Jump to content

Calopsita mastigando as penas


Leormundo

Posts Recomendados

Boa tarde,

Tem pelo menos duas semanas em que percebi que minha Calopsita o Kiko está com as penas na parte de trás das asas danificadas, e veio piorando com o passar dos dias, aumentando a área afetada também para abaixo do pescoço no papo. Observei que ele mesmo faz isso com as penas, como se estivesse fazendo a limpeza normal, mas ele faz como se estivesse mastigando e acaba danificando, deixando-as quebradas e arrepiadas. Outro comportamento estranho que percebo é a vocalização, não posso me afastar dele que já começa os gritos, gritos exagerados.

Tenho o Kiko desde março de 2019, comprei para que fizesse companhia a outra calopsita que comprei um mês antes, as duas tinham a idade de mais ou menos 2 meses na época e elas nunca foram muito próximas, mas também nunca brigaram para se machucar. Recentemente descobri que a minha Lutino é um machinho, pelo comportamento de se esfregar. O Kiko (não sei qual a mutação) eu já sabia que era macho, pois sempre foi exibido ao se olhar no espelho e aprendeu a cantar rapidamente.

Temo que esse comportamento do Kiko, de danificar as penas, seja por conta do outro macho que está se mostrando agora, não sei se isso seria um problema pois não tenho nenhuma fêmea até o momento, mas é algo que estou cogitando ter. Gostaria de saber se esse comportamento é  comum e se te alguma forma de ajuda-lo para que ele não precise agir dessa forma? Meus pássaros são criados soltos, eles tem a gaiola onde eles dormem a noite, mas durante o dia eles tem acesso livre ao quarto, sinceramente não tenho como deixar os dois separados.

Quem puder ajudar eu agradeço

image.png

image.png.7fa33794088640c21aa4a76b2e1aa9ae.png

 

Editado por Leormundo
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 months later...
Em 31/01/2021 at 21:32, Francieli Ribeiro disse:

Vc resolveu o problema da sua Calipsita pois meu filhote de 4 meses está.assim mastigando as penas e não sei o que fazer.

Infelizmente ainda não consegui resolver o problema, continua mastigando as penas onde ele alcança ou seja, só a cabeça está com as penas bonitas.

Vou tentar fazer a troca do Mix de semente para a ração extrusada que é bem melhor em valores nutricionais e espero que melhore.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...