Jump to content

Macho arrancando penas da femea.


barbosa
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Não sei mais o que eu faço, sempre que eu junto o casal eles ficam numa boa por um tempo, mas depois o macho começa a arrancar as penas da fêmea. Antes eu achava que esse comportamento era por causa da gaiola que era pequena, mas agora os  dois tem um viveiro só para eles, com brinquedos e tudo. E mesmo assim ele continua arrancando as penas dela, mas pelo o que eu percebi ele costuma fazer isso sempre que a fêmea entra em período de muda das penas. Por que eu me recordo da ultima muda que ela teve eu tive que separar os dois pelo mesmo motivo.

  • Gostei 1
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

O que está ocorrendo não é por conta da muda de penas e sim devido ao período reprodutivo das fêmeas quando estas estão férteis. Alguns machos tem por habito arrancar as penas das fêmeas quando querem acasalar ou mesmo no momento que estão copulando. Não tem o que fazer e também não adianta separar, a sua não é a única a passar por isso. Aqui em casa eu também tenho casais que acontecem isso e já tentei de tudo e nada fez com que ele parasse. Separar não adianta também, pois eles quando formam casal não se separam mais e dai fica uma gritaria porque querem ficar juntos, as fêmeas mesmo sendo mutiladas não desgrudam do macho e ficam nervosas gritando se não juntamos. 

Você já fez o que eu também fiz, que no caso foi providenciar um viveiro bem grande pois assim se ele for mutilar e ela não quiser terá espaço para fugir, mas pode ter certeza, elas não fogem, ficam juntas independente de qualquer situação.

Essa situação é passageira, irá durar enquanto ela estiver fértil, depois ele irá parar por um período e quando ela começar a se assanhar para ele começará tudo de novo. Quanto as penas,elas nascem de novo. A minha a pouco tempo atrás estava carequinha, hoje está parecendo um porco espinho com tanto canhão na cabeça e eles estão tranquilos, até que comece tudo de novo, pois essa situação se arrastará até fevereiro do próximo ano:S A muda de penas apenas foi uma coincidência pois a época de reprodução e de muda são +/- as mesmas.

  • Gostei 1
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Realmente eu acredito que isso é por causa do período reprodutivo, pois o ano passado nessa mesma época do ano isso aconteceu e observando o comportamento do casal eu vi que a fêmea meio que permite isso. Mesmo com essa "tortura" ela não desgruda dele, esta sempre perto e as vezes ela nem tenta escapar dele. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...
  • 5 months later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...