Jump to content

Dicas para adquirir uma calopsita


suzy

Posts Recomendados

olá, 

Estou querendo adquirir uma nova calopsita, já tive uma e morreu :/

ao ir ao Pet, eu e meu esposo escolhemos uma, porém a vendedora nos informou que ela está em tratamento com sulfa, e reparei que está com peito em lãmina. 

Quais as chances de sobreviver, mesmo não sabendo o diagnóstico? Fiquei com receio de trazer para casa e ela vir a morrer.

:S

Link para compartilhar
Share on other sites

Não compre, pois ela tem que estar totalmente saudável, já o fato de estar com a quilha proeminente indica que está em estágio avançado na doença. Embora eu tenho dó de ver um bichinho dessa forma, então eu até compraria para eu poder tratar, mas faria um acordo com o dono da loja para se algo acontecer com ela, ele me reembolsar ou dar outra.

Quando for comprar alguma calopista, observe os olhos e narinas se estão vermelhos ou com secreções, se na cloaca tem fezes grudadas, penas sem piolhos, peito tem que estar gordinho e não com a quilha proeminente, de sempre preferencia a passaros ativos, verifique se não estão sonolentos, espirrando ou tossindo. 

Caso tenha vários passaros juntos, verifique o fundo da gaiola se as fezes estão normais, verde bem escuro e sem ausência de muito líquido, caso tenha tenha alguma fezes estranha no fundo da gaiola ou qualquer outra calopsita com algum desses sintomas na gaiola, mesmo que não seja a que você escolheu não compre, pois a que escolher poderá estar contaminada também. 

Dai, nesse estabelecimento não compre tão cedo, pois caso tenha algum passaro contaminado, as acomodações e utensílios podem ficar contaminados durante meses e recontaminar os próximos que chegarem.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

as duas aves que tinham no PET, estavam deste modo, com a quilha bem proeminente, que chega a ser observado nas penas, sem necessário ter que palpar.Uma estava bem esperta já a outra sonolenta toda encolhida com as penas estufadas.

conversei com o proprietário que me afirmou que ela ficará bem, está em uso de SULFA 1 gota 1 vez ao dia e vitaminas na papinha, mas não arrisque trazer para minha casa, pois tenho 2 crianças, que sofreram muito quando a "ELI" morreu ( nossa antiga Calopsita). Amanhã passarei lá para ver como ela está.

Porém, meu questionamento é: a quilha tende a normalizar com o ganho de peso? E o tratamento com sulfa é o adequado?

obrigada.

Link para compartilhar
Share on other sites

as duas aves que tinham no PET, estavam deste modo, com a quilha bem proeminente, que chega a ser observado nas penas, sem necessário ter que palpar.Uma estava bem esperta já a outra sonolenta toda encolhida com as penas estufadas.

conversei com o proprietário que me afirmou que ela ficará bem, está em uso de SULFA 1 gota 1 vez ao dia e vitaminas na papinha, mas não arrisque trazer para minha casa, pois tenho 2 crianças, que sofreram muito quando a "ELI" morreu ( nossa antiga Calopsita). Amanhã passarei lá para ver como ela está.

Porém, meu questionamento é: a quilha tende a normalizar com o ganho de peso? E o tratamento com sulfa é o adequado?

obrigada.

Conforme ela for engordando a quilha vai desaparecendo, antes de julgar este tratamento devemos sabem oque ela tem, porque peito seco não é doença. Quando for comprar uma calopsita procure um bom criador e a primeira coisa a fazer quando a ave chegar é os exames de saúde.

Link para compartilhar
Share on other sites

O peito seco nada mais é que a magreza excessiva, pois o passaro quando doente se alimenta mal e perde toda a gordura do corpo, devido a falta de alimentação/apetite motivada pela doença.  Para se manter e se aquecer seu organismo começa a consumir as reservas de energia que são retiradas do músculo que fica nessa região da quilha, com isso ele perde massa muscular e a quilha fica proeminente. Não temos como dizer se esse tratamento fará efeito, pois não sabemos o que ele tem, pode ser que esteja tomando o remédio e não esteja fazendo efeito algum. Mas, se estiver fazendo efeito a medida que ele for se recuperando voltará a se alimentar e ganhará massa muscular e gordura no corpo que fará com que a quilha volte a ficar coberta novamente. Por isso que quando um passaro fica doente tem que ser monitorado o seu peso, pois caso comece a emagrecer excessivamente o dono tem que dar alimentação via sonda para ele, pois somente assim ele será alimentado de forma correta e manterá energia para suportar a enfermidade e responder ao tratamento com remédios.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ela está parecendo estar bem, pode ser que não esteja doente e sim magro por falta de alimentação. Muitas das vezes o criador não dá a devida atenção ao filhotes visando somente comercializar e retira de forma prematura dos pais, fazendo com que o filhote tente se alimentar sozinho, dai ele acaba emagrecendo devido a falta de alimento.Você não mencionou se ele ainda é filhotes, mas se for falta de alimentação, ele pode vir a ficar doente se não receber os devidos cuidados, então, observe se ele está se alimentando sozinho ou somente mexendo na comida, caso seja necessário complemente a alimentação dele com papinha. Ele é muito lindo:x, está com essa carinha de bravo não entendendo nada que se passa a volta dele.¬¬ Parece ser bem mansinho, você foi feliz na escolha.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...