Olá, já ouvi falar sobre vacinas de algumas doenças em calopsitas, mas por não ter nenhum vet perto da minha cidade acabei me enrolando e nunca fui atrás da vacina das calopsitas! 

Vcs sabem que vacina são essas? Como eh dada?

ja ouvi q são só qndo são bem filhotes, pingadas dentro dos olhos, e outras coisa.

gostaria de saber como funciona realmente e se realmente eh indicado e eh seguro para as calopsitas tomarem a vacina sem nenhuma reação q prejudicaria elas!

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu vacino as minhas contra paramixovírus, que é pingada dentro dos olhos. É feito um tratamento durante um mês com uma dose durante quatro semanas quando compro elas e depois dou um reforço de uma doze uma vez ao ano. Como já tive problemas com essa doença, trato de forma preventiva para não ter mais problemas. 

Agora desconheço que outros veterinários tenham essa vacina, pois ela foi estudada e desenvolvida pelo veterinário que cuido das minhas calopsitas, pois segundo ele a uns 15 anos atrás teve problemas com essa doença no plantel dele e não existia remédios para a cura dela, dai ele iniciou a pesquisa e estudo da doença e durante cinco anos desenvolveu remédios e tentou a cura de passaros contaminados, foi quando desenvolveu a vacina e a cura. Até a USP de São Paulo já procurou ele várias vezes para saber qual os medicamentos que ele formulou a vacina, mas ele não passa para ninguém e nem faz linha de produção, diz que é somente para atender os clientes dele. Embora não me interesse o que ele faz, pois o que importa é o resultado final, quando ele tratou meus passaros eles estavam muito doentes e morrendo vários, outros veterinários diziam que não tinha cura que eu tinha que exterminar todos, dai com o tratamento dele todos sararam e estão vivos até hoje.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Segundo meu veterinário é uma das piores doenças para os passaros, pois é altamente contagiosa e seu diagnóstico é muito difícil. Ela é conhecida também como doença de newcastle, e dividida em classes 1,2,3 sendo que um passaro que for contaminado com o vírus da classe 1 tem que ser eutanasiado e todos os passaros que residirem num raio de +/- dois kms quadrado tem que ser exterminados. Agora existe as classes 2,3 que não precisam ser exterminados, mas os veterinários em geral desconhecem a cura para ela, por isso indicam a eutanasia, mas conforme eu informei, esse veterinário estoudou e pesquisou durante anos a doença e a cura e após cinco anos de tratamento do primeiro passaro contaminado, foi dado como curado após "n" exames realizados e a doença não ter mais sido diagnosticada.

Essa doença diretamente não mata, o que ela faz e abrir a imunidade dos passaros para que contraiam outras doenças e venham a morrer por consequências dessas. Como ela não tem sintomas aparentes, ele informou que muitos dos veterinários não sabem que o passaro está com a doença, pois eles tratam o passaro daquela doença mais comum que foi contraida por causa dessa doença, dai o passaro não responde ao tratamento e morre sem que saibam que ele estava contaminado de paramyxovirus.

Essa doença é contagiosa e muita das vezes contraida de passaros da natureza, como pombos, pardais etc. Eles sobrevoam o quintal das pessoas e soltam caspinhas, secreções etc. e os passaros de gaiola são contaminados pelo vento. Em estágio avançado da doença o passaro apresenta queda de penas com mudança de coloração, disturbios psiquicos motores, ficam sem coordenação motora para andar, apoiar sobre as patas, não conseguem se alimentar, anemia profunda e consecutivos casos de doenças adquiridas por baixa imunidade.

Eu comprei anos atrás um canário albino que estava contaminado e eu não sabia, fiquei com ele em casa durante um ano e ele não parava de trocar de pena, só que elas começaram a nascer amarelas, como não entendia do assunto achava lindo ele estar todo rajado. Ele ficou rouco e não cantava mais e eu achava que era proveniente da muda de pena. Dai mudei de casa e com o estresse todos os meus passaros caiu a imunidade segundo meu veterinário e no terceiro dia que tinha mudado, estava limpando a noite e reparei que alguns estavam estranhos, meio doentinhos. Ao acordar no outro dia tinha morrido um currupião meu e outra calopsita teve convulsão, ao reparar nos outros percebi mais duas calopsitas encorujadas e corri para o veterinário. Todos estavam com pneumonia, foram medicados e retornei para casa. Era um sabado e na segunda feira mais uma calopsita morreu e outra ficou "doidinha", era um filhote que ficou totalmente anemico embora se alimentasse bem e não tinha nenhuma coordenação motora, andava cambaleando como se estivesse bebado. Retorne com todos os meus passaros para o veterinário, eram 15 no total e ele examinou um por um e não achava nada que justificasse, mas todos estavam com pneumonia, dai que ficamos conversando após a consulta e mencionei da troca de penas e coloração do canário e ele na hora desconfiou da doença que foi feito o exame e deu positivo para a classe dois.

Dai veio o dilema, enquanto não saia o resultado as pessoas diziam que eu tinha que matar eles, e eu disse que não faria isso, que fugiria com todos mas não deixaria ninguém matar, quando recebemos o resultado e deu positivo lembro que me deu uma tremedeira e ele disse para eu ficar tranquila que os outros podiam não curar mas ele curava e que eles iriam viver muito comigo ainda. Esse foi o tratamento mais simples de doença que já fiz na minha vida, eu pingava apenas uma gotinha dessa vacina nos olhos de cada um durante um mês e incrivelmente após os primeiros dias da primeira dose já estavam melhores e regredindo a doença. Até o doidinho ficou bom, hoje ele está com 5 anos, totalmente saudável e nunca mais apresentaram sinais da doença. Refiz os exames e deram negativos.

Acho que o pior dessa doença é você manter eles vivos enquanto não inicia o tratamento, eles tiveram tudo que se pode imaginar, clamidia, micoplasma, pneumonia foi um calvário interminável e para ajudar o único laboratório que faz esse exame em São Paulo estava com a máquina quebrada e aguardavam peças do exterior para consertar e fiquei quase dois meses tentando fazer com que sobrevivessem a intemináveis doenças, mas graças a deus e a esse veterinário que é excelente não perdi nenhum enquanto aguardava, embora virei freguesa do fabricante de doxy, pois nunca dei tanto antibiótico para eles como nessa época, eles tomavam como água senão não sobreviviam.

Hoje a prevenção que faço é vacinar todos preventivamente e sempre que chego da rua limpo as mãos em alcool gel para evitar de ser um agente transmissor da doença para eles, além de nunca deixar eles em quintais abertos onde outros passaros possam sobrevoar o local.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa que coisa horrível, eu nunca tinha ouvido falar dessa doença. O pior e que é quase impossível contem os pardais!!! Vira e mexe cai umas sementinhas no chão e eles vem voando.

Célia tem como você me passar o contato desse vet? Tenho interessem adquirir esta vacina, passei um perrengue danado com o Dengo em maio, depois de comprar um filhotinho doente (não fiz a quarentena :/) achei que ele não fosse sobreviver, quase morri de chorar...

Link para compartilhar
Share on other sites

É complicado os passaros da natureza, mudei de casa o ano passado e o quintal era aberto, enquanto não coloquei telhado e fechei ele inteiro, fiquei com todos amontoados na sala, não tinha nem por onde andar, mas não deixei eles ficarem lá fora enquanto não desinfectei tudo, pois tinha um monte de pombas e pardais que ficavam na beirada do telhado da casa. Acho que fiquei traumatizada com a situação:S

Vou mandar uma MP para você com o contato, mas não sei se ele consegue enviar, pois ela tem que ser mantida refrigerada e guardada na geladeira. Dependendo da distância não conseguirá ser mantida refrigerada e perderá a eficacia.

Entendo você, nos apegamos demais a essas criaturinhas tão fofas, ao ponto de sofrermos tanto por eles como se fossem um parente bem próximo.

Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que sim, melhor do que nada, pois eles poderão até sobrevoar o quintal, mas não pousaram na gaiola, o que manterá mais distantes o contato físico. Outra opção seria você cobrir somente uma parte do quintal com telha daquelas brasilite feitas de fibrocimento e uma translucida para iluminar o local. Dai você pode fechar com parede de tijolo a frente e fazer uma parte com tijolo de vidro, assim ele teria um canto reservado e iluminado somente para ele e os passaros da natureza não teriam acesso. O custo para esse tipo de forração e material é muito barato.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 7 months later...

Sendo que ele poderia ficar conhecido mundialmente por ter elaborado medicamento eficaz. Prefere manter o conhecimento apenas em benefício próprio enquanto incontáveis aves que poderiam ser salvas padecem pela doença e não tem salvação por causa da atitude mesquinha. Lamentável mesmo, @gilva. Concordo com você.

Nos resta cuidar o melhor possível dos nossos animais, na tentativa de evitar contágio, e, se acontecer conosco, tentar tratar da forma que formos capazes.

Boa sorte, @Paula Motta. Estou torcendo pela recuperação das suas aves.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...