Jump to content

Pé roxo


Brena

Posts Recomendados

Ele deve ter caído ou prendido em algum canto e deve ter tido uma lesão. Quando ocorre algum trauma e eles ficam encolhendo o pé ou mancando somente, com alguns dias passa a dor e tudo volta ao normal, isso quando não apresenta nenhuma modificação no local afetado. No caso dele como está roxo e inchado leve a um veterinário o mais breve possível, pois além da dor e sofrimento que está sentindo pode ter tido uma contusão mais séria e requer tratamento especializado com um veterinário que além de anti inflamatórios e remédios para dor poderá ter que imobilizar o local para que ele não tenha problemas futuros com deformidades.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem que fazer um raio x para ver se não quebrou. É muito importante levá-lo ao veterinário.

Ele não fica estressado dentro da caixa? O que vc pode fazer tb é retirar todos os poleiros ou qualquer coisa que ele possa ficar empoleirado e colocar um pedaço de mdf na grade inferior da gaiola para ele poder se apoiar.

Link para compartilhar
Share on other sites

Pode deixar, mas ele ficará meio assustado. Para ele ficar mais a vontade, tira a grade da gaiola e forra o fundo ou coloca maravalha, assim ele permanecerá na gaiola e não estranhará tanto. Você pode também tirar o poleiro de cima e prender ele quase rente ao chão, onde com um passo ele consiga subir nele, assim ele poderá ficar empoleirado e se perder o equilíbrio e cair não irá se machucar. Leve ele amanhã urgente ao veterinário, se não tiver fratura pelo menos a pancada foi muito forte e deve estar doendo muito. Ele precisa de analgésico e anti-inflamatório rapidamente. Não acredito que esteja quebrada senão ele não ficaria em pé, mas deve estar muito dolorido e causando muito sofrimento nele.

Link para compartilhar
Share on other sites

Tadinho deve estar doendo muito ,esta bem inchado . os meus quando ficaram doentes eu coloquei os poleiros bem rente a grade do chão da gaiola  assim eles ficavam empoleirado mas não corriam o risco de cair e se machucar . 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Olá Célia, é quase o mesmo motivo da Brena, porém o pé esta normal e quentinho. O problema é um pouco acima da articulação que antecede o pézinho. Ele voou um pouco e bateu na parede e logo em seguida começo a mancar. Ele até mexeu o pézinho agarrando o dedo, mas acho que dói muito então logo em seguida ele solta e segura com o outro pezinho. Eu dei uma olhada e percebi um roxo acima da articulação, quase perto das penas. Ele se protege usando apenas um pezinho. Mas esta comendo normalmente, bebe a aguinha, mas tem dificuldade de passar pelos poleiros, então os coloquei bem baixo e forrei a grade como vc disse acima. 

Você acredita ter quebrado ou está apenas com hematoma da batida? Devo levar ao veterinário para imobilizar?

Matheus.

Editado por mdomninguez
erro de colocação
Link para compartilhar
Share on other sites

Normalmente quando os meus se machucam, quando não é nada com maior gravidade, antes de correr para um veterinário eu fico observando eles nas próximas horas, pois se é uma fratura de ter quebrado ele não consegue nem sair do local, mas quando é apenas a pancada eles ainda sobem e descem da gaiola mesmo com dificuldade, mancam e se apoiam no pé sadio, mas continuam se alimentando normal e mesmo com dificuldade continuam ativos, então nesse caso eu não costumo levar no veterinário, pois depois de uns dias eles estão normal novamente.

Agora se perceber que ele não se locomove de forma alguma, fica dormindo demais e não está se alimentando, daí leve ao veterinário pois poderá ter ocorrido algo de mais grave e deverá ser imobilizado e oferecido anti-inflamatórios e analgésicos.

Mantenha o poleiro baixo e os alimentos também, assim facilitará para ele sua alimentação e se cair do poleiro não irá se machucar ou agravar o problema. Somente você no dia a dia tem como avaliar em que condições ele está e se a necessidade ou não de levar ele até o veterinário, na dúvida leve, pois é melhor pecar pelo excesso do que pela falta dele.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
  • 2 anos depois...
  • 2 anos depois...
12 horas atrás, Gabryella disse:

Boa noite. Meu periquito bicou o pé da minha calopsita um pouco acima da bicada está roxo, mas ele se locomover normal, continua agindo normalmente mas estou com medo de necrosar, vc acha q pode necrosar? Estou passando pomada. Estou muito preocupada.

Cuidado para ela não ingerir a pomada, pode intoxicar ela. 

Necrosar é quando não chega sangue no local, e por isso aquele local morre. Se está roxo por causa da bicada provavelmente é só um hematoma. 

Leve no veterinário por via das dúvidas. 

Cuidado com espécies diferentes juntas, brigas sérias podem acontecer. O ideal é cada um com sua própria espécie. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...