Jump to content

Calopsita doente?


DiegoSilva90

Posts Recomendados

Pessoal preciso da ajuda de vocês, tinha um casal de calopsitas a fêmea morreu ontem, porém eles estavam em fase de reprodução são dois filhotes, um com 16 dias e o outro com 11. Hoje fui ao veterinário e ele disse que estava tudo bem e não tinha problema de saúde com o macho. Bom no momento estou preocupado por 3 motivos. O  primeiro é medo do macho se sentir só, pois a fêmea que morreu é da mesma ninhada dele ou seja 'irmaos" eles estavam a 4 anos juntos completados este mês, e meu medo é dele ficar triste e não se alimentar, e os filhotes morrerem. O segundo é que ele está arrancando a pena dos filhotes, agora a noite percebi que a cabeça de um está com ematomas por isso. E terceiro é que quando fui dar papinha para um deles, percebi que ele não parava de "espirrar" não sei ao certo, é como se ele quisesse botar algo pra fora, me ajudem o que eu faço, os filhotes tem 16 e 11 dias.

Editado por DiegoSilva90
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Diego minha opinião será oque eu faria se estivesse no seu lugar, primeiro tiraria o macho de perto dos filhotes porque  esse comportamento de maltratar os filhotes pode levar eles ao estresse e morrerem. Segundo arrumaria outra fêmea, no começo pode haver uma rejeição por parte dele, mas se acostumam depois, pq se ele ficar sozinho pode ficar triste e vir a parar de se alimentar. Espero ter ajudado 😉🥰

Link para compartilhar
Share on other sites

Ah sim muito obrigado, mais uma dúvida, os filhotes são filhos de irmãos, e eu não sabia que se eles se reproduzissem poderia dar algum tipo de problema, nunca pesquisei sobre o caso. Bom vi muitos dizendo que pode dar problema de saúde e etc.. Mas os meus aparentam estar normais, com saúde e sem nenhuma deficiência, os dois vem se desenvolvendo bem. Será que devo me preocupar??

Editado por DiegoSilva90
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutos atrás, DiegoSilva90 disse:

Ah sim muito obrigado, mais uma dúvida, os filhotes são filhos de irmãos, e eu não sabia que se eles se reproduzissem poderia dar algum tipo de problema, nunca pesquisei sobre o caso. Bom vi muitos dizendo que pode dar problema de saúde e etc.. Mas os meus aparentam estar normais, com saúde e sem nenhuma deficiência, os dois vem se desenvolvendo bem. Será que devo me preocupar??

O recomendado é não reproduzir irmãos, mas se aparentam estar bem então tudo bem. Eles podem ter algum problema genético não aparente, então recomendo que não reproduza esses filhotes com outras calopsitas também. 

E você disse que um dos filhotes estava espirrando, isso foi antes ou depois de você dar a papinha pra ele? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Tudo bem, a reprodução aconteceu mesmo por falta de informação da minha parte. Quanto ao filhote foi um tempo após dar a papinha, não sei se foi porque eu dei para ele muito rápido, mas hoje ao acordar ele está sem "espirrar" e o alimentei tranquilamente com a seringa.

Você acha que em relação ao macho é bom comprar outra fêmea, ou a companhia dos filhotes pode animar ele?

Editado por DiegoSilva90
Link para compartilhar
Share on other sites

48 minutos atrás, DiegoSilva90 disse:

Tudo bem, a reprodução aconteceu mesmo por falta de informação da minha parte. Quanto ao filhote foi um tempo após dar a papinha, não sei se foi porque eu dei para ele muito rápido, mas hoje ao acordar ele está sem "espirrar" e o alimentei tranquilamente com a seringa.

Você acha que em relação ao macho é bom comprar outra fêmea, ou a companhia dos filhotes pode animar ele?

Cuidado porque o filhote deve ter espirrado porque uma parte da papa foi para a via respiratória, ele pode morrer se isso acontecer. Vai dando de pouquinho em pouquinho pra dar tempo dele engolir. 

Sobre o macho eu observaria se ele está comendo e se está bem. Se você der atenção pra ele pode ser que ele se anime. E se você for ficar com os filhotes eu não vejo necessidade de comprar outra fêmea, ele já terá companhia. Compre se quiser. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Tudo bem muito obrigado, e última dúvida, como eu havia dito acima, o macho está arrancando os caninhos das penas deles, mas ao mesmo tempo ele grita pra alimentar os filhotes. Ele alimenta mas logo depois arranca os caninhos deles.

Será que eu deixo ele alimentar também ou alimento só com a papinha???

Link para compartilhar
Share on other sites

15 minutos atrás, DiegoSilva90 disse:

Tudo bem muito obrigado, e última dúvida, como eu havia dito acima, o macho está arrancando os caninhos das penas deles, mas ao mesmo tempo ele grita pra alimentar os filhotes. Ele alimenta mas logo depois arranca os caninhos deles.

Será que eu deixo ele alimentar também ou alimento só com a papinha???

Tem umas técnicas que você pode pesquisar em que o pai vai conseguir alimentar os filhotes mas não vai conseguir arrancar as penas deles. Até lá você alimenta eles na papa porque é mais seguro, eles podem morrer se o pai continuar machucando eles. 

Procure direitinho como administrar a papa para esses filhotes, eles são muito frágeis. Tem tabelas com horário certinho e dicas úteis que você pode achar. Tem vídeos no YouTube também. 

Gosto bastante do canal "Plantel Amigo de Penas" porque ele explica direitinho as coisas e você vai achar lá como cuidar dos filhotes na papa e também o que fazer já que o pai está arrancando as penas deles. 

Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, DiegoSilva90 disse:

Tudo bem muito obrigado, e última dúvida, como eu havia dito acima, o macho está arrancando os caninhos das penas deles, mas ao mesmo tempo ele grita pra alimentar os filhotes. Ele alimenta mas logo depois arranca os caninhos deles.

Será que eu deixo ele alimentar também ou alimento só com a papinha???

 

Eles fazem isso mesmo. Não significa que o pai está querendo machucar o filhote. É mais um vício. Os pais devem alimentar os filhotes pelo menos até os 20 dias de vida, para passarem os anticorpos e ajudarem na constituição do sistema imunológico. Assim as,aves crescem mais resistentes.

  • Confuso 1
Link para compartilhar
Share on other sites

19 horas atrás, DiegoSilva90 disse:

Tudo bem muito obrigado, e última dúvida, como eu havia dito acima, o macho está arrancando os caninhos das penas deles, mas ao mesmo tempo ele grita pra alimentar os filhotes. Ele alimenta mas logo depois arranca os caninhos deles.

Será que eu deixo ele alimentar também ou alimento só com a papinha???

Diego jamais permita que os filhotes sejam judiados pelos pais, isso é um comportamento de rejeição porque querem se desfazer dos filhotes para a fêmea poder estar receptiva para o acasalamento ( no seu caso não tem mais a fêmea) ,bons pais não tem esse comportamento, mas separe os filhotes e dê somente a papa, eu criei um na papinha desde os 17 dias e agora tem 3 meses está saudável, a papa tem vitaminas o suficiente para eles, não permita que eles sejam maltratados, o arrancar das penas dói muito e causa mal formação nas penas. Eu sempre dei papa de 4 em 4 horas nunca 3 vezes como falam, pq com os pais seriam alimentados toda hora. Faça isso vc terá filhotes mansos, saudáveis e criará um vínculo amoroso deles por vc, isso é gratificante de ver .

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Enquanto os filhotes estiverem com os canhões das penas à mostra, o macho vai continuar mexendo. Mas em poucos dias o filhote estará todo empenado, e a tendência é o pai parar de fazer isso. Mas se isso estiver machucando o filhote ou se o pai não parar ,interfira ou repreenda o pai.  Mas, na medida do possível, é sempre preferível que os pais alimentem os filhotes (você pode ajudar com a papinha para não sobrecarregar e estressar o pai), pois uma ave perfeitamente saudável vai ficar menos propensa a doenças durante a vida ( menos consultas ao veterinário). Não é apenas "olhando" para a ave que você saberá se ela tem um sistema imunológico forte ou não.

Outra coisa: o pai vai estar ocupado tomando conta do filhote pelo próximo mês. Não vai ter tempo de ficar deprimido. Ficará bem. Se você quiser e achar necessário, pode arrumar uma parceira para ele mais para frente.

Boa sorte, e nos mantenha informados sobre os progressos!

Link para compartilhar
Share on other sites

Como os colegas bem observaram, a saúde e o bem estar do filhote são essenciais. Cabe a você identificar se o pai está arrancando as penas do filhote de forma agressiva por estar estressado (nesse caso, não tem jeito. Tem que separar ambos), ou se é um vicio passageiro.

Um macho de um dos meus casais tinha o hábito de retirar os canhões das penas que estavam nascendo no filhote. O filhote dava uns gritinhos, como se estivesse levando um beliscão, mas nada que comprometesse sua integridade física. Quando ficou totalmente empenado, o pai "sossegou". Dava para perceber que o pai tinha todo o cuidado e zelo para com os filhotes. Tem que analisar cada caso e tomar a decisão mais conveniente.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, CARONE disse:

Como os colegas bem observaram, a saúde e o bem estar do filhote são essenciais. Cabe a você identificar se o pai está arrancando as penas do filhote de forma agressiva por estar estressado (nesse caso, não tem jeito. Tem que separar ambos), ou se é um vicio passageiro.

Um macho de um dos meus casais tinha o hábito de retirar os canhões das penas que estavam nascendo no filhote. O filhote dava uns gritinhos, como se estivesse levando um beliscão, mas nada que comprometesse sua integridade física. Quando ficou totalmente empenado, o pai "sossegou". Dava para perceber que o pai tinha todo o cuidado e zelo para com os filhotes. Tem que analisar cada caso e tomar a decisão mais conveniente.

Bom, pelo o que eu vejo são beliscões que realmente machucam, pois na cabecinha de um deles tinha ematomas, estou dividindo entre dar papa e ele alimentar eles, exatamente para não sobrecarregá-lo.

Inclusive em um momento os filhotes estavam de papo bem cheio e ele queria dar mais. Mas preferi que ele não se esforçasse dessa forma sem necessidade pois estavam de papo cheio e poderia acabar fazendo mau aos dois.

Mas será que é necessário comprar uma fêmea?, Ou quando os filhotes crescerem farão companhia a ele.

8 minutos atrás, CARONE disse:

Como os colegas bem observaram, a saúde e o bem estar do filhote são essenciais. Cabe a você identificar se o pai está arrancando as penas do filhote de forma agressiva por estar estressado (nesse caso, não tem jeito. Tem que separar ambos), ou se é um vicio passageiro.

Um macho de um dos meus casais tinha o hábito de retirar os canhões das penas que estavam nascendo no filhote. O filhote dava uns gritinhos, como se estivesse levando um beliscão, mas nada que comprometesse sua integridade física. Quando ficou totalmente empenado, o pai "sossegou". Dava para perceber que o pai tinha todo o cuidado e zelo para com os filhotes. Tem que analisar cada caso e tomar a decisão mais conveniente.

Bom, pelo o que eu vejo são beliscões que realmente machucam, pois na cabecinha de um deles tinha ematomas, estou dividindo entre dar papa e ele alimentar eles, exatamente para não sobrecarregá-lo.

Inclusive em um momento os filhotes estavam de papo bem cheio e ele queria dar mais. Mas preferi que ele não se esforçasse dessa forma sem necessidade pois estavam de papo cheio e poderia acabar fazendo mau aos dois.

Mas será que é necessário comprar uma fêmea?, Ou quando os filhotes crescerem farão companhia a ele.

Mais uma dúvida, o filho de 18 dias está deitadinho sabe?, é algo que eu me deva preocupar ou é normal, quando o pai chega pra alimentar ele logo levanta.

Será cansaço, ele dorme assim mesmo, um possível calor dentro do ninho.. 

O que pode ser??

Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, DiegoSilva90 disse:

Bom, pelo o que eu vejo são beliscões que realmente machucam, pois na cabecinha de um deles tinha ematomas, estou dividindo entre dar papa e ele alimentar eles, exatamente para não sobrecarregá-lo.

Inclusive em um momento os filhotes estavam de papo bem cheio e ele queria dar mais. Mas preferi que ele não se esforçasse dessa forma sem necessidade pois estavam de papo cheio e poderia acabar fazendo mau aos dois.

Mas será que é necessário comprar uma fêmea?, Ou quando os filhotes crescerem farão companhia a ele.

Bom, pelo o que eu vejo são beliscões que realmente machucam, pois na cabecinha de um deles tinha ematomas, estou dividindo entre dar papa e ele alimentar eles, exatamente para não sobrecarregá-lo.

Inclusive em um momento os filhotes estavam de papo bem cheio e ele queria dar mais. Mas preferi que ele não se esforçasse dessa forma sem necessidade pois estavam de papo cheio e poderia acabar fazendo mau aos dois.

Mas será que é necessário comprar uma fêmea?, Ou quando os filhotes crescerem farão companhia a ele.

Mais uma dúvida, o filho de 18 dias está deitadinho sabe?, é algo que eu me deva preocupar ou é normal, quando o pai chega pra alimentar ele logo levanta.

Será cansaço, ele dorme assim mesmo, um possível calor dentro do ninho.. 

O que pode ser??

A grande maioria das calopsitas  vive bem sozinha, com o dono,  ou na companhia de outra calopsita do mesmo sexo. E introduzir outra fêmea no ambiente não significa necessariamente  que eles vão formar um casal (ou pode demorar muito para que isso aconteça). As calopsitas, na natureza, são aves que vivem em bando. Então, na minha opinião, a presença de outra ave da mesma espécie aumentará muito a qualidade de vida dele, mas não precisa ser necessariamente uma ave para formar um casal. Pelo menos não nesse momento.

Quanto ao filhote, é difícil saber se há algum problema só pelo fato de ele ficar grande parte do tempo deitado.Geralmente eles são muito curiosos, e com 18 dias de vida eles costumam explorar o ambiente, pois são muito curiosos.E isso é  essencial  para que ele fortaleça e desenvolva corretamente a musculatura da perninha. Ou seja...não significa, necessariamente, que há um problema, mas, por precaução, eu pensaria nessa possibilidade.

Tome muito cuidado para administrar a papinha, para que ela não vá por via errada e chegue aos pulmões da ave. Acho que há um tutorial aqui no fórum sobre isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...