Jump to content

Macho agitado


matheusbaah
Ir para a solução Resolvido por Ustulin8,

Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo nesse mundo das calopsitas e está segunda(21/09) adquiri a minha primeira calopsita e ela não para de correr de um lado para o outro e gritando na gaiola olhando para a portinha que abre sendo que a portinha ta virada pra parede, ou seja ele fica olhando para a parede em vez do ambiente e ele não fica muito nos poleiros prefere mais ficar no chão. Ela é um macho de 1 ano e poco, isso é normal decorrente do ambiente novo ou é algo que devo ficar preocupado, e como posso proceder com isso?

Editado por matheusbaah
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Matheus, primeiramente, parabéns pela aquisição. Precisa ver como ela era acostumada onde estava, talvez essa agitação seja por querer sair da gaiola, por não estar acostumada a ficar presa. Procure deixar a gaiola mais aberta e repare se esse comportamento melhora. Espero ter ajudado. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Está parecendo que ela está querendo sair da gaiola, talvez o antigo dono acostumava deixar ela com a gaiola aberta e como são inteligentes ela está reconhecendo a portinha. Por qual motivo você virou a portinha para a parede? Eu havia percebido em outro post que você abriu essa portinha virada dessa forma. Porque você não abre para ela entrar e sair a hora que quiser, irá acalmar ela, deixe a gaiola presa na parede com a porta aberta que ela subirá na parte de cima. Se você acostumar ela dessa forma ela ficará mais sociável e será mais fácil adestrar ela.

Link para compartilhar
Share on other sites

Está parecendo que ela está querendo sair da gaiola, talvez o antigo dono acostumava deixar ela com a gaiola aberta e como são inteligentes ela está reconhecendo a portinha. Por qual motivo você virou a portinha para a parede? Eu havia percebido em outro post que você abriu essa portinha virada dessa forma. Porque você não abre para ela entrar e sair a hora que quiser, irá acalmar ela, deixe a gaiola presa na parede com a porta aberta que ela subirá na parte de cima. Se você acostumar ela dessa forma ela ficará mais sociável e será mais fácil adestrar ela.

Célia resolvi tirar ele hoje, ficou todo feliz, mas não se interessou muito pelo espelho que mostrei a ele, nem deu muito bola.Deixei virada para a parede para nós podermos ver ele ai aquele tampão atrapalha, pq ele ficava preso na gaiola pq ele era recém chegado kkkk, mas agora, deixarei ele livre pela casa, claro supervisionado.E tive que fazer ele entrar na gaiola só que para fazer isso tive que ficar meio que encuralando ele até ele chegar e entrar na gaiola isso retrocede o amansamento? Como faço para ele entrar na gaiola sem eu precisar encurrala-lo, fiz isso pq achei melhor do que pegalo.

Editado por matheusbaah
Link para compartilhar
Share on other sites

Pendure a gaiola num local da casa onde você costumem ficar a maior parte do dia para ele se acostumar com o movimento. deixe a portinha aberta a maior parte do tempo possivel durante o dia, apenas apare as asas dele para que não queira voar. Não force ele a sair nunca, abra a portinha e deixe que ele saia sozinho quando sentir confiança. Normalmente elas gostam de ficar empoleiradas na portinha ou subir para o teto da gaiola. No início converse bastante com ele de forma delicada e carinhosa ate que ele acostume com vocês, depois comece oferecendo girassol na sua mão, sempre aproximando sua mão abaixo do nível da cabeça dele, nunca por cima pois ele assusta e traumatiza. Se ele fugir deixe o girassol apoiado no poleiro perto dele e fala para ele ir buscar, quando criar coragem ele irá pegar e perceberá que você queria somente agrada-lo. Quando ele estiver comendo em suas mãos e mais confiante aproxime sua mão e raspe seu dedo na barriguinha dele, pois ele entenderá que é para subir no seu dedo. Passado esse início de adaptação outros contatos se tornarão mais fáceis. Nunca force contato para não traumatizar. Quando quiser que ele entre na gaiola se programe mais ou menos uma meia hora antes, pois eles entram toda hora para comer e dai você vai até a gaiola e fecha a portinha, nunca force ele a entrar no início para não traumatizar. Outra opção caso esteja fora da gaiola é você levar ela até ele com a portinha aberta e encostar perto dele falando para ele entrar, pois são inteligentes e eles acabam obedecendo. Tente não tirar ele da gaiola nesses primeiros contatos, pois fica mais fácil manusear ele estando sobre ela, apenas mantenha sempre a porta aberta. Eles aprendem e acostumam muito rápido, ainda mais que ele já é adulto e deve ter tido contato com outras pessoas, apenas está estranhando o novo dono. O espelho você pode prender ele na parede acima da gaiola, pois quando ele subir ficará de frente e na maioria das vezes eles gostam de olhar para ele e cantar. Por enquanto tudo é novo para ele, mas já dá para perceber que ele ficava solto, somente pela atitude dele ficar nervoso correndo na frente da portinha. Depois que ele estiver mais acostumado com você, poderá sair para dar uns roles pela casa.:P lógico que com você supervisionando. Não esqueça de aparar as asas ou deixar todas portas e janelas fechadas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pendure a gaiola num local da casa onde você costumem ficar a maior parte do dia para ele se acostumar com o movimento. deixe a portinha aberta a maior parte do tempo possivel durante o dia, apenas apare as asas dele para que não queira voar. Não force ele a sair nunca, abra a portinha e deixe que ele saia sozinho quando sentir confiança. Normalmente elas gostam de ficar empoleiradas na portinha ou subir para o teto da gaiola. No início converse bastante com ele de forma delicada e carinhosa ate que ele acostume com vocês, depois comece oferecendo girassol na sua mão, sempre aproximando sua mão abaixo do nível da cabeça dele, nunca por cima pois ele assusta e traumatiza. Se ele fugir deixe o girassol apoiado no poleiro perto dele e fala para ele ir buscar, quando criar coragem ele irá pegar e perceberá que você queria somente agrada-lo. Quando ele estiver comendo em suas mãos e mais confiante aproxime sua mão e raspe seu dedo na barriguinha dele, pois ele entenderá que é para subir no seu dedo. Passado esse início de adaptação outros contatos se tornarão mais fáceis. Nunca force contato para não traumatizar. Quando quiser que ele entre na gaiola se programe mais ou menos uma meia hora antes, pois eles entram toda hora para comer e dai você vai até a gaiola e fecha a portinha, nunca force ele a entrar no início para não traumatizar. Outra opção caso esteja fora da gaiola é você levar ela até ele com a portinha aberta e encostar perto dele falando para ele entrar, pois são inteligentes e eles acabam obedecendo. Tente não tirar ele da gaiola nesses primeiros contatos, pois fica mais fácil manusear ele estando sobre ela, apenas mantenha sempre a porta aberta. Eles aprendem e acostumam muito rápido, ainda mais que ele já é adulto e deve ter tido contato com outras pessoas, apenas está estranhando o novo dono. O espelho você pode prender ele na parede acima da gaiola, pois quando ele subir ficará de frente e na maioria das vezes eles gostam de olhar para ele e cantar. Por enquanto tudo é novo para ele, mas já dá para perceber que ele ficava solto, somente pela atitude dele ficar nervoso correndo na frente da portinha. Depois que ele estiver mais acostumado com você, poderá sair para dar uns roles pela casa.:P lógico que com você supervisionando. Não esqueça de aparar as asas ou deixar todas portas e janelas fechadas.

Célia, retirei ele hoje da gaiola, ficou quase o dia todo quase fora da gaiola, ai agr de tarde resolvi dar um banho nele dps que tava sequinho ai abri a gaiola pra ele novamente saiu não deu nem 20s rsrsrsrs. Mas ele não se aproximou mais que isso de min o maximo que ele veio foi até o final do angulo desse piso que te a sementinha, Não ta se assustando muito comigo mais, cantou pro espelho hoje duas vezes, achamos bem engraçado kkkkkk.Como acha que estou indo e oque percebe por essas reações dele? Qual seria meu próximo passo 

12041707_897069723705968_2039892984_n.jpg

Pendure a gaiola num local da casa onde você costumem ficar a maior parte do dia para ele se acostumar com o movimento. deixe a portinha aberta a maior parte do tempo possivel durante o dia, apenas apare as asas dele para que não queira voar. Não force ele a sair nunca, abra a portinha e deixe que ele saia sozinho quando sentir confiança. Normalmente elas gostam de ficar empoleiradas na portinha ou subir para o teto da gaiola. No início converse bastante com ele de forma delicada e carinhosa ate que ele acostume com vocês, depois comece oferecendo girassol na sua mão, sempre aproximando sua mão abaixo do nível da cabeça dele, nunca por cima pois ele assusta e traumatiza. Se ele fugir deixe o girassol apoiado no poleiro perto dele e fala para ele ir buscar, quando criar coragem ele irá pegar e perceberá que você queria somente agrada-lo. Quando ele estiver comendo em suas mãos e mais confiante aproxime sua mão e raspe seu dedo na barriguinha dele, pois ele entenderá que é para subir no seu dedo. Passado esse início de adaptação outros contatos se tornarão mais fáceis. Nunca force contato para não traumatizar. Quando quiser que ele entre na gaiola se programe mais ou menos uma meia hora antes, pois eles entram toda hora para comer e dai você vai até a gaiola e fecha a portinha, nunca force ele a entrar no início para não traumatizar. Outra opção caso esteja fora da gaiola é você levar ela até ele com a portinha aberta e encostar perto dele falando para ele entrar, pois são inteligentes e eles acabam obedecendo. Tente não tirar ele da gaiola nesses primeiros contatos, pois fica mais fácil manusear ele estando sobre ela, apenas mantenha sempre a porta aberta. Eles aprendem e acostumam muito rápido, ainda mais que ele já é adulto e deve ter tido contato com outras pessoas, apenas está estranhando o novo dono. O espelho você pode prender ele na parede acima da gaiola, pois quando ele subir ficará de frente e na maioria das vezes eles gostam de olhar para ele e cantar. Por enquanto tudo é novo para ele, mas já dá para perceber que ele ficava solto, somente pela atitude dele ficar nervoso correndo na frente da portinha. Depois que ele estiver mais acostumado com você, poderá sair para dar uns roles pela casa.:P lógico que com você supervisionando. Não esqueça de aparar as asas ou deixar todas portas e janelas fechadas.

Célia, retirei ele hoje da gaiola, ficou quase o dia todo fora da gaiola, ai agr de tarde, resolvi dar um banho nele. Ai depois que ele tava sequinho ai abri a gaiola pra ele novamente, saiu da gaiola não deu nem 20s rsrsrsrs. Mas, ele não se aproximou mais do que isso que mostra na fotoo maximo que ele veio até eu foi até o final do angulo, desse piso que está a sementinha e onde ele está. Não ta se assustando muito comigo mas fui tentar aproximar a semente de girassol até a boca dele ele recuou. Ai hoje ele cantou pro espelho, duas vezes, achamos bem engraçado, kkkkkk.Como acha que estou indo, e oque percebe por essas reações dele? Qual seria meu próximo passo? Desde já agradeço, por toda ajuda que está me fornecendo.(O PORTUGUÊS DESSE ESTÁ MELHOR, ESCREVI O OUTRO COM PRESSA).

Link para compartilhar
Share on other sites

Como ele é lindo:x adorei essa trilha de girassol:D Está ótimo para o primeiro dia, o fato dele estar cantando para o espelho e não estar se assustando tanto com você já é um sinal que ele está começando a se adaptar a nova casa. Existe calopsitas que levam dias para sair da gaiola e até para comer de tão assustadas que são. É normal ele recuar quando você tenta oferecer comida para ele, pois você ainda é um estranho, mas ele já está demonstrando que está começando a confiar em você. Continue dessa forma, converse bastante com ele e nunca force contato. Tente não fazer trilha e segura o girassol na mão, ele irá recuar e você conversando com ele deixa a semente próxima dele e se afaste um pouco dizendo para ele pegar. Repita muito essa situação, pois ele perceberá que você só está querendo alimentar ele, dai ele quando você menos esperar irá pegar na sua mão. Oferece também bolacha de água e sal, eles adoram comer. Eu costumo cortar ela no meio e prender na portinha com pregador onde tem os arames que sustenta o poleiro. Nas primeiras vezes faça isso e deixe lá para ele comer, depois de alguns dias tenta aproximar com sua mão a bolacha. Eu costumo dar todo os dias para os meus, é só falar lanchinho que todo mundo sai correndo para comer, pois associaram a palavra lanchinho a bolacha. É até engraçado, pois sabem o horário certinho que eu dou, quando demoro para dar começam a piar e gritar e meu papagaio começa a falar lanchinho. Continue dessa forma que tenho certeza que em um mês você terá excelentes progressos, teve o caso de uma moça aqui no forum a uns meses atrás que tinha adotado uma calopsita adulta que era muito agressiva e mordia muito, ela fez dessa forma e com um mês postou uma foto dela com a calopsita no ombro bem mansinho. A persistência é a certeza de um excelente resultado.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 anos depois...

Oii,bom eu queria saber pq que a minha calopsita fica agitada quase o tempo todo,meu visinho me deu ela(macho)mais parece q ele nao se acustumou ainda com o novo ambiente ele ficava numa gaiola mais grande com outra calopsita,sera oq pode ser?ela ja esta aqui quase uma semana.E parece que quer sair da gaiola fica pro um lado pro outro oq eu posso fazer pra ela ficar mais calma?Obrigada😃

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...